- Back to Home »
- ATENÇÃO TERCEIRO ANO
Posted by : Francisco Geo
terça-feira, 24 de setembro de 2019
- A estratificação social é um conceito sociológico usado para analisar e interpretar a classificação dos indivíduos e grupos sociais, com base em dados e condições socioeconômicas comuns.
- O principal objetivo da estratificação social no âmbito dos estudos da Sociologia é compreender o funcionamento da organização hierárquica de uma sociedade. Além disso, também visa identificar as principais distinções entre as classes sociais e como as desigualdades são socialmente construídas.
- A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
- Estratificação social pode ser entendida como a distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social. Em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe a), média (classe b) ou inferior (classe c), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
- Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas
- As ideias weberianas afirmar que as sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificação social multidimensional, articulando critérios de renda, status.
- Sobre estratificação social, podemos afirmar que na Idade Média, tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo são categorias socioculturais muito valorizadas. É período modelo da sociedade estamental.
- A estratificação está associada às funções sociais dos indivíduos ou a suas respectivas rendas, ela só se modifica na medida em que toda a estrutura da sociedade se modifica e também o modo como suas respectivas funções se distribuem.
- Quando falarmos em mobilidade social, estamos nos referindo: ao índice de pessoas que conseguem ascender ou que caem na escala socioeconômica de uma sociedade, observando os meios e os mecanismos que os indivíduos dispõem para tanto.
Obs.: Em relação ao
sistema de castas de uma sociedade, não existe mobilidade social dentro de uma
sociedade de casta. É um tipo de “hierarquia” social marcada por privilégios e
deveres que faz parte da cultura indiana.
- No final do século XIX, no Brasil as práticas violentas de repressão às camadas pobres da população brasileira no fim do século XIX – época na qual a ociosidade era considerada crime, o que, por sua vez, representou um modo de coagir os indivíduos ao trabalho após o fim da escravidão – configuraram um desrespeito às liberdades civis, próprias da cidadania. Os pobres, num processo brutal de estigmatização social, eram imediatamente associados como indivíduos perigosos que deveriam ser banidos da sociedade – tratados como “questão de polícia”.