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- Exercícios - Primeiro Ano
Posted by : Francisco Geo
domingo, 1 de julho de 2012
São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve):
a) Indústria de autopeças e de alumínio.
b) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos.
c) Indϊstria de plαsticos e borracha e de alimentos.
d) Indústria de máquinas e de aço.
e) Indústria de ferramentas e chapas e ferro.
b) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos.
c) Indϊstria de plαsticos e borracha e de alimentos.
d) Indústria de máquinas e de aço.
e) Indústria de ferramentas e chapas e ferro.
Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais
se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de
simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje,
destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um
dos fatores responsáveis por essa transformação
a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.
b) a presença de sindicatos fortes e combativos.
c) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado
consumidor.
e) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação
popular.
A construção de Brasília durante o governo Juscelino
Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivações oficiais,
a) afastar de São Paulo a sede do governo federal, impedindo que a
elite cafeicultora continuasse a controlá-lo.
b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração
das atividades econômicas em áreas litorâneas.
c) deslocar o funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que
a cidade tivesse mais espaços para acolher os turistas.
d) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a
futura indústria de base do Brasil.
e) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas áreas de
atuação até as fronteiras dos países vizinhos.
Invadindo espaços
As cidades que antes serviam para abrigar os cidadãos, hoje são o
ambiente típico dos automóveis.
Nos países em desenvolvimento, a ação do poder público em favor do
automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez mais difícil para os
moradores das cidades viver com um mínimo de conforto sem um automóvel
particular. Só os que, em razão do seu padrão de renda, não podem almejar ter
um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público. Neles perdem
várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos de vida.
Se as condições fossem outras, se o transporte público fosse mais
eficiente, menor seria a parcela de renda que boa parte da população precisa
reservar para compra e manutenção de um carro particular, menores seriam as
demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam as
disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo lazer, e
maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a
qualidade de vida de uma população.
OKUBARO, Jorge J. O automóvel, um condenado? São Paulo:
Senac, 2001. p. 52-53. (Adaptado).
De acordo com a análise do texto acima, é CORRETO afirmar:
a) o elevado custo, os problemas de congestionamento das grandes
cidades (ônibus, automóveis, caminhões) são os maiores responsáveis pela
poluição atmosférica nos centros urbanos, ocasionando a redução na qualidade de
vida da população.
b) a baixa tarifa do transporte urbano é um incentivo ao
trabalhador, independentemente do tempo gasto para o deslocamento entre a casa
e o trabalho, o que resulta em ganho no orçamento no final do mês.
c) a qualidade do transporte coletivo urbano, fruto de estratégias
de planejamento, acaba por estimular a utilização do transporte coletivo,
diminuindo o número de veículos nos grandes centros urbanos.
d) a crescente preocupação com o planejamento urbano pelos órgãos
oficiais do governo tem trazido melhorias na condução do tráfego e a diminuição
dos custos na infraestrutura viária.
Sobre o processo industrial brasileiro, está correto
afirmar:
a) A primeira grande indústria de base nacional, instalada no
município de Volta Redonda, coincide com a primeira fase da substituição de
importação iniciada na Primeira Guerra Mundial.
b) O rodoviarismo que se instaurou no Brasil está ligado à ação das montadoras automobilísticas que se expandiram no Brasil, sobretudo a partir do Plano de Metas.
c) A era Vargas incentivou a presença do capital estrangeiro junto ao parque industrial nacional contra a perspectiva estatista vigente até os anos 1930.
d) A fixação do capital industrial no estado de São Paulo está ligada à chegada ao poder dos paulistas nos anos 1930 que concentraram os investimentos no estado.
e) Os anos 1990 caracterizam-se pela polarização das indús- trias no sudeste, ratificando um processo iniciado desde anos remotos da indústria brasileira.
b) O rodoviarismo que se instaurou no Brasil está ligado à ação das montadoras automobilísticas que se expandiram no Brasil, sobretudo a partir do Plano de Metas.
c) A era Vargas incentivou a presença do capital estrangeiro junto ao parque industrial nacional contra a perspectiva estatista vigente até os anos 1930.
d) A fixação do capital industrial no estado de São Paulo está ligada à chegada ao poder dos paulistas nos anos 1930 que concentraram os investimentos no estado.
e) Os anos 1990 caracterizam-se pela polarização das indús- trias no sudeste, ratificando um processo iniciado desde anos remotos da indústria brasileira.
O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20,
uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou
rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual
grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois
quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de
habitantes.
(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana
brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana Baeninger
(org.), População e cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas
sociais. Campinas: Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.)
Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.
a) A partir de1930, a
ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi
o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil.
b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.
c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.
d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.
a) A partir de
b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.
c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.
d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.
A figura representa uma política desenvolvimentista do governo
Juscelino Kubitschek, vivenciada pelos brasileiros entre 1956-1961.
A leitura da figura e do texto permite concluir que a política
desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek é
a) modernizadora, mas não é nacionalista e, por isso, desvaloriza o capital
estrangeiro.
b) desnacionalizadora, pois representa um momento de entrada
significativa de multinacionais no Brasil.
c) modernizadora, pois incrementa as indústrias nacionais com
capitais oriundos das multinacionais norte-americanas.
d) desnacionalizadora, já que conquista o mercado externo, no mundo
globalizado.
e) modernizadora e, ao mesmo tempo, desnacionalizadora, por não ter
sido implantada por nacionalistas e por ter provocado um aumento da tecnologia
nas empresas nacionais.
4 - (IBMEC-RJ) A ocorrência da Primeira Guerra Mundial trouxe para o
Brasil uma importante consequência econômica. Assinale-a:
a) a introdução de novas culturas, como a da borracha, para atender
aos interesses do mercado externo;
b) a assinatura do Convênio de Taubaté, como forma de estabilizar o
preço do café;
c) o desenvolvimento de um surto de substituição de importações,
resultado das dificuldades geradas no comércio internacional;
d) a busca de mercados consumidores alternativos no Oriente, em
função das dificuldades para a execução do comércio com os europeus e
norte-americanos;
e) um forte intervencionismo estatal, como forma de superar as
dificuldades do empresariado nacional para a realização de investimentos no
setor produtivo.
5 - (UFRGS) Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria i dos
países latino-americanos implementou políticas de industrialização por
substituição de importações que tiveram resultados diversos.
Considere as seguintes afirmações sobre os efeitos que a
implementação dessas políticas
I - Ela acelerou a migração campo-cidade.
II - Ela favoreceu a industrialização nas regiões Sudeste e Sul.
III - Ela reforçou o papel do Estado brasileiro nas políticas
territoriais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I. II e III.
6 - Durante o Estado Novo (1937-1945), foram criadas as bases
necessárias para o desenvolvimento industrial brasileiro a partir dos anos 50.
O Estado tornou-se o grande investidor na indústria de base, criando empresas que
foram fundamentais para o surto industrial posterior. Entre essas empresas,
destacamos o (a):
a) Eletrobras
b) Banco Central
c) Companhia Siderúrgica Nacional
d) Banco do Brasil
e) Petrobras
Cadê o gabarito?
ResponderExcluir4- C
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