Posted by : Francisco Geo domingo, 2 de agosto de 2015


Vamos tirar aquelas pequenas dúvidas sobre essa região.

Quem é quem.

- Quem são os Israelenses?

.  Indivíduo habitante ou natural do Estadão de Israel. Observando que aquele que se tornou cidadão dessa nação é reconhecido como israelense.

- Quem são os judeus?

. Denominação dada ao indivíduo que pratica o judaísmo. O judaísmo é uma religião monoteísta, com crença no Deus Yaveh. Os judeus são membros de um grupo ligados por uma fé e uma história em comum que é narrada no Antigo Testamento.
. Atualmente, o número de judeus é de aproximadamente de 13,8 milhões.
Fonte: Agência EFE o demógrafo Sergio della Pergola, pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém.
No Brasil é de 107.331 pessoas se declaram judeus segundo o censo demográfico IBGE/2010.
. O Cristianismo tem suas bases no Judaísmo. O próprio Jesus era judeu de nascimento. Seus 12 discípulos também. Os Dez Mandamentos são as normas religiosas e morais, básicos do judaísmo.

- Quem são os Israelitas?

São aqueles que descendem de Israel, neto de Abraão. É uma denominação mais histórica e política do que religiosa. Um pouco da história. Israel teve 12 filhos que deram origem às 12 tribos hebraicas. São eles: Rubem, Simeão, Judá, Zabulão, Issachar, Dan, Gad, Aser, Neftali, José e Benjamin, as quais deram origem aos israelitas.

- Cisma Hebraica – Com a morte do de Salomão, no século X a.C., e por dificuldades políticas e econômicas, a monarquia israelita, que centralizava as 12 tribos, foi divida em dois reinos distintos:
. ao sul da Palestina, formada por duas tribos, Benjamin e Judá, que praticavam agricultura e pastoreio, estavam no Reino de Judá. Eram tradicionais em relação à religião monoteísta, por isso a generalização da denominação judeu.
. ao norte da Palestina, formada por 10 tribos que praticavam o comércio, o Reino de Israel. Estavam mais ligados às raízes políticas do povo de Israel, por isso israelitas.

- Quem são os árabes?

Povo originário da Arábia e, também, indivíduo de outras origens étnicas que ficaram sob dominação cultural e religiosa dos árabes, ocasionada pela expansão da religião islâmica efetuada pelos sucessores do profeta Maomé.

- Quem são os Muçulmanos?

. São pessoas que professam o islamismo, religião monoteísta com crença no Deus Alá, que foi fundada por Maomé no século XII d.C., e que tem as bases no judaísmo e no cristianismo.
. Xiitas - é uma facção muçulmana que defendia a ideia de que deveriam ser califas legítimos apenas aqueles que fossem descendentes do califa Ali, genro de Maomé. São também aqueles que acreditavam no Alcorão como única obra sagrada. Os xiitas concentram-se no Irã, onde o islamismo é religião oficial desde o século XVI.
. Sunitas – são os muçulmanos conhecidos como gente de tradição e seguem os fundamentos do Alcorão e, depois da Suna que é uma obra que contém os ditos e feitos de Maomé.
  




    



   

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -