Posted by : Francisco Geo domingo, 23 de junho de 2013




  • O fluxo migratório é um fenômeno que sempre existiu. Ele se intensificou nas últimas décadas devido, entre outros fatores, à globalização, aos conflitos locais e às desigualdades econômicas e sociais entre as várias regiões do mundo. Para explicar o forte fluxo imigratório norte-americano, devemos levar em consideração tanto fatores locais dos Estados Unidos (forte desenvolvimento econômico, oportunidades para melhoria nas condições de vida, necessidade de mão de obra, etc.) como das regiões de saídas dos imigrantes (desemprego, desigualdades sociais, elevado crescimento vegetativo, etc). Nesse caso, o México forma, pelas condições acima e pela proximidade, o país que mais fornece imigrantes aos Estados Unidos.
  • Para o escritor inglês  Joseph Harker para o Jornal inglês The Guardian ele afirma que o preconceito está arraigado nos seres humanos e que o racismo é uma combinação de preconceito e poder. Portanto, ele não disse que o racismo está profundamente arraigado nos seres humanos. O autor não afirma que o racismo seja um comportamento exclusivo de quem tem poder político, econômico, social e na mídia, mas sim que quem tem esse poder são os brancos. O autor afirma que os poderosos, que são predominantemente brancos, têm influência na formação do preconceito e do racismo. O autor afirma que o controle da mídia (meios de informação) pela maioria branca cria uma onda de imagens negativas e influencia a formação da consciência de um país. A consciência é formada por complexas e variadas fontes e não apenas pela família.
  • O português Gabriel Soares, em 1857 descreve sobre os Índios Guaianá e ele mostra as diferenças de comportamento social, valores e crenças (diferenças de cultura) que se tornaram evidentes no contato dos brancos europeus colonizadores com os índios brasileiros. Para os colonizadores europeus do século XVI, que exerciam o papel de conquistadores, a forma de vida dos indígenas revelava a sua inferioridade racial, já que ela era diferente e fora dos padrões considerados corretos pela civilização branca europeia, que adotava o cristianismo. No entanto, para muitos desses colonizadores, esse modo de vida errado podia ser corrigido, o que explica o esforço da catequese indígena, por exemplo. Hoje, a condenação do modo de vida de outros povos é considerada uma manifestação de racismo.
  • No Ulster ou Irlanda do Norte, a minoria católica, formada por cerca de 40% da população, reivindica a independência política, pois continuam dominados pelo Reino Unido. Uma parcela da população criou o IRA, Exército Republicano Irlandês, para tentar a libertação por meio da luta armada.
  • O IRA foi fundado em 1919, antes ainda da independência da Irlanda (Rep. do Eire). O ETA foi fundado em 1959, em plena ditadura franquista, com o fim de criar um país independente da Espanha. A região norte da ilha da Irlanda (Ulster) tem população majoritariamente protestante e não católica. O país Basco localiza-se no norte-nordeste da Espanha, na fronteira com a França.
  • Uma parcela da população do Ulster, ou Irlanda do Norte, deseja sua independência e recorre à luta armada e aos atentados terroristas, organizados pelo IRA (Exército Republicano Irlandês), para conquistá-la. O IRA foi criado em 1919 para lutar pela independência da Irlanda, então colônia do Reino Unido. Em 1922 a Irlanda (de maioria católica) conquista a independência, mas as províncias do norte (Ulster) permanecem sob domínio britânico, justificando a sobrevivência do IRA.
  •  Os conflitos irlandeses no Ulster são a expressão de um acirrado choque entre a minoria católica, apoiada pelo Exército Republicano Irlandês (IRA), favorável à anexação do território à Irlanda; e a maioria protestante, apoiada pelo governo britânico. Vale ressaltar que nos dois últimos anos a participação do partido político católico no Ulster (Sinn Féin) aumentou gradativamente; com isso, os enfrentamentos armados foram substituídos por discussões diplomáticas.
  • A luta dos Bascos pela independência começou no século XIX e se intensificou no século XX, especialmente a partir de 1959, quando se formou a organização de maior projeção na luta pela autodeterminação basca, a ETA. Durante a ditadura do general Francisco Franco muitas vezes essa organização foi vista como opositora.
  • O Canadá, um dos países mais desenvolvidos do mundo, apresenta alta qualidade de vida associada a um grande desenvolvimento tecnológico em vários setores da agropecuária e da atividade industrial. No entanto, podemos considerar como um problema desse país a tendência separatista da população concentrada na província de Quebec. Nessa província, a maior parcela da população tem origem francesa e alega sofrer perseguições culturais e políticas da maioria da população canadense que tem origem inglesa.

  • Canadá - A maioria francesa do Quebec tem pressionado para ter uma maior autonomia. Entre essas pressões estiveram movimentos políticos com base em ação terrorista; reivindicações por maior participação nas decisões centrais do Estado nacional; maior autonomia; e até dois plebiscitos para firmar a independência, embora sem sucesso.

  • Os conflitos entre Índia e Paquistão, que disputam uma área de fronteira denominada Caxemira, poderão levar a uma guerra atômica regional.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -