Posted by : Francisco Geo domingo, 14 de abril de 2013




Problemas Ambientais causados pela exploração dos recursos minerais:

·         A exploração mineral é necessária a devastação da vegetação local, comprometendo muitas vezes a sobrevivência da fauna que é parte do seu ecossistema. 

·         Outro problema são os resíduos, materiais, ou seja, aquilo que não tem valor econômico e muitas vezes são depositados em qualquer lugar, sem nenhum estudo prévio, podendo contaminar lagos, rios  e ainda provocar assoreamento. 
   
- Petróleo  e Carvão Minera são minerais formados a partir da acumulação de sedimentos provenientes do desgastes das rochas, de organismos vegetais ou animais ou de lavas vulcânicas solidificadas.

- Os agente externos como água, vento, gelo e a ação do homem (antrópica) atuam diretamente sobre o relevo. Muitas rochas acabam sofrendo a ação do vento (erosão eólica) e com isso a natureza encarrega-se de criar fabulosas esculturas.

- As forças endógenas provocam profundas mudanças. Os terremotos são gerados por essas forças incontroláveis. Provocam ajustes na crosta terrestre e afeta muitas vezes as cidades.

- O período de verão no Estado do Rio Janeiro é marcado por chuvas. Grande parte do relevo do Estado é bem acidentada e suas encostas ocupadas. A retirada da mata nativa é grande. A preservação do solo fica comprometida em função da intensidade de fluxo hídrico e com isso temos catástrofes a todo instante sendo noticiadas pelos jornais e TVs. Tudo isso poderia ser evitado caso o homem contribuísse para o não desmatamento.

- Sobre a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross podemos citar:

ü  Considera planaltos, planícies e depressões como formas de relevo que se destacam regionalmente;
ü  Dentre as classificações de relevo que abrange o território brasileiro, a de Jurandyr Ross foi  a terceira a ser apresentada;
ü  Na classificação de Ross, o território do estado de Rondônia apresenta depressões, planícies e planaltos;
ü  Na classificação de Ross, as depressões altimetricamente acima das planícies.

- Sobre a teoria das Placas Tectônicas, todas as terras estiveram unidas em um só continente denominada Pangéia, que veio a separar ao longo do tempo. A descoberta de rochas e fósseis comuns a diferentes continentes ajudou a consolidar a teoria, a dorsal mesoatlântica e o advento dos equipamentos de sondagem remoto, ganhou mais força.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -