- Back to Home »
- ESTADO ISLÂMICO
Posted by : Francisco Geo
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Vamos entender o que é o Estado Islâmico?
O surgimento do Estado Islâmico que já é conhecido pela sigla El, tem sua origem no grupo terroristas Al-Qaeda do Iraque. Em razão da derrubada do ditador Saddam Hussein pelos EUA, o grupo Al-Qaeda fica enfraquecido. A crise política ocorrida no Iraque deu origem ao surgimento do grupo terrorista El, pois a Al-Qaeda no qual tinha uma grande atuação no território iraquiano e parte da Síria, faz nascer o El, porém, com muitas ações mais radicais que a Al-Qaeda. As ações praticadas pelo grupo EI, por serem mais extremista, acabou provocando a separação entre as organizações terroristas. O EI está fundamentada na ideologia pan-islâmica de Sayyid Qutb, antigo líder da Irmandade Muçulmana.
O grupo terrorista Estado Islâmico, tem como objetivo expandir o seu califado por todo o Oriente Médio, além de estabelecer conexões na Europa e outras regiões do planeta, através de atentados para lhe conferir autoridade.
Parte do território da Síria e do Iraque estão sob domínio de grupo extremista islâmico sunita. Aproveitando-se da fragilidade política desses países, o grupo islâmico autoproclamou um Califado Islâmico espalhando o terror por toda essa região e deixando o mundo em alerta.
Califa é o nome dado ao sucessor do profeta Maomé. O Califado é um modelo político criado no século VII, após a morte do líder religioso Maomé, no qual é atribuído poderes em que lhe permite a aplicação da lei islâmica.
O que chama atenção é o fato da adesão de pessoas simpatizantes não islâmicos e sendo de origem europeia a esse grupo EI. Jovens do ocidente tem se oferecido para fazer parte do grupo e servi-los para o seu propósito e com isso traz preocupação aos estados europeus, pois podem ser treinados para atuar no próprio solo europeu.
Segundo o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, diz que o Estado
Islâmico não é 'apenas um grupo terrorista'. "Eles unem ideologia com
sofisticação militar e são extremamente bem financiados. Vai além de
tudo o que nós já vimos", ele afirma.
fontes:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/
www.historiadomundo.com.br