- Back to Home »
- TRANSPORTES
Posted by : Francisco Geo
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Na Era Varga, o transporte
ferroviário predominava no Brasil. O Brasil já teve mais de 38 mil quilômetros
de ferrovias. Em 1999 a sua rede foi reduzida para um pouco mais de 29 mil
quilômetros, quando transportou quase 260 milhões de toneladas e carga.
Em 1860 e até 1870, houve
a chamada expansão e evolução do sistema paulista de transporte. A maior parte
da atual extensão ferroviária nacional encontra-se na Região Sudeste onde os
estados de São Paulo e Minas Gerais têm cada um, cinco mil quilômetros de
ferrovias. Tudo isso se deve as estruturas instaladas no auge da economia
cafeeira.
Transportam
grandes quantidades de mercadoria, com uma quantidade menor de combustível.
Tudo isso faz baratear o produto final ao consumidor.
O transporte ferroviário é
uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o
crescimento econômico.
Permite o transporte de
cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um
destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos,
agrícolas e fertilizantes e etc.
Nos EUA, o setor
ferroviário corresponde a 50% da matriz de transporte, com 25% para o
rodoviário e 25% para o hidroviário.
No
governo de Juscelino temos incentivos as indústrias automobilísticas, mas a verdade
é que o Brasil vinha optando pelo setor rodoviário ao priorizar investimentos
já desde o inicio do século XX.
O
governo JK optou pelo rodoviário como política de governo em grande parte para
estimular a vinda de indústrias, em especial do setor automobilístico. A partir daí, o transporte rodoviário
toma impulso passando a ser o sistema mais utilizado para o deslocamento de
cargas e serviços. É um transporte dinâmico e ágil, sendo muito prático para
percorrer pequenas distâncias.
A navegação fluvial no Brasil anda
concentra-se principalmente na região Amazônica em razão do povoamento que
ocorre nas margens dos rios, já que a região é dominada por uma grande bacia hidrográfica.
Já o aéreo, tem uma grande importância no
transporte de passageiros. Exerce um grande papel na ligação entre lugares
distantes.
Hoje é muito comum o chamado transporte que
se realiza por meio de tubo (dutoviário), onde se transporta oleodutos, minerodutos,
substâncias gasosas.
Os custos que muitas empresas tinham no
deslocamento de pessoas com hospedagens, passagens e estadias, foram
customizadas em razão do avanço tecnológico das telecomunicações e da computação.
O tempo foi reduzido trazendo benefícios. Entre eles podemos citar: videoconferência,
e-mail, whatsap e outros.