Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 23 de junho de 2014

·      Conurbação: é um termo usado para designar um fenômeno urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades/municípios, constituindo uma única malha urbana, como se fosse somente uma única cidade. 

·         Nos países subdesenvolvidos quando suas lavouras são mecanizadas acabam dispensando a mão de obra que se deslocam para as cidades causando uma série de problemas sociais como inchaço das cidades, problemas de moradias, aumento da economia informal. Nos países desenvolvidos a mecanização também libera a mão de obra.

·         Processo de urbanização do Brasil: foi acelerado o que também resultando na formação de favelas, com uma infraestrutura decadente além, da violência urbana.  A segregação residencial no espaço urbano é consequência de um espaço/mercadoria cujos valores de uso e de troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade. Terras vazias à espera de valorização pela especulação imobiliária são uma das causas da população de baixa renda não ter acesso à moradia decente.  A reforma urbana é um bem necessário, já que poucos têm acesso à infraestrutura e aos serviços públicos urbanos.

·         Nos países pobres o êxodo rural é uma das causas do processo acelerado de urbanização. Típico de países de industrialização tardia. É comum nos países pobres o surgimento de loteamentos clandestinos, invasões de áreas verdes, propriedades particulares pelos sem tetos.

·         Megacidade é o termo utilizado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. 

·         Cidades globais (ou cidades de classe mundial) são cidades que possuem um razoável grau de influência em nível mundial. Algumas características básicas de cidades globais são: influência e ativa participação em eventos internacionais. Por exemplo, a cidade de Nova Iorque sedia a ONU, e em Bruxelas se encontra a sede da OTAN e da União Europeia. Aeroportos ligados aos grandes centros urbanos mundiais, um sistema avançado e eficiente de transportes. Possui sedes de grandes companhias, como conglomerados e multinacionais. Tem bolsa de valores que possua influência na economia mundial. 

·         Desemprego Estrutural é consequência das mudanças estruturais na economia, tais como mudanças nas tecnologias de produção ou nos padrões de demanda dos consumidores (uma vez que a mudança de gostos pode tornar obsoletas certas profissões). No tocante às mudanças tecnológicas, basta pensarmos como exemplo uma montadora de veículos que, ao promover a automatização de sua produção, dispensa inúmeros trabalhadores agora desnecessários diante a capacidade de robôs.




Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -