Posted by : Francisco Geo segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Na Era Varga, o transporte ferroviário predominava no Brasil. O Brasil já teve mais de 38 mil quilômetros de ferrovias. Em 1999 a sua rede foi reduzida para um pouco mais de 29 mil quilômetros, quando transportou quase 260 milhões de toneladas e carga.

Em 1860 e até 1870, houve a chamada expansão e evolução do sistema paulista de transporte. A maior parte da atual extensão ferroviária nacional encontra-se na Região Sudeste onde os estados de São Paulo e Minas Gerais têm cada um, cinco mil quilômetros de ferrovias. Tudo isso se deve as estruturas instaladas no auge da economia cafeeira.

Transportam grandes quantidades de mercadoria, com uma quantidade menor de combustível. Tudo isso faz baratear o produto final ao consumidor.
O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico.

Permite o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes e etc.

Nos EUA, o setor ferroviário corresponde a 50% da matriz de transporte, com 25% para o rodoviário e 25% para o hidroviário.
No governo de Juscelino temos incentivos as indústrias automobilísticas, mas a verdade é que o Brasil vinha optando pelo setor rodoviário ao priorizar investimentos já desde o inicio do século XX.

O governo JK optou pelo rodoviário como política de governo em grande parte para estimular a vinda de indústrias, em especial do setor automobilístico. A partir daí, o transporte rodoviário toma impulso passando a ser o sistema mais utilizado para o deslocamento de cargas e serviços. É um transporte dinâmico e ágil, sendo muito prático para percorrer pequenas distâncias.

A navegação fluvial no Brasil anda concentra-se principalmente na região Amazônica em razão do povoamento que ocorre nas margens dos rios, já que a região é dominada por uma grande bacia hidrográfica.

Já o aéreo, tem uma grande importância no transporte de passageiros. Exerce um grande papel na ligação entre lugares distantes.

Hoje é muito comum o chamado transporte que se realiza por meio de tubo (dutoviário), onde se transporta oleodutos, minerodutos, substâncias gasosas.


Os custos que muitas empresas tinham no deslocamento de pessoas com hospedagens, passagens e estadias, foram customizadas em razão do avanço tecnológico das telecomunicações e da computação. O tempo foi reduzido trazendo benefícios. Entre eles podemos citar: videoconferência, e-mail, whatsap e outros.


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Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

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