Posted by : Francisco Geo quarta-feira, 22 de maio de 2013


Observe o mecanismo destas correntes:


Corrente do Golfo e Corrente de Humboldt
  • Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. 
  • O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...
  • Na costa pacífica sul-americana, observam-se países, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve à riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plâncton, que se prolifera por meio do fenômeno da ressurgência.
  • Bacia do Paraná - Ocupa o primeiro em produção hidrelétrica do país, há mais de uma centena de barragens com unidades geradoras de energia hidrelétrica, como Ilha Solteira, Jupiá, São Simão, Itumbira, Itaipu (usina binacional) e muitas outras.
  • Bacia do Tocantins - Nessa bacia está localizada a usina de Tucuruí a maior hidrelétrica totalmente brasileira.


  • Bacia hidrográfica Amazônica - A maior do mundo, corresponde a cerca de 45% da extensão territorial brasileira, além de ocupar mais de 2,2 milhões de Km2 em outros países sul-americanos. Mata de Caiapó, localizada na área de planície típica da região e em terrenos próximos aos rios. Ocupa o solo permanentemente alagado e é o habitat das vegetações hidrófilas. Mata de Terra Firme, que recobre as áreas mais elevadas ou firmes, tal como indica seu nome. Essas áreas não são atingidas pelas inundações e cobrem 90% da área total da Amazônia. É o habitat da maior estrutura vegetal da região.
  • Bacia do São Francisco - Essa bacia é alongada no sentido longitudinal e situa-se em larga extensão na área ocupada pela depressão de mesmo nome, conforme classificação do professor Jurandyr Ross, o rio principal dessa bacia nasce na serra da Canastra (MG). É conhecido como o rio da integração nacional.
  • Bacia do Paraná - Ocupa o primeiro em produção hidrelétrica do país, há mais de uma centena de barragens com unidades geradoras de energia hidrelétrica, como Ilha Solteira, Jupiá, São Simão, Itumbira, Itaipu (usina binacional) e muitas outras.
  • Bacia do Tocantins - Nessa bacia está localizada a usina de Tucuruí a maior hidrelétrica totalmente brasileira.
Observamos como se encontra os nossos manaciais de água:

O Aquífero Guarani representa um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, estendendo-se por diversos Estados brasileiros, além do Paraguai, Argentina e Uruguai.

Apesar de estar entre os países que contam com expressivas fontes de água potável, a expansão dos grandes centros urbanos no Brasil vem acontecendo de forma desorganizada, comprometendo as reservas próximas às áreas metropolitanas.

Entre os fenômenos que comprometem os mananciais temos a eutrofização, resultado do lançamento do esgoto sem tratamento adequado em rios e lagos. 

O esgoto rico em matéria orgânica pode provocar a produção em excesso de nutrientes que aceleram o crescimento de algas que impedem a passagem da luz e dificultam a transferência do oxigênio atmosférico ao meio aquático.


Problemas urbanos:

- Fatores do processo de urbanização responsáveis pela ocorrência de enchentes em grandes cidades encontram-se:
  •  impermeabilização do solo urbano; 
  • aumento do escoamento superficial das águas;
  • obras de canalização dos rios; deposição de resíduos sólidos nos rios e canais; ocupação desordenada do solo urbano;
  •  desmatamento e aceleração de processos erosivos em encostas;
  • interferência no curso natural dos rios; precariedade da rede subterrânea de escoamento; utilização de fundos de vale para a construção de ruas e avenidas



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -