Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 27 de setembro de 2010


Olá! Meu amigo Gesseldo está aqui colaborando com vocês. Siga as dicas para uma boa redação. Abraços a todos.

1. Se o texto for dissertativo, não produza períodos muito longos ou muito curtos. Procure ser objetivo. Assim, não repita ideias, não utilize palavras demais nem apresente informações desnecessárias.

2. Ao apresentar os argumentos de sua dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”. Expressões assim demonstram dúvidas em sua argumentação.

3. Cuidado para não fugir do tema proposto. Caso isso aconteça, sua redação será anulada.

4. Em uma dissertação, é importante que seja feita a apresentação e a discussão de fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5. A postura mais adequada para se dissertar é escrever de modo impessoal, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6. O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

7. O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

8. Lembre-se de que seu texto deve apresentar uma unidade, por mais longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente do começo ao final do texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da idéia.

9. Quanto à narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

10. Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

11. A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

12. A coerência entre todas as partes de seu texto é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para que as ideias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as consequências.

13. Atenção à conclusão de seu texto. Remeter o leitor à ideia inicial é uma boa maneira de fazer o fechamento do texto.

14. Leia e releia o texto produzido. Lembre-se de que é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. Verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e ideias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito.

15. Refaça o seu texto quantas vezes forem necessárias.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -