Posted by : Francisco Geo domingo, 12 de abril de 2015

Sociologia

O surgimento da Sociologia deu-se pela consolidação do sistema capitalista na Europa (séc. XIX), deu subsídios que serviram de base para seu surgimento como ciência particular. O homem passa a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem. Aquilo que a sociologia estuda, constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabeleceram entre si na vida em sociedade. Interessa a sociologia, não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais do quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais etc.

Recordando:

Período Neolítico – o homem aprende a domesticar plantas e animais. Ficamos conhecendo a “Revolução Agrícola”
O início do Neolítico está diretamente ligado à transformação climática decorrente do fim da última glaciação, há 12.000 mil anos.

O aquecimento do nosso planeta acabou levando a extinção de muitas espécies tanto animais como vegetais que eram consumidas pelos antigos caçadores e coletores. O homem do período neolítico foi forçado a estabelecer novas formas de relacionamento com a natureza, passando a manipular e controlar a reprodução de animais como ovelhas e cabras e plantas como trigo e cevada.

O homem com o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais foi aos poucos deixando de ser nômade e passando a viver em grupos, ou seja, em aldeia. Ao mesmo tempo desenvolveu a acumulação de bens, como rebanhos, grãos armazenados em celeiros, objetos de trabalho como foices, enxadas, pedras de moinho e objetos de adornos, cerâmicas decoradas e armas. Isso acabou representando um incentivo para guerra.

Há evidências de que o fogo já era utilizado pelo homem na Europa e na Ásia, no período Paleolítico. O período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para agricultura e a criação de animais. Tanto no período paleolítico como no período neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra.

O período denominado paleolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente quatro milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 anos.
O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.

O Paleolítico é caracterizado como período da pedra lascada, em que o homem era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base a caça, a pesca e a coleta.
Sobre “Revolução Neolítica”, também conhecida como “Revolução Agrícola”, teve início devido a vários fatores, entre quais as mudanças climáticas de repercussão planetária e ao aumento da população humana em certas áreas do globo.

Sabemos que o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem ocorreram em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).



2001/2002

Polis quer dizer cidade. Significava para os gregos, a arte de governar a cidade. Pode ser definida com a luta pelo poder, ou seja, o jogo de forças para a conquista do poder ou para permanência deste. Deu origem a palavra política

Existem vários fatore que justificam o desenvolvimento da política, entre eles podemos citar separação do poder político, separação da autoridade militar do poder civil, criação do espaço público.
  
Retratam um indivíduo político – refletir – argumentar – discernir – analisar  - competência para pensar.



  

     

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -