Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1 - Com a escolha de Cuiabá como uma das subsedes para realização da Copa do Mundo de 2014, uma das principais preocupações dos organizadores do Evento é com o trânsito e, consequentemente, com a mobilidade urbana. Em Cuiabá, o Governo do estado de Mato Grosso tinha o aval do Ministério das Cidades para construir dois corredores de Linhas de Ônibus Rápidas – BRT (Bus Rapid Transit, em inglês) – sistema composto por ônibus articulados (BRASIL, 2008). Entretanto, no dia 09 de agosto de 2011, comerciantes, moradores da avenida Tenente Coronel Duarte e estudantes de escolas estaduais tomaram a avenida localizada na região central de Cuiabá numa manifestação em favor da implantação do sistema de transporte VLT – Veículo Leve sobre Trilhos (MTTV, 2011).
Sobre este sistema de transporte, VLT (Light Rail Transit, em inglês), é correto afirmar:
A) É um sistema de transporte público ferroviário pesado, operando em trilhos com separação de nível, que são principalmente enterrados.
B) É um sistema baseado em trens elétricos, seja com um único carro ou com uma composição curta de veículos, em faixas exclusivas, com direito de passagem no nível da superfície, com conexões elétricas sobre toda a extensão das linhas.
C) É um sistema de linhas ferroviárias, operando em trilhos com separação de nível, que estão localizados principalmente em estruturas aéreas.
D) É um sistema de transporte urbano ferroviário pesado, operando em trilhos exclusivos, localizados principalmente a céu aberto, mas com separação física.
E) É um sistema sobre pneus ou trilhos, carregando passageiros em pequenos Veículos Guiados Automaticamente, operando em faixas exclusivas com direito de passagem, que também devem ter separação de nível.


2 -“Está claro que o maior problema do Bric [Brasil, Rússia, Índia e China] para os próximos anos é a precariedade de sua infraestrutura.”
Irene Mia, economista senior do Forum Econômico Mundial de 2010.
O Brasil, país de dimensões continentais, tem sua malha viária estruturada sobre o transporte rodoviário. As alternativas a seguir apresentam algumas características desse meio de transporte, exceto uma. Assinale-a.
A) tem um alto custo de manutenção;
B) é inadequado para curtas distâncias;
C) é muito poluente com forte impacto ambiental;
D) tem custos altos para grandes distâncias;
E) tem baixa capacidade de carga, com limitação de volume e peso.

3 - (PUC-PR-CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA) Em abril de 2010 um vulcão entrou em erupção na Islândia. Apesar da sua localização geográfica, as fumaças lançadas na atmosfera levaram ao fechamento de vários aeroportos da Europa, provocando atrasos e cancelamentos de viagens em escala mundial. Essa situação demonstra que:

a) No mundo globalizado a dependência dos transportes aéreos e a necessidade da rapidez nos deslocamentos de pessoas e no transporte de cargas são tamanhas, que mesmo os trens de alta velocidade, existentes em vários países europeus, não conseguem suportar o volume a ser transportado, o que pode causar um verdadeiro “caos aéreo”.
b) Os aeroportos do norte da Europa foram fechados para servir de alojamento à população que precisou ser evacuada das áreas de risco nas imediações do vulcão, afetando, dessa forma, o transporte aéreo mundial.
c) O conhecimento científico e a tecnologia sísmica foram capazes de prever a atividade vulcânica com bastante antecedência. Assim foi possível evacuar a população das áreas de risco, fator que causou o congestionamento dos principais aeroportos da Europa.
d) O verdadeiro caos no transporte aéreo decorreu do intenso movimento de passageiros nos aeroportos da Europa, pois o derrame das lavas vulcânicas comprometeu a estrutura das principais rodovias do continente e fechou as estações de trens.
e) Nenhuma das alternativas anteriores é correta.

4 - (FGV) Analise os gráficos sobre meios de transporte no Brasil.
(http://exame.abril.com.br/arquivos/img_958/grandes-numeros1.jpg)
Comparando os gráficos, pode-se concluir que:
(A) sob o aspecto de custo do frete, a diferença entre a matriz I e a II é mínima.
(B) a matriz II favorece a economia dos fretes e é menos poluidora que a matriz I.
(C) a matriz I emite menos gases poluidores do que a II, que, por sua vez, é mais econômica.
(D) ambas oferecem vantagens: a matriz I é mais expandida, e a II garante economia de combustível.
(E) ambas têm pontos positivos: a matriz I, maior capacidade de expansão, e a II permite maiores velocidades.

5 - (UNICAMP simulado 2011) As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de São Paulo.

(Adaptado de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello, Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2005, p. 204 e 205.)

A malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional porque

a) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior do país, visando a integração regional. 
b) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente o interior aos portos, visando a exportação. 
c) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando a exportação. 
d) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente as regiões interiores do país. 

6 - (CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:

I - Há uma concentração de ferrovias na região Centro-Oeste devido à ampliação dos investimentos internacionais.
II - O incremento estatal na infra-estrutura aérea possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.
III - A preferência pelas ferrovias em detrimento da navegação de cabotagem, deve-se à sua maior capacidade de carga.
IV - A modalidade rodoviária apresenta um percentual de utilização superior às demais tipologias.
V - A expansão da rede dutoviária, a partir do final do século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação da matriz energética brasileira.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e V.
e) IV e V.

7 -
DE VOLTA AOS TRILHOS
“Os chineses repetem hoje os maciços investimentos que os Estados Unidos e países europeus fizeram em ferrovias no século XIX e dos quais até hoje se beneficiam. Mostram, com isso, que ter perdido o trem no passado não implica ficar acomodado no atraso - uma lição para a qual o Brasil deve prestar atenção, considerando que as ferrovias, ainda, são a principal solução para o deslocamento em massa de cargas e de pessoas em países de grande dimensão.”

A ilustração, a seguir, mostra a distribuição da malha ferroviária em alguns países.
Revista Exame – 05/03/2009

Com base nas informações obtidas no texto e nos desenhos, acima, só é CORRETO afirmar que
a) as ferrovias representam uma das mais eficientes opções de transporte de carga, em países com dimensões continentais.
b) a metade da malha ferroviária russa está concentrada na porção oriental do país, nas áreas de maior movimentação de cargas.
c) o uso das ferrovias nos diversos países ajuda a descongestionar as principais rodovias, liberando espaço para o transporte de passageiros e de cargas mais pesadas.
d) a utilização das ferrovias promove distúrbios ambientais atmosféricos, pois os trens consomem menos combustível que os caminhões.

8 - Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que

a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional de passageiros.
b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.

9 - Observe a matéria:

Mesmo que o TAV (trem de alta velocidade) nacional saísse por US$ 21 bilhões, o que especialistas consideram improvável, o valor bastaria para construir 170 km de metrô. Parece óbvio que é mais urgente completar as redes de metrópoles mal servidas de transporte público como São Paulo e Rio.

(Folha de São Paulo, 19/08/09)

A matéria aborda o projeto de construção do “trem-bala” ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre o assunto e a realidade do sistema de transporte nacional, é correto afirmar que:

a) a construção do trem-bala vem suprir uma lacuna no setor ferroviário brasileiro e a viabilidade no trecho escolhido justifica-se pela ausência de barreiras topográficas e a suavidade do relevo.
b) Além da necessária linha em construção, o projeto consolidaria a supremacia das ferrovias no sistema de transporte brasileiro, seguindo a tendência internacional.
c) o Brasil é um raríssimo caso de grandes nações que optaram pelo transporte rodoviário como modelo principal e especialistas apontam a necessidade de rever essa realidade.
d) ao seguir a sugestão da matéria em se transferir para o metrô o investimento do TAV, o Brasil superaria as principais cidades do mundo em quilômetros construídos.
e) o TAV se enquadra dentro do PAC do atual governo, cujas obras já eliminaram as precárias condições das estradas brasileiras.

10 - Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que

a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e interregional de passageiros.
b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as rodovias, principal modalidade de transporte do País, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do País onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.

11 - Leia o fragmento de texto a seguir.

“A Hidrovia Tietê-Paraná compreende uma via de navegação que liga a região sul, sudeste e centro-oeste do país. Nessa hidrovia ocorre o transporte de cargas e pessoas, esse fluxo é desenvolvido ao longo dos rios Paraná e Tietê. Nos locais que apresentam desníveis foram construídas represas para nivelar as águas. Essa hidrovia é de extrema importância para o escoamento de grãos dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.”


A hidrovia Tietê-Paraná escoa mercadorias, produtos agrícolas e pessoas até os países vizinhos do
Brasil. Portanto, essa hidrovia integra os países
a) da Alca.
b) da Apasul.
c) do Mercosul.
d) do Nafta.
e) do Unisul.

12 -  O Plano de Logística para o Brasil, lançado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), no dia 5 de setembro, prevê 496 projetos e estima investimentos de R$ 223,8 bilhões ao longo dos próximos anos. “O Plano contempla a integração logística do Brasil. Ou seja, a integração da ferrovia com a rodovia, com o setor aéreo, com os portos, colocando o Brasil mais eficiente e criando as condições para que o Brasil possa crescer”, destacou o presidente da CNT, Clésio Andrade, no
lançamento do Plano.

CNT PROPÕE Plano de Logística para o Brasil com 496 projetos. Disponível em: http://www.cnt.org.br/ . Acesso em: 01/10/2007.

Com base no texto, na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre o sistema de transportes, no Brasil, é correto afirmar:

a) O investimento do governo, a partir do governo de Juscelino Kubitschek, priorizou a rodovia em detrimento da ferrovia.
b) O sistema aquaviário ocupa a terceira colocação no deslocamento de cargas, devido à profundidade dos portos e à facilidade na ancoragem das embarcações.
c) A malha ferroviária está sendo modernizada para deslocar, preferencialmente, passageiros.
d) O plano da CNT deverá ser concentrado no transporte fluvial, devido à predominância de rios de planície, no país.
e) O transporte aéreo, apesar da crise em que vive o setor, compete com o transporte rodoviário, por ser mais eficiente, mais econômico, devido à redução de preços das tarifas, e possui uma capacidade maior de transportar cargas em relação ao transporte rodoviário e o ferroviário.



13 - O período comumente denominado de “anos dourados” marcaram uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:

a) Juscelino Kubstchek      
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas               
d) Eurico Gaspar Dutra
e) Jânio da Silva Quadros

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Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

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