Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Questão – 1
Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

A) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
B) Pela ação de ONGs (Organizações Não Governamentais) que limitam os investimentos estatais chineses, uma vez que estes se mostram desinteressados em relação aos problemas sociais africanos.
C) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.
D) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.
E) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

Questão – 2
O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que:

A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
B) possuem base tecnológica mais elevada.
C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

Questão – 3
Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo Cia. das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
A) difundiu as teorias socialistas. 
B) acirrou as disputas territoriais.   
C) superou as crises econômicas.   
D) multiplicou os conflitos religiosos.   
E) conteve os sentimentos xenófobos.   

Questão – 4
A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa falsa em relação a essas vantagens:

A) O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.
B) A localização privilegiada junto às economia que mais crescem no mundo contemporâneo.
C) A sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.
D) Mão-de-obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.
E) Várias zonas econômicas especiais, com condições muito favoráveis aos investimentos estrangeiros.

Questão – 5
É incorreto afirmar, em relação à América Latina:

A) O Mercosul  tem sido eficiente na consolidação de uma autêntica América Latina.
B) Existem novos movimentos sociais, de caráter urbano e também rural, comuns em quase todos os países latino-americanos.
C) Existe um inchaço das metrópoles, nos países da América Latina, e grandes dificuldades em relação à habitação e à saúde, nas grandes cidades.
D) Em relação às ações sociais, cresce o número de organizações de caráter não governamental que buscam alternativas para enfrentar problemas sociais comuns aos países latino-americanos.
E) Mesmo se admitindo que houve um crescimento das ideias de democracia e de liberdade de expressão na América Latina, ainda precisamos amadurecê-las.

Questão – 6
Dentre os estágios de integração entre membros de um mesmo bloco econômico abaixo elencados, assinale aquele que corresponde ao Mercosul:
A) Zona de livre comércio.
B) Área de livre comércio.
C) União Aduaneira.
D) Mercado Comum.
E) Região Alfandegária.

Questão – 7
Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que:

A) A União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.
B) Não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.
C) A integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006.
D) Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
E) Enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento.

Questão – 8
Trata-se de um país que faz parte dos chamados BRICS e que sofreu com uma profunda crise ao longo dos anos 1990, superando as suas dificuldades econômicas a partir das exportações de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo. Apesar de não ser uma nação desenvolvida, é respeitada e temida por muitos países em razão de seu poderio militar.

O país ao qual o texto faz referência é:

A) Brasil
B) Rússia
C) Índia
D) China
E) África do Sul

Questão – 9
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica presente em todos os membros do BRICS.
A) Possuem amplos mercados consumidores.
B) Consolidaram, ao longo do tempo, relativas estabilidades econômicas.
C) São países emergentes em fase de crescimento social e econômico.
D) Mão de obra e matérias-primas disponíveis em grandes quantidades.
E) Elevados desempenhos nos índices de desenvolvimento humano.

Questão -10
"O continente condenado”
“África em chamas"
As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

A) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
B) O número significativo de africanos contaminados com a AIDS.
C) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
D) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.
E) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.

Gabarito

1 – d /  2 – A / 3 – B / 4 – B / 5 – A / 6 – C / 7 – E / 8 – B / 9 – E / 10 – D



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -