Posted by : Francisco Geo domingo, 3 de abril de 2011



    O acidente ocorrido no Japão na usina de Fukushima provoca polêmica no mundo quando ao seu uso. Angela Merkel, chanceler da Alemanhã, apressou-se em revogar a decisão recente de prolongar o funcionamento das centrais atômicas. Certamente que isso é uma reação aos acidentes no Japão. São dezessetes usinas em funcionamento, o que obriga o Estado mais ainda a rever a questão da segurança.




      Na Suíça o debate vem ocorrendo. As autorizações para novas centrais nucleares ficam suspensas, enquanto se examina a segurança das que já operam, segundo a ministra de Energia, Doris Leuthard. Na Áustria, a recusa da população é tão grande que a própria Constituição proíbe o uso de energia nuclear. O ministro do Meio Ambiente, Nikolaus Berlakovich, pediu hoje que se inspecionem as centrais europeias. “Vou pedir hoje que se façam testes de resistência nas centrais. Isso precisa acontecer logo”, afirmou Berlakovic durante um debate no Conselho de Ministros de Meio Ambiente da União Europeia (UE).




      Os 27 países da União Européia estão bem divididos sobre energia nuclear. Existe um grupo que são a favor de tal fonte de energia. Dos sócios, 15% usam centrais atômicas. A campeã é a França, que de suas 58 centrais produz 75% da energia elétrica que consome. O Reino Unido é a segunda maior potência nuclear do bloco. Os dois países tem planos ambiciosos de expansão.



      Vamos entender como funciona um Usina Nuclear








      A Reação Nuclear



      A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a um nível de energia acima do normal; ou seja, fica excitado. Esse átomo tende então a a se fragmentar, no processo chamado "Fissão Nuclear".



      Quando isso ocorre o átomo libera grande quantidade de energia térmica e junto de dois ou três novos neutrons, os quais colidirão com outros átomos, produzindo mais fissões e mais neutrons. Esse processo denomina-se "Reação em Cadeia".




      A usina nuclear (ou termonuclear) difere da Térmica Convencional basicamente quanto à fonte de calor.


      A térmica convencional queima-se óleo, carvão ou gás na caldeira.


      Usina Nuclear usa-se o potencial energético do urânio para aquecer a água que circula no interior do reator.




      Uma Usina Nuclear possui três circuitos de água: primário, secundário e de água de refrigeração. Esses circuitos são independentes um do outro; ou seja, a água de cada um deles não entra em contato direto com a do outro.



      No interior do vaso do reator, que faz parte do circuito primário, a água é aquecida pela energia térmica liberada pela fissão dos átomos de urânio. O calor dessa água é transferido para a água contida no gerador de vapor, que faz parte do circuito secundário. O vapor então produzido é utilizado para movimentar a turbina, a cujo eixo está acoplado o gerador elétrico, resultando então em energia elétrica. A água do circuito primário é aquecida até cerca de 305o C; sua pressão é mantida em torno de 157 kgf/cm2 (1kgf/cm2 = 1 atmosfera), para que permaneça no estado líquido. Para se ter uma idéia deste valor de pressão, vale lembar que 1 kgf/cm2 é uma pressão equivalente a uma coluna de 10 m de água, logo 157 Kgf/cm2 é equivalente a uma coluna de aproximadamente 1,5 km. O vapor é condensado através de troca de calor com a água de refrigeração. A água condensada é bombeada de volta ao gerador de vapor, para um novo ciclo.






      Leave a Reply

      Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

      Quem sou eu

      Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

      Artigos populares

      Tecnologia do Blogger.

      - Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -