Posted by : Francisco Geo quinta-feira, 22 de novembro de 2012





Ø  O Japão após a Segunda Guerra Mundial encontrava-se completamente arrasado. Altos investimentos norte americanos foram direcionados as indústrias, o que resultou numa aceleração da economia.

Ø  Como sabemos, o Japão é pobre em recursos minerais, tendo que importar praticamente tudo, como o minério de ferro brasileiro, que extraído dos Carajás, onde um consórcio japonês importa grande parte. Ressalto que, no pós-guerra, o Japão não investe na área militar como no passado. Estes investimentos vão para a educação e indústrias de bases. Lembrando também que uma poupança interna é criada e os salários são baixos comparados aos dos países desenvolvidos. Grande parte da produção econômica é controlada pelos Zaibatsu ( era as empresas diversificadas da família que se levantaram ao prominence na era de Meiji. Algumas do zaibatsu o mais importante e de suas origens eram Suzuki, Sumitomo, Mitsubishi e outros).
OBS.: Na Era Meiji, o Japão sofreu grandes transformações no campo social, político e econômico. As forças armadas passou por uma total reestruturação, segundo os padrões ocidentais pois visava se expandir pelo Pacífico e o sudeste asiático.

Ø  No passado, não muito distante, foi observado a soberania japonesa no sudeste asiático, industrialmente. Hoje, a concorrência surge sendo em menor escala como a Coréia do Sul com seus aparelhos eletrônicos, automóveis e etc. Hong Kong é outro exemplo.

Ø  China - é um país de economia estatal e  cooperativa, contando com algumas áreas livres ao capital estrangeiro.

Ø  O papel do Estado foi de grande importância para o desenvolvimento econômico de nações como a China, Japão e os próprios Tigres Asiáticos. Observamos nestas economias os fortes laços familiares com grandes empresas.

Ø  As reformas iniciadas na década de 1980 como: a abertura a econômica, com a política fechada; a entrada das multinacionais e indústrias voltada para exportação permitindo a China na década seguinte a ter um crescimento econômico dispara.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -