Posted by : Francisco Geo quinta-feira, 24 de abril de 2014



O que é assoreamento?

Vamos entender melhor

As matas que margeiam os rios são chamadas de Matas Ciliares, pois tem como objetivo proteger os rios. Com a retirada da mata o solo fica exposto às chuvas que batem diretamente no solo, levando materiais (cascalhos, seixo, areia e outros) para o fundo do rio levando por um determinado tempo a morte. Daí a razão de se proteger as chamadas Matas Ciliares
A vegetação protege do impacto direto das águas das chuvas direto no solo. Parte é absorvida pela própria vegetação e outra parte infiltra-se no solo atingindo os lençóis freáticos e mantendo os rios sempre caudalosos.

SOLOS

Temos vários tipos de solos. No Brasil temo as terras roxas, área que no passado sofreu um derramamento vulcânico, originando um solo rico onde inicialmente os cafezais adaptaram-se muito bem e no litoral do Nordeste tempo o solo denominado de massapê que é um solo de cor bem escura, quase preta. O massapé tem em sua composição uma elevada presença de argila. Ele se forma através da decomposição do granito. Nela a cultura da cana-de-açúcar desenvolveu-se muito bem.

Loess ou loesse que vem do alemão e que dizer solto, é um sedimento de grande fertilidade e de coloração amarela. É formado por sedimentos depositados pelo vento, ou seja, de origem eólica. Encontrado em parte da Europa (França e Países Baixos) e principalmente na China, onde se encontra o Rio Amarelo, importante rio na cultura do arroz chinês.

- O Cerrado no passado não era muito apropriado à agricultura. Através de pesquisas conseguiram corrigir a acidez do solo acrescentando cal (sistema de calagem).
Esse bioma sofreu bastante com o avanço da agricultura e a pecuária. A mata nativa até então composta de plantas de aparência seca com arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal, acabou dando lugar as pastagens e a campos agrícolas.

Caatinga é outro bioma que sofre com a retirada da mata nativa muitas vezes para a produção de carvão vegetal como fonte energia, iniciando assim um processo de desertificação.
  

Abalos Sísmicos
Os abalos sísmicos ou terremoto como é chamado popularmente são tremores da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis.

Esses abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo.

Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas.

Em sua maioria, as zonas de intensa atividade sísmicas e os vulcões localizam-se nas bordas das placas tectônicas.

A parte sólida no qual o homem vive é denominada de litosfera (sólida) e a parte com material em estado de fusão é denominada magma, uma lama incandescente.
O território brasileiro está situado no meio da placa tectônica (intraplaca) denomina de Placa Sul-americana daí de serem raros os abalos sísmicos no Brasil. Quando ocorrem são de baixa magnitude.

Tsunami ou Maremoto é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis é uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico.

As cadeias de Montanhas (dobramentos modernos) ocorreram na Era Cenozoica do período Terciário. Himalaia, Andes, Rochosas e os Alpes são cadeias de montanhas originadas pelo encontro de placas tectônicas. Esse movimento é conhecido como Orogênese.
     
A estrutura geológica:
é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo.

Vamos aos tipos de rochas

Rochas Ígneas ou Magmáticas: são rochas formadas a partir do esfriamento e solidificação de elementos endógenos (internos), no caso, o magma pastoso. Exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Rochas Sedimentares: são rochas que se formam a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. Exemplos de rochas sedimentares: arenito, argila, sal-gema e calcário.

Rochas  Metamórficas:  esses tipos de rochas tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. Exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

Os minerais metálicos ocorrem em áreas de escudos cristalino ou maciços antigos. No Brasil, em Minas Gerais temos a presença de jazidas de minerais metálicos e também na Serra dos Carajás, Pará. Nessas regiões temos a atuação da Vale que foi privatizada no governo Fernando Henrique. É considerada uma das maiores minerados do mundo, que explora principalmente o minério de ferro.

Nas bacias sedimentares encontramos petróleo, carvão mineral e gás natural.  As jazidas de carvão mineral ocorreram no período permocarbonífero da Era Paleozoica.

Biomas Brasileiros   

Definição de bioma - conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação).
Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes.
Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). 
Os biomas brasileiros como a Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal tem uma configuração semelhante ou muito próximo às áreas correspondentes a domínio morfoclimáticos.

Massas de Ar

O Brasil possui cinco massas de ar:
mPa – Massa Polar Atlântica
mTc – Massa Tropical Continental
mTa – Massa Tropical Atlântica
mEc – Massa Equatorial Continental
mEa – Massa Equatorial Atlântica

Na região sudeste quando temos queda de temperatura, certamente estamos tendo a chegada de uma frente fria em razão da mPa, provocando chuvas classificada como frontal.
- parte da região centro-oeste, sudeste e nordeste tem um clima denominado de tropical semiúmido, já em parte do sudeste temos o tropical de altitude e na parte do sul do país temos o clima subtropical.

Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, ciclônicas ou frontais e convectivas.

Chuva orográfica ou de relevo é originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira (paredão rochoso - serra, montanha, etc.), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens.  

Chuvas ciclônicas ou Frontais ocorrem pelo encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio).

Chuvas convectivas são chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre.
Obs. No Nordeste temos a escassez de água que é atribuída a características geoambientais específicas dessa região. Também afirmamos que em parte se deve as falhas na gestão dos recursos hídricos por parte de políticos sujos, crápulas que infelizmente não visam à população local.

Hidrografia
A Bacia Amazônica é a de maior potencial hidrelétrico, porém, não é bastante aproveitada. Temos a usina hidrelétrica de Balbina que foi um fiasco (Amazonas). Não foi feito um estudo prévio para a instalação da usina e acabou provocando um grande impacto ambiental na região além de ter que parar de funcionar quando suas turbinas sofrem com a presença de troncos, galhos que se agarram a elas.
A Bacia Amazônica é a bacia brasileira de maior possibilidade de navegação.
A Bacia Platina é formada por três bacias:
Bacia do Paraná – de grande potencial energético e nela até tínhamos a maior usina hidrelétrica do mundo que é Itaipu, uma usina construída com o Paraguai.




Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -