Posted by : Francisco Geo domingo, 17 de junho de 2012


I - Apenas quando você tiver cortado a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, vai descobrir que não pode comer dinheiro.
Fala de um ancião americano citada em Vandana Shiva, Ecodesenvolvimento, 1989.
Esse texto permite-nos refletir sobre a necessidade de revisão do atual modelo de desenvolvimento econômico, mesmo considerando as soluções técnicas que já foram encontradas, na tentativa de superar os problemas advindos do esgotamento dos recursos naturais. Com base nessas considerações, responda:
a) Por que o desenvolvimento econômico capitalista está em contradição com a concepção de preservação dos recursos naturais?

b) Qual é a diferença entre conservação e preservação dos ecossistemas naturais?

Respostas:

a) O desenvolvimento econômico capitalista desde seu início se caracterizou pela utilização dos recursos naturais para a obtenção de lucros, mas essa tendência se acentuou a partir do final do século XVIII com as revoluções industriais e os avanços tecnológicos. A natureza passou a ser vista como fonte inesgotável de recursos para sustentar a produção de mercadorias, o que contradiz a concepção de preservação dos recursos naturais. O que é possível fazer, numa tendência que aos poucos vai se consolidando, é utilizar a natureza de forma racional, dentro de uma concepção de conservação dos recursos.

b) Conservação dos ecossistemas naturais pressupõe o desenvolvimento sustentável, ou seja, a apropriação racional e não-predatória dos recursos naturais. Preservação implica a manutenção dos ecossistemas em seu estado original, minimizando a interferência humana. 


II -. Comente a seguinte afirmação:

O esgotamento das reservas naturais não ocorre somente pelo consumo, mas também pela forma inadequada de consumo.

-  A difusão na sociedade capitalista, principalmente nos países desenvolvidos, de uma ideologia consumista, segundo a qual a elevação do padrão de vida, o aumento da satisfação pessoal e até a garantia de felicidade passam pelo maior consumo de bens e serviços, levou a um aumento exagerado do consumismo, impulsionado pela publicidade em todo tipo de mídia. Muitos produtos são descartáveis; a moda e a obsolescência planejada tornam bens ultrapassados em pouquíssimo tempo; a busca desenfreada pela satisfação das necessidades leva ao consumo de uma infinidade de supérfluos porque, muitas vezes, as “necessidades” são inventadas, forjadas pela propaganda e pelo marketing. Tudo isso exige a utilização de recursos naturais que serão transformados em bens de consumo, cada vez numa escala maior, muito além das reais necessidades de subsistência do ser humano. Torna-se cada dia mais difícil compatibilizar a satisfação crescente do consumismo e a utilização racional das reservas naturais.



III -  Na última década [1990], tem chamado a atenção o vertiginoso crescimento de um tipo de instituições denominadas ONGs (Organizações Não-Governamentais) não apenas no Brasil como em todo o mundo. Essa pujança, dinamismo e atuação na sociedade adquiriram tamanho vulto, que já se fala que as ONGs constituem um setor à parte, o chamado Terceiro Setor, para além do público e do privado (governos e empresariado). Aponte e explique uma causa desse fenômeno.

As ONGs ganharam projeção com a tomada de consciência dos graves problemas socioambientais provocados pelo sistema produtivo humano (sobretudo o capitalista, já que o socialista acabou, embora tenha deixado grandes estragos ecológicos) e diante do descaso dos governos e empresas em relação a muitos desses problemas. Há ONGs que lutam por diversas causas - socioeconômica, política, direitos humanos, saúde, meio ambiente dentre outras. 

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Adorei seu blog, suas repostas são excelentes! Parabéns, tudo de bom para você. Obrigada por permitir a leitura, tendo o acesso livre ao conteúdo. Parabéns mesmo! Luz pra tua vida (8'

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -