Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída na Bacia Hidrográfica do Rio Xingu na Região Amazônica, no Pará na parte sudoeste desse estado.

Segundo os ambientalistas os impactos ambientais provocarão:
 
  • alterações na dinâmica fluvial do rio;
  • inundações em grande parte da região;
  • extinção de espécies da fauna e da flora;
  • as áreas cultiváveis também irão sofrer;
  • impacto socioeconômico  como desapropriação e deslocamento de pessoas para outras áreas;
  • mudança na organização espacial;
  • deslocamento da população indígena.
 
O Rio São Francisco é de grande importância para a região Nordeste, por cortar uma área castigada pela seca. O sertão apresenta um clima semiárido e em alguns períodos sofre com a estiagem. Nasce na Serra da Canastra em Mina Gerais, corta o Sertão baiano, Pernambuco e divide os estados de Sergipe e Alagoas e desagua no Oceano Atlântico. É um rio totalmente nacional.

Usinas Hidrelétricas do Rio São Francisco:

Usina - Cidade, Estado
Três Marias - Três Marias, MG
Sobradinho - Juazeiro, BA
Itaparica - Glória, BA
Paulo Afonso I - Paulo Afonso, BA
Paulo Afonso II - Delmiro Gouveia, AL
Paulo Afonso III - Delmiro Gouveia, AL
Paulo Afonso IV - Delmiro Gouveia, AL
Moxotó - Delmiro Gouveia, AL
Xingó - Canindé de São Francisco, SE

Fonte(s): Atlas de Energia Elétrica do Brasil - ANEEL 

 A bacia do rio São Francisco é a terceira bacia hidrográfica do Brasil e a única totalmente brasileira.
 
Conhecendo um pouco mais sobre Transposição do Rio São Francisco
 
Esse projeto teve início no Governo Lula. O projeto baseia-se em construir dois imensos canais ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste. Serão construídas adutoras, com o objetivo de efetivar a distribuição da água.

O projeto visa resolver um problema que se arrasta por anos. É a solução encontrada para o problema da seca no Nordeste. Os 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte serão os grandes beneficiados. O prazo para realização do projeto é de 20 anos.

A transposição do Rio São Francisco foi bastante criticada no início de sua obra e hoje ainda sofre algum tipo de crítica, tanto dos ambientalistas como de outros setores da sociedades.

O governo responde da seguinte maneira: aumento do número de empregos, direta e indiretamente, tudo isso graças ao projeto. É também a solução para o problema da seca o que certamente vem a  derrubar qualquer crítica.

O governo busca também projeto de recuperação do rio São Francisco e de seus afluentes, pois vários desses rios sofrem problemas de assoreamento, decorrentes do desmatamento para agricultura.



 
 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -