Posted by : Francisco Geo domingo, 16 de junho de 2019

Resultado de imagem para estudosEstudamos sobre os pensadores clássicos da Sociologia, a saber: Marx, Durkheim e Weber. 

Vamos recordar.

- São considerados o autores clássicos das Ciências Sociais, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber sendo que Durkheim e Weber definem como objeto de estudo da Sociologia, o fato social e a ação social.


Segundo as concepções de indivíduo e de sociedade na sociologia de Max Weber, o indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade.

Acerca do Marxismo podemos observar que na visão de Marx a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia. Que o Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o proletariado.

Para alguns a Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades econômicas e sociais.


As críticas de Karl Marx destacaram-se na análise crítica do sistema capitalista, pois ressaltam suas contradições e as desigualdades sociais que permanecem, apesar da produção das riquezas.

Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, ação social e racionalidade.

Weber discordava de Marx em alguns pontos cruciais.  Enquanto Marx construiu sua teoria sob a perspectiva do materialismo histórico, Weber foi lembrado por sua sociologia compreensiva.


Manifesto Comunista uma das obras de Marx escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são materialismo histórico e luta de classes.


Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento estabelecida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. O socialismo utópico tinha como objetivo a criação de uma sociedade ideal, que seria alcançada de forma pacífica graças à boa vontade da burguesia.
O nome socialismo utópico surgiu graças à obra "Utopia" de Thomas More, sendo que a utopia é referente a algo que não existe ou não pode ser alcançado. De acordo com os socialistas utópicos, o sistema socialista se instalaria de forma lenta e gradual.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -