Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 26 de maio de 2014


  • Existe dentro de uma rede urbana suas hierarquias. As cidades consideradas importantes tem o poder de comandar outras cidades. Exercem suas influências. Observamos a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo. Tais cidades são consideradas metrópoles nacionais por exercerem grande influência em outras cidades do país.
  • Muitas cidades de países subsdesenvolvidos sofrem com o inchaço urbano resultante da forte migração do campo para a cidade, o chamado Êxodo Rural. No Brasil o êxodo rural têm contribuído para o inhaço urbano das cidades resultando em problemas sociais. O êxodo rural é considerado a maior causa da urbanização do século XIX e século XX. O responsável  pelo êxodo rural foi a evolução das técnicas agrícolas.
  • Sobre o sítio urbano podemos afirmar que se refere a localização topográfica da construção da cidade. O local onde foi construída é o sítio urbano.
  • A urbanização requer um devido planejamento. Quando o planejamento não ocorre, observamos uma série de problemas como de ordem ambiental e social. O próprio inchaço urbano é um exemplo. A cidade não comporta toda essa população. Falta moradia, o sistema de esgoto não atende a todos, ou seja não há infraestrutura, temos o aumento da violência, poluição, desemprego, sistema de saúde é precário, a educação deixa a desejar, alguns bairros não tem saneamento básico. Os problemas são muitos.
  • Num determinado momento da história (passagem da Antiguidade para a Idade Média) notamos um retrocesso da urbanização. Esse retrocesso é resultado dos ataques dos bárbaros sobre as cidades. Mutos migram para interior a procura de proteção.
  • Nos sabemos que a Revolução Industrial foi a grande responsável pelo processo de urbanização. O nascimento da Revolução Industrial deve-se ao acúmulo de capitais, invenção das máquinas e desenvolvimento de técnicas de crescente sofisticação.
    

  

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -