- Back to Home »
- ATENÇÃO PRIMEIRO ANO
Posted by : Francisco Geo
domingo, 16 de junho de 2019
Estudamos sobre os pensadores clássicos da Sociologia, a saber: Marx, Durkheim e Weber.
Vamos recordar.
- São considerados o autores clássicos das Ciências Sociais, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber sendo que Durkheim e Weber definem como objeto de estudo da Sociologia, o fato social e a ação social.
Segundo as concepções de indivíduo e de sociedade na sociologia de Max Weber, o indivíduo age socialmente, de acordo com as motivações e escolhas que possui e faz, podendo estar relacionadas ou a uma tradição, ou a uma devoção afetiva ou, ainda, a uma racionalidade.
Para alguns a Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades econômicas e sociais.
As críticas de Karl Marx destacaram-se na análise crítica do sistema capitalista, pois ressaltam suas contradições e as desigualdades sociais que permanecem, apesar da produção das riquezas.
Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, ação social e racionalidade.
Manifesto Comunista uma das obras de Marx escrito há 150 anos, estão expressos alguns dos fundamentos do socialismo científico, cujos princípios são materialismo histórico e luta de classes.
Socialismo utópico foi uma corrente de pensamento estabelecida por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. O socialismo utópico tinha como objetivo a criação de uma sociedade ideal, que seria alcançada de forma pacífica graças à boa vontade da burguesia.
O nome socialismo utópico surgiu graças à obra "Utopia" de Thomas More, sendo que a utopia é referente a algo que não existe ou não pode ser alcançado. De acordo com os socialistas utópicos, o sistema socialista se instalaria de forma lenta e gradual.