Posted by : Francisco Geo domingo, 13 de junho de 2010

IMPACTOS AMBIENTAIS EM BIOMAS BRASILEIROS

Um dos problemas mais graves do Brasil são os impactos ambientais, vistos que o Brasil é beneficiado com a maior biodiversidade mundial. A natureza sofre desde o inicio da colonização, quando nosso litoral foi devastado pelos colonizadores. Matas foram derrubadas, animais foram mortos. Estes estragos se estenderam ao interior rompendo o equilíbrio ecológico com atividades como mineração e criação de gado. E nas décadas de 1950 a 1970, a construção de Brasília causou fortes impactos ambientais nas regiões norte e centro oeste. Observe as paisagens de Cerrados e as agressões que essa vegetação vem sofrendo para dá lugar a pecuária e a agricultura. É a vegetação que depois da Mata Atlântica, mais agressão sofre.






Atualmente fala-se em outro tipo de agressão: o impacto ambiental urbano. As cidades estão ameaçadas pela degradação do ambiente. A degradação do ar pela poluição compromete a vida das cidades.

Os manguezais e restingas abrangem a faixa costeira e são as áreas mais devastadas pelo processo de urbanização, que polui água e solo com esgotos, produtos químicos e o turismo desordenado.

O ambiente da Amazônia quase não foi atingido no inicio da colonização, mas atualmente 15% da Amazônia foi destruída. Essa destruição tem sido incentivada pelo governo desde 1940, com projetos agropecuários. Outros fatores são responsáveis pela degradação do ambiente, tais como: construções de usinas hidrelétricas, extração de madeira, garimpo de ouro, construção de rodovias e ferrovias. O novo código florestal brasileiro prevê mais desmatamento, a chamada reserva legal. Essa questão ainda é tema de discussão no congresso entre ruralistas e ambientalistas.



Os criadores e agricultores utilizam a queimada como a maneira mais barata e rápida para limpar o solo. A queimada destrói a flora e a fauna e o cerrado está desaparecendo com as pastagens e as plantações de soja.
A pecuária e latifúndios são responsáveis pela degradação da caatinga. Sua fauna está seriamente ameaçada de extinção.




Por ocupar região com poucos recursos hídricos a caatinga é fundamental para a vida da população que dela sobrevive. Entretanto, os latifundiários além de destruir o ambiente natural, monopolizam as águas do São Francisco. Consequência dos impactos ambientais são: desertificação da caatinga, êxodo rural, salinização do solo.

Os campos abrangem áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina, Uruguai e Paraguai. Este solo está sendo degradado pela criação de gado e as queimadas, que antecipam o cultivo de soja. O uso prolongado do solo provoca o processo de arenização.

{ 17 comentários... read them below or Comment }

  1. Otimoo'
    Me ajudou muito pra fazer um trabalho sobre a questao ambienntal do brasil, casei muito so encontrei aqui
    vlw por postar

    Mas confesso que geografia num meu forte naoh'

    ResponderExcluir
  2. ótimo!!! Me ajudou muito mesmo aqui...foi como um leque.

    ResponderExcluir
  3. obg me ajudou muito mesmo para meu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e disponha sempre. Pode também deixar suas sugestões. Será um prazer atender a todos que principalmente buscam conhecimento.

      Excluir
  4. Obrigada me ajudou muito e facilitou muito as minhas pesquisas!!

    ResponderExcluir
  5. absurdo , e ainda saber que o governo acha brechas para causar mais impactos como esse , e nada esta sendo feito .
    tudo por ambição . torna o pais em um dos polos mais ricos em industrias porem ,tornar o pais em um catastrófico pais de poluição . com impactos ambientais irreversíveis.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado!Por isso pode fazer meu trabalho escolar!! Muito obrigado por postar

    ResponderExcluir
  8. gasas a voce eu comsegui fazer meu trabahlo escolar

    ResponderExcluir
  9. Ótimas informações, parabéns ❤

    ResponderExcluir
  10. "Essa destruição tem sido incentivada pelo governo desde 1940, com projetos agropecuários." Por favor poderia me dar fonte? grata

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -