Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 13 de abril de 2015


Vamos entender o que é o Estado Islâmico?

O surgimento do Estado Islâmico que já é conhecido pela sigla El, tem sua origem no grupo terroristas Al-Qaeda do Iraque. Em razão da derrubada do ditador Saddam Hussein pelos EUA, o grupo Al-Qaeda fica enfraquecido. A crise política ocorrida no Iraque deu origem ao surgimento do grupo terrorista El, pois a Al-Qaeda no qual tinha uma grande atuação no território iraquiano e parte da Síria, faz nascer o El, porém, com muitas ações mais radicais que a Al-Qaeda. As ações praticadas pelo grupo EI, por serem mais extremista, acabou provocando a separação entre as organizações terroristas. O EI está fundamentada na ideologia pan-islâmica de Sayyid Qutb, antigo líder da Irmandade Muçulmana. 

O grupo terrorista Estado Islâmico, tem como objetivo expandir o seu califado por todo o Oriente Médio, além de estabelecer conexões na Europa e outras regiões do planeta, através de atentados para lhe conferir autoridade. 


Parte do território da Síria e do Iraque estão sob domínio de grupo extremista islâmico sunita. Aproveitando-se  da fragilidade política desses países, o grupo islâmico autoproclamou um Califado Islâmico espalhando o terror por toda essa região e deixando o mundo em alerta.


Califa é o nome dado ao sucessor do profeta Maomé. O Califado é um modelo político criado no século VII, após a morte do líder religioso Maomé, no qual é atribuído poderes em que lhe permite a aplicação da lei islâmica. 

O que chama atenção é o fato da adesão de pessoas simpatizantes não islâmicos e sendo de origem europeia a esse grupo EI. Jovens do ocidente tem se oferecido para fazer parte do grupo e servi-los para o seu propósito e com isso traz preocupação aos estados europeus, pois podem ser treinados para atuar no próprio solo europeu.

Segundo o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, diz que o Estado Islâmico não é 'apenas um grupo terrorista'. "Eles unem ideologia com sofisticação militar e são extremamente bem financiados. Vai além de tudo o que nós já vimos", ele afirma.

fontes: 
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/
www.historiadomundo.com.br

  
  


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -