Posted by : Francisco Geo domingo, 7 de abril de 2013


  • Assoreamento: processos geomorfológicos que ocorrem naturalmente em áreas tropicais de chuvas intensas e topografia íngreme. São mais comuns quando associados a uma urbanização densa e irregular. Em cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, esses processos são freqüentes e envolvem perdas de vidas humanas e de habitações.

  • O solo fértil denominado massapê, é encontrado na porção oriental da região Nordeste e originado a partir da decomposição do calcário e do gnaisse. Possui uma tonalidade cinza escuro. É propício ao cultivo de cana-de-açúcar e cacau. Assinale a alternativa que indica o tipo de solo e a região de ocorrência.
  •  A dorsal oceânica ou dorsal atlântica é resultado do movimento divergente das placas tectônicas.

  • TSUNAMI (do japonês, onda de porto) é uma onda (ou uma série delas) que ocorre após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água em razão dos movimentos sísmicos na crosta oceânica.

  • O Brasil é constituído é de 64% e bacias sedimentares onde encontramos petróleo, gás natural, carvão mineral e ja nos escudos cristalinos (36%) encontramos os minerais metálicos (ouro, ferro, manganês, bauxita, cromo).
  • São classificadas como rochas metamórficas: mármore que formou-se a partir do calcário e a ardósia da argila.
  • Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado de São Paulo. O café adaptou-se muito bem nesse tipo de solo conhecido como terra roxa.
  • Muitos países sofrem com as catástrofes naturais que acabam abalando a humanidade. Terremotos, Tsnumanis e Vulcanismo ocorrem em áreas onde temos atritos entre placas tectônicas. Em algumas regiões do mundo como por exemplo o Brasil, observamos a qual total ausência desses fenômenos pelo fato do nosso país está situado no centro da Placa Sul-Americana, distante de dorsais oceânicas e das bordas das placas tectônicas.

  • Os dobramentos que encontramos na costa oeste da América do Sul denominada Cordilheira dos Andes, formada pelo encontro da Placa de Nazca e da Placa Sul-Americana, deu-se durante o período Terciário da Era Cenozóica.


  • Os nossos arquipélagos: Fernando de Noronha, Trindade e Martin Vaz e os rochedos São Pedro e São Paulo são classificadas de ilhas oceânicas. Essas ilhas não tem nenhuma relação com o relevo continental. Sua formação deu-se por vulcanismo submarino.




Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -