Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 20 de abril de 2011





Vamos entender os motivos que levaram a Grécia entrar em crise.

É resultado do endividamento público, que se aprofundou em razão da crise financeira mundial. Sua dívida é maior que o próprio PIB (Produto Interno Bruto, a soma da riqueza produzido pelo país).

Digamos que você
tenha gasto todo o salário e passa a recorre a todos os limites de cartão de crédito e de cheque especial. Você vai chegar a uma situação onde não tem como mais tirar recursos para quitar todas as suas dívidas.

Em 2009, o país acumulou uma dívida maior que do que a riqueza produzida.

A dívida pública de um país é composta pelos empréstimos tomados pelo governo que ainda precisam ser pagos.

A República Helênica faz parte da UE e como membro da zona do euro, vinha sendo cobrada para controlar suas finanças, mas continuou a emitir papéis de dívida e a se envolver mais em ganhos no mercado financeiro, apoiada na credibilidade da zona do euro junto a investidores estrangeiros.

Com a crise que abalou a economia mundial, o país passou a enfrentar problemas para arrecadar impostos, uma vez que empresas começaram a quebrar, o desemprego aumentou e o consumo caiu. Com isso o chamado déficit (quando mais dinheiro sai do que entra) no orçamento do país) cresceu, e a capacidade de pagar seus credores ficou comprometida.

O país se vê obrigado a recorrer ao FMI, que por sua vez impôe uma série de medidas como cortes nos gastos públicos e aumento dos impostos, medidas que em qualquer parte do mundo resultaria numa reação da população que é a que mais sofre, daí da reação do povo com greves e paralisações.

A presença do FMI no país acaba gerando aos investidores estrangeiros cautela na hora de investir o que resulta em juros maiores em empréstimos, dificultando o crescimento econômico.

O rombo nas contas da Grécia pode comprometer outros países com situação financeira frágil e fortemente abalados pela crise global como Portugal, Espanha e Irlanda.













Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -