Posted by : Francisco Geo domingo, 9 de junho de 2013

POPULAÇÃO

- Conceitos populacionais.
·         Taxa de natalidade - Número de nascimentos com vida em determinado período, geralmente por ano, num grupo de mil indivíduos.
·         Taxa de fecundidade - Número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, entre 15 e 49 anos.
·         Taxa de mortalidade - número de óbitos registrados num período, geralmente 1 ano, para cada grupo de mil habitantes.
·         População Absoluta - Total do contingente populacional de um país ou de uma área.
·         População Relativa - número de habitantes que ocupam determinada área. Serve para verificar a ocupação do espaço.
·         Crescimento Vegetativo – Saldo obtido entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

 - Entenda a diferença entre um país populoso e um povoado.

ü  Um país é populoso significa que ele possui população absoluta maior que 100 milhões habitantes.
ü  O país povoado é aquele que possui um número elevado de habitantes por km2.

Exemplos: China e a Índia são países populosos
                  Japão e Cingapura são povoados, pois apresentam mais de 300 hab./km2.

·         Entenda um pouco mais sobre a Taxa de Mortalidade Infantil

- A mortalidade infantil expressa a quantidade de óbitos de crianças que ocorrem antes de completarem um ano, para cada grupo de mil crianças que nasceram vivas. Esse indicador é muito importante, por meio dele é possível conhecer as condições sanitárias, o acesso a medicamentos e ao serviço médico e a disponibilidade de alimentos e a água potável, que não provocariam a desnutrição. Quando os índices são muito elevados, sabe-se que há problemas nos fatores descritos anteriormente, e quando há queda dos índices, houve melhoria dessas condições.

- Em todo o mundo vêm sendo observadas mudanças em relação ao assalariamento e ao desemprego, como a precarização das relações de trabalho para desoneração da produção, e o crescimento da informalidade.

Os deslocamentos internos (Brasil)



Observamos que os fluxos populacionais ocorrem entre as regiões e internamente a elas.

Observe um dos fluxos apresentados que ocorre na Região Sul - o deslocamento da população para o estado do Rio Grande do Sul, deve-se  pelas oportunidades nas indústrias, que se fortaleceu ao longo da última década.

Outro fluxo que pode ser observado é o deslocamento ocorrido entre São Paulo em direção ao Sul.
·         O motivo do deslocamento é o mesmo do exemplo anterior, pois a região fortaleceu sua indústria a partir dos anos 1990, o que atrai profissionais qualificados para ela.
·         Outra fração de paulistas desloca-se para o estado de Minas Gerais, atrás de oportunidades de trabalho que surgem no estado e de qualidade de vida, muitas vezes em cidades de menor população.


Vamos entender um pouco sobre o processo de formação da população brasileira.

·         Uma das características da estrutura étnica da população brasileira é a enorme variedade de tipos, resultante de uma miscigenação intensa que teve início com o processo de colonização, quando brancos colonizadores se aproximaram dos indígenas (nativos) e os escravos negros (africanos) chegaram ao Brasil.

·         A mistura desses três grupos étnicos básicos resultou numa grande variedade de mestiços. Ao se analisar dados dos censos feitos pelo IBGE, entretanto, muitos resultados são discutíveis, porque a pesquisa se baseia apenas na declaração do entrevistado, que pode “escolher” entre cinco opções. Assim, prevalece apenas uma abordagem cultural, a forma como a própria pessoa “se vê”. Além disso, esses dados consideram apenas a cor da pele da pessoa, não sua origem étnica, motivo pelo qual devem ser analisados com cautela.

·         Existe ainda um grupo listado na tabela anterior dos descendentes de orientais, chamados de amarelos, que vieram a compor a população brasileira a aproximadamente 100 anos, ocupando áreas dentro das regiões Sul e Sudeste, especialmente São Paulo, como principal destino para viver no país.

A distribuição da renda no Brasil

·         Apresenta uma relação bastante direta com a composição da população e com a história do país. Em geral, encontram-se pessoas negras e indígenas como os que apresentam a menor renda, fruto da distribuição desigual e da história de escravidão. O governo federal tem procurado realizar programas de distribuição de renda, para retirar da pobreza parte da população excluída do país.

- As modificações recentes da estrutura etária brasileira confirmam as radicais mudanças no comportamento reprodutivo da população e, além disso, apontam tendências para as próximas décadas. Se essas forem mantidas, por volta do ano 2025 o Brasil deixaria de ser um país essencialmente jovem. Tal fato produziria, além de um novo perfil da população, uma inversão das atuais expectativas em relação à economia do país, revelando a necessidade de um planejamento a longo prazo por parte dos órgãos governamentais que priorizasse o aumento dos gastos com aposentadorias e programas de assistência social.



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -