Posted by : Francisco Geo terça-feira, 20 de novembro de 2012


JAPÃO

- O Japão é um país que teve um crescimento acelerado após a Segunda Guerra Mundial. Um país arrasado pela guerra, pois sentiu diretamente os efeitos de duas bombas atômicas, lançadas pelos estadunidenses. 
Após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, sua economia ficou praticamente parada em razão da destruição sofrida. A falta de alimentos, inflação desenfreada além de um mercado paralelo deixava o Japão a princípio irrecuperável.
O Japão perdera todos os seus territórios de além-mar. O crescimento populacional dispara. Suas indústrias destruídas pela guerra dificultava mais ainda a partida para um novo crescimento.
A população japonesa começou a reconstruir a economia devastada pela guerra, graças aos investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses.
O Japão é um país muito pobre em recursos minerais, necessitando importar do Brasil grandes quantidades de ferro, da região dos Carajás. Um consórcio japonês compra grande parte da produção de ferro desta região.
A recuperação japonesa como já foi dito acima, deve-se aos altos investimentos estadunidenses. Outros fatores que podemos mencionar são os pequenos gastos militares e os baixos salários pagos aos trabalhadores, a construção de inúmeras pequenas e médias hidrelétricas montadas no país e a maior parte da produção econômica é controlada por grupos, chamados Zaibatsu, que monopolizaram a economia do país.
      
Obs.: A Era Meiji foi responsável pelo processo de industrialização japonesa no século XIX, única nação que fora da Europa juntamente com os EUA que promovem a Revolução Industrial em seus países. A Era Meiji é marcada pela reestruturação das Forças Armadas, de acordo com os padrões ocidentais. Na verdade, os japoneses já visavam se expandir pelo Sudeste da Ásia e o Pacífico.
   
  fontes: Portal São Francisco

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -