Posted by : Francisco Geo terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alunos do Segundo Ano

  • Todos nós sabemos que a chegada da família real ao Brasil Colônia, trouxe umas séries de benefícios. A primeira medida tomada por D. João VI foi à abertura dos Portos as Nações Amigas, resultando nesse momento na quebra do Pacto Colonial.

  • Sabemos que as Metrópoles estabeleceram um Pacto Colonial, onde forneceriam produtos manufaturados para as colônias e por sua vez as colônias forneciam matérias-primas.

  • Com a Revolução Industrial as Metrópoles passam a fornecer produtos industrializados e as Colônias continuam a mandar matérias-primas. (DIT)

  • Mesmo com a independência das colônias, os novos países independentes, mas dependentes economicamente continuam a mandar matérias-primas e a receberem produtos industrializados.

  • Após a Segunda Guerra Mundial o cenário mundial muda. Os países subdesenvolvidos continuam a mandar matérias-primas mais produtos industrializados enquanto que os países desenvolvidos continuam a manda produtos industrializados, tecnologias e financiamento.

  • Quando ocorre a Segunda Revolução Industrial, a concorrência passa a ser maior e se tem uma maior necessidade de matérias-primas. A Europa faz a Partilha da África na Conferência de Berlim e tira vantagem, pois a fartura de matérias-primas da Ásia e da África favorece na queda de preços e maiores vendas para os países industrializados europeus. É o chamado Imperialismo que acaba após a Segunda Guerra Mundial.
  
  • A forte concorrência de produtos ingleses no mundo fez a Alemanha e os EUA a criarem barreiras na condição de impedir a entrada e saída de mercadorias. A este tipo de atitude tomada por essas nações denominamos de Protecionismo. Uma prática até hoje utilizada mesmo com a criação do GATT que mais tarde muda de nome, passa a se chamar OMC, órgão onde vários países participam para moralizar, criar regras, procurando agir de forma justa entre as nações que dela fazem parte.

  • Observamos hoje que os países ricos subsidiam seus agricultores e indústrias têxteis. Isso infelizmente é uma prática que prejudica principalmente os países que não dispõem de recursos e tem grande parte da sua receita oriunda da comercialização de produtos agrícolas. Os subsídios dados aos agricultores dos países ricos (retirada de impostos sobre insumos agrícolas, máquinas, faz com que coloquem no mercado seus produtos com preços mais baixos, dificultando os agricultores de países subdesenvolvidos.
  • Hoje vivemos o chamado neoliberalismo, onde o Estado deve intervir o mínimo na economia, temos uma maior circulação de capitais estrangeiros, abertura da economia a entrada das multinacionais e uma política de privatização de empresas.
  •  Na década de 1990, observamos que uns determinados grupos de países subdesenvolvidos iniciam a sua industrialização, isso ocorre em razão às exportações de matérias-primas com preços mais elevados.
 




         
 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -