Posted by : Francisco Geo terça-feira, 20 de agosto de 2013


África
  •          O continente africano apresenta a terceira maior extensão mundial.
  • ·         Possui espaço territorial nos quatro hemisférios:
  • ·         É cortado pela linha do Equador e pelo meridiano de Greenwich (parte ocidental).
  • ·         Na parte oeste, é banhado pelo oceano Atlântico;
  • ·         Na parte sudeste, pelo oceano Índico;
  • ·         Na parte leste, pelo mar Vermelho;
  • ·         Ao norte, pelo mar mediterrâneo.

- Os países da África Setentrional apresentam características semelhantes às do Oriente Médio, como por exemplo a religião predominantemente islâmica ou muçulmana e a população basicamente branca de origem árabe.

Sobre a estrutura geológica, podemos afirmar que é bastante antiga e passou por grandes processos erosivos ao longo do tempo. Em geral, o relevo que predomina na África é o planalto de forma aplainada devido os processos erosivos.

A noroeste do continente africano, temos a Cadeia do Atlas: um conjunto montanhoso ( Marrocos até a Tunísia). Essa característica de relevo corresponde a um dobramento moderno, isso resulta em grandes altitudes, uma vez que não passaram por processos erosivos, desse modo em alguns pontos a elevação pode alcançar 4 mil metros. A sua formação deve ao movimento de convergência da placa Euroasiana com a placa Africana.

 Sahel

Compreende uma larga extensão da África ao sul do Saara, onde vivem há séculos, diversas populações nômades.

Ao longo dos séculos, esses povos conseguiram sobreviver conduzindo seus animais de zona verde em zona verde, ao ritmo das estações do ano.

Os solos são de baixa fertilidade e a vegetação depende da ocorrência de chuva. A alimentação para o gado e a água são limitadas em razão pela qual os rebanhos serem tradicionalmente pouco numerosos.

O clima, as doenças e a magra alimentação determinaram também uma população nômade reduzida.

Periodicamente, uma grande seca, que ocorre geralmente com intervalos de 20 ou 30 anos,­ dizima as já diminutas populações humana e animal.

Magreb
Ficheiro:Magrib.png
Localiza-se na porção oeste do norte do continente, a palavra significa "onde o Sol se põe" é formada por Marrocos, Argélia, Tunísia Saara Ocidental e Mauritânia. Podendo se expandir até a Líbia, no chamado grande Magreb.



{ 1 comentários... read them below or add one }

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -