Posted by : Francisco Geo sábado, 14 de abril de 2012

1 – O surgimento das rochas magmáticas ou ígneas ocorre na Era Pré-Cambriana.

Exemplos: Granito / Basalto

2 – São as rochas magmáticas intrusivas ou plutônicas. O magma se resfriou lentamente, permitindo a formação de minerais.

3 – O movimento de convergências faz com uma das placas no caso a mais densa a mergulhar sob a continental.

4 – Minerais são elementos resultantes de processos inorgânicos, já as rochas são agregados naturais de um ou vários minerais que constitui parte fundamental na crosta terrestre.

5 – O movimento de convergência pode fazer com que uma das placas mergulhe sobre a outra soerguendo tudo que está na superfície, gerando os chamados dobramentos modernos.

6 – Pois não havia subsídios suficientes cientificamente falando para provar a sua Teoria.

7 – Algumas evidências: A expansão do assoalho oceânico, ou seja, de materiais oriundos de regiões profundas jorravam das falhas no meio dos oceanos; As áreas de ocorrência de vulcões e terremotos coincidem com as dorsais submarinas e com as com as grandes cadeias de montanhas do continente.

8 – Nas chamadas bacias sedimentares.

9 – Planaltos, planícies, depressões e montanhas.

10 – São as forças como abalo sísmicos, vulcanismos, que provocam destruição em questões de minutos.

11 - Epicentro: Termo que designa, em geologia, o ponto da superfície terrestre onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico, ponto da superfície terrestre diretamente acima do foco de um terremoto.

Hipocentro: Ponto ou região no interior da Terra que é o foco de um abalo sísmico ou terremoto.

O foco é o local onde as rochas tensionadas sofrem ruptura ou deslocamento de forma a se produzirem ondas elásticas que se propagam pelas rochas produzindo um terremoto.

12 – Agentes externos: vento, chuvas, neve, forças das águas do mares, rios e oceanos.

13 – Aroldo Azevedo - A classificação baseava-se no critério da altimetria que dividia o Brasil em planícies, áreas de até 200 metros de altitude, e planaltos, áreas superiores a 200 metros de altitude.

- Ab'Sáber elaborou uma classificação mais complexa do que a de seu antecessor. Introduziu a abordagem morfoclimática, que considera os efeitos do clima sobre o relevo. Identificam-se sete planaltos e três planícies na classificação de Aziz.

- Jurandir Ross - A nova classificação, com 28 unidades de relevo, considerou, além das características morfoestruturais (estruturas geológicas) e morfoclimáticas, as características morfoesculturais do relevo, ou seja, a ação dos agentes externos. E introduz o conceito de depressão, inexistente nas classificações anteriores.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -