Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O Brasil está entre os países mais populosos do mundo. Em termos de população absoluta o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial. Mas ao observar o tamanho do território em relação à população, podemos afirmar que o Brasil é um país subpovoado.

As migrações, muitas vezes ocorrem em razão de desastres ambientais, perseguições religiosas e políticas, conflitos, guerras, a procura de empregos, qualidade de vida e estudo.

O Brasil nos últimos anos vem recebendo muitos imigrantes do continente africano, da América Central. Tudo se deve ao crescimento econômico conquistado na última década.

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado devido à política governamental que passou a estabelecer um maior acesso a tratamento médico, o que evita mortes precoces, Os serviços de educação e saúde também muito contribuíram. A taxa de fecundidade vem se apresentando em queda.

A Teoria Malthusiana criada por Thomas Malthus (1776-1839) relaciona o crescimento populacional com a fome. Na sua visão ele afirma que a população irá crescer em progressão geométrica PG e o crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética PA.

Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, a população atingiu elevados índices, sendo classificada como segundo período de “Explosão Demográfica”. Tudo isso, trouxe de volta a teoria proposta por Thomas Malthus, os chamado neomalthusianos que defende a ideia de que os problemas ambientais globais são resultados do crescimento populacional acelerado. Se não houver controle, os recursos naturais se esgotarão em um tempo muito curto.
A teoria Reformista ou Marxista se opõe aos neomalthusianos.

  

{ 1 comentários... read them below or add one }

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -