Posted by : Francisco Geo quinta-feira, 18 de abril de 2013





- O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é formado pelos EUA, Canadá e México. A entrada do México ao NAFTA está relacionado a uma série de fatores:
 
  • mão-de-obra barata e farta
  • mercado consumidor
  • matérias-primas
  • fonte de energia
  • e principalmente para impedir a entrada de mexicanos em solo estadunidense.
-  A América está dividida em três partes: América do Norte / América Central / América do Sul

- Na América do Norte temos dois territórios pertencentes a países europeus: Groelândia que pertence a Dinamarca e Bermudas que pertence ao Reino Unido.

Obs.: O Alasca foi adquirido em 1867 da Rússia pelos EUA.

- Canadá e EUA fazem parte do G-7 - Grupo dos sete países mais ricos.

- Apresentam um alto IDH. Possuem um alto padrão de vida. Os EUA é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá.

- Nos EUA o idioma oficial é o inglês, já no Canadá temos dois idiomas, o francês e o inglês. O México tem como idioma oficial o espanhol.

- A maioria da população do Canadá é de origem europeia.

- Quanto a extensão territorial, o Canadá ocupa a segunda posição enquanto que os EUA a quarta posição. Lembrando que em terras contínuas o Brasil é maior que os EUA, porém, em razão do Alasca e o Arquipélago do Havaí somado a sua área, faz com esteja uma posição a frente.

- A população canadense na sua maioria localiza-se próxima a fronteira com os EUA.

- O Nordeste dos EUA apresenta uma grande concentração populacional e possui um vasto parque industrial. Essa população forma o maior mercado consumidor do mundo.

- Entre o México e os EUA temos a presença do Rio Grande. Essa região é marcada pelas tentativas ilegais da entrada de mexicanos em solo dos EUA. Também junto a fronteira temos a presença de empresas "maquiadoras".

- O México apresenta ao norte uma clima árido e semiárido, pois a Serra Madre Oriental e a Serra Madre Ocidental, impede que os ventos úmido chegue ao interior do território.

 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -