Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 17 de abril de 2013

  • Sobre a agricultura de plantation podemos observar que seu objetivo é exporta e obter lucro.
  • Plantation: Grande propriedade (latifúndio), cultivo de um produto tropical voltado para exportação, no passado a mão-de-obra era escrava. Foi introduzida pelos portugueses na África, Ásia e América.

  • São fatores responsáveis pela expansão da agroindústria no Brasil: 
                          Produção da cana-de-açúcar;
                          Programa do Governo -Proálcool;
                          Disparada do preço do petróleo no mercado mundial;
                        
  • A retirada das matas das encostas, proporciona a ação maior das águas das chuvas. A mata ameniza o impacto direto dos pingos de chuva. Parte dessa umidade fica retida pela mata e outra parte penetra no solo alimentando os lençóis freáticos. O risco de deslizamento de terra é bem menor. No casos dos rios, a retirada das matas ciliares, provoca o assoreamento destes. As águas das chuvas, retiram cascalhos, sedimentos que vão se depositar no fundo do rio (talvegue), provocando enchentes e até a morte dos rios.

  • A desertificação ocorre no semiárido brasileiro e no centro oeste. No caso do semiárido brasileiro, observamos que as queimadas servem para a produção de carvão vegetal como fonte de energia da população carente. As queimadas acabam por destruir os organismos vivos do solo e com isso iniciando um processo de desertificação. No caso do centro oeste está relacionado a pecuária que avança cerrados a dentro. A retirada da mata nativa para dá lugar as pastagens e o confinamento do gado que através do pisoteamento provoca a compactação do solo que inibe o crescimento dos vegetais e daí a desertificação.

  • A região sul do Brasil teve uma organização agrícola que difere do restante do país. Primeiramente temos a presença dos imigrantes europeus (italianos, alemães e eslavos) quer desenvolveram a policultura em minifúndios. Produziam para sua subsistência e o restante era comercializado. A mão de obra utilizada era a dos próprios colonos europeus e muitas vezes dos seus próprios familiares. Haviam grandes propriedades pecuaristas.

  • A cana de açúcar foi de fato a primeira grande atividade econômica do Brasil colônia. A sua decadência ocorre quando os holandeses introduzem as mudas de cana de açúcar nas Antilhas e a concorrência leva a esse declínio seguindo das descobertas de minas de ouro, tanto que a capital do Brasil colônia que era Salvador, transfere-se para o Rio de Janeiro por está próximo as áreas produtoras e ao mesmo tempo para o escoamento do mesmo para a Metrópole.

  • Os solos dos cerrados apresenta um alto índice de acidez e isso no passado prejudicava as atividades agrícolas. Hoje com as pesquisas realizadas foi possível fazer a correção utilizando o cal (sistema de calagem). A região hoje se tornou uma das áreas mais produtivas do país, ajudando a nossa balança comercial.

  • A nossa estrutura agrária é caracterizada pela concentração de terras nas mãos de uma minoria. Essa herança vem desde a época do Brasil Colônia com as capitanias hereditárias e se perpetua até os dias de hoje. Essa estrutura fundiária concentrada tem gerado no campo, conflitos constantes onde muita gente inocente acaba sendo morta por pistoleiros a mando dos grandes latifundiários. Ser faz necessário uma Reforma Agrária. O governo militar ao fazer a reforma agrária acabou por beneficiar os grandes fazendeiros, pois os sistema de crédito acaba por endividar mais ainda o pequeno e médio proprietário que não tem como competir com os latifundiários e assim vendem suas terras aumentando mais ainda essa concentração.

  • O café passa a ser o produto agrícola mais cultivado no século XVIII.
  • Os trabalhadores rurais passam a ter direito as férias e décimo terceiro salário. Essa conquista deu-se no governo militar. Lembrando que tal conquista acaba por gerar os trabalhadores temporários, pois assim o custo acaba sendo menor para os fazendeiros.
A agropecuária nos EUA é bem organizada. É organizada em cinturões (belt). Possui a maior produção de milho de mundo que está associada à indústria de rações e criação de suínos (cinturão do milho).

As técnicas de produção tem ajudado para uma produção mais racional. No caso de terrenos acidentados (morros e montanhas) utiliza-se a curva de nível (em forma de degraus), pois assim o processo de erosão do solo é menor. Temos a consorciação de cultura onde temos dois produtos numa mesma área ao mesmo tempo ou em anos alternados. Exemplo: milho e feijão. O feijão fixa o nitrogênio no solo o que é excelente para o milho. Assim, uma cultura acaba por favorecer a outra.

Rotação de cultura - A área a ser plantada pode ser dividida em até três ou quatro partes e nelas podem ter diversos produtos, enquanto uma ou duas partes descansam . Pode ocorrer que uma das partes seja utilizada para criação de gado no intuito de aproveitar as fezes como estrume e assim adubar o solo. Dessa forma aproveita o máximo o solo e ao mesmo tempo evita um desgaste maior.

O Brasil tem uma grande vantagem em relação a agricultura: Possui grande extensão territorial, aspectos naturais vantajosos, variedade de solos, rica hidrografia e o crescimento de investimentos no campo.

A chamada agroindústria favorece o aprofundamento nas relações campo/cidade onde o interesse do campo está entrelaçado ao da cidade. Essas relações ocorrem em razão das cidades fornecerem mercadorias para o campo como tecnologias produzidas e vendidas pelas indústrias, emprestam capital e consomem as mercadorias.

A região da América Central por produzir frutas tropicais, foi por muita tempo chamada de forma pejorativa de República das Bananas, já que o principal produto de exportação se baseia nesse produto.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -