Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 20 de abril de 2011






NELSON MANDELA nasceu no dia 18 julho 1918, filho de Nelson Rolihlahla Mandela chefe da Tribo Tembu em Qunu na África do Sul e também o primeiro membro que foi a escola.

Como iniciou sua vida política:

Foi durante seus anos de estudante na Universidade Fort Hare, onde se uniu ao partido do Congresso Nacional Africano (ANC). Mandela lutou contra as injustas leis do Apartheid e em 1944 ajudou a criar uma divisão Juvenil do Congresso Nacional Africano (ANC).


O que foi o Apartheid?


Foi um dos regimes de discriminação certamente o mais cruel do mundo. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul - africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população.



Vida política


Formou-se advocacia e aderiu ao ANC em 1944. Juntamente com Oliver Tambu fundou também o primeiro escritório de Advogados de raça negra na Africa do Sul.



Foi preso no dia 4 de Agosto de 1962 e libertado em 1990. Foi acusado com outros membros do ANC, de conspirar para derrubar o Governo através de actos de violência. Em 1964 foi condenado a prisão perpétua. Durante anos que permaneceu na cadeia, Mandela converteu-se num poderoso símbolo internacional da resistência contra o apartheid e a injustiça.



Em 1990 foi posto em liberdade e voltou ao trabalho de toda uma vida, a que dera início quase quatro décadas antes. A 10 de Maio de 1994, as primeiras eleições democráticas realizadas na história da África do Sul deram o poder a Mandela, que se converteu assim no presidente do país. De 1994 a 1999, ano em que se aposentou acompanhou a transição da África do Sul, promovendo a todo momento a reconciliação com a minoria branca. No ano anterior, Mandela recebera o prémio Nobel da Paz, juntamente com o primeiro presidente sulafricano F.W. de Klerk, pelo seu esforço conjunto para acabar de forma pacífica com o apartheid.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -