Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 27 de agosto de 2014


  • A Revolução Verde é um processo de modernização agrícola cujo o objetivo é aumentar a produção através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilizantes do solo e utilização de máquinas no campo. Tudo isso visa ao crescimento da produtividade. 
  •  Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, com o discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos e acabar com a fome do mundo.
  • Esse projeto acaba expandindo o mercado consumidor do Grupo Rockfeller. O processo de modernização no campo altera a estrutura agrária. Muitos não conseguem e acabam endividados, tendo que vender suas terras e assim contribuindo mais ainda para a concentração fundiária.
  • O Estatuto da Terra foi criado durante o governo militar, visava uma melhor distribuição das terras e o seu desenvolvimento. Infelizmente isso não acontece devido a pressão política ruralista que enfraquece o próprio estatuto, provocando uma acentuada concentrada de terras.
  • Sobre nossa estrutura fundiária, podemos afirmar que ela permanece concentrada, ou seja, muitas terras nas mãos de poucos, uma distribuição desigual. Um quadro que vem desde o Brasil Colônia com a criação das capitanias hereditárias e as sesmarias.Temos a implantação de lavouras de cana-de-açúcar classificada como plantation, ou seja, monocultura destinada a exportação e baseada na mão de obra escrava.
  • Em 1850 é criada a Lei de Terras onde todas as terras devolutas tornaram-se propriedades do Estado. Para possuir terras era preciso participar de leilões e o pagamento era à vista, portanto dificultava mais ainda o acesso à terra, acentuando a estrutura fundiária.
  •  No governo militar, temos uma acentuada concentrada de terras devido a pressão ruralista que, de certa forma, destabilizar o Estatuto da Terra.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -