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- Espaço Geográfico Industrial
Posted by : Francisco Geo
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
O termo indústria é utilizado para indicar a fabricação quase sempre por
máquinas.
Existem vários tipos de indústrias e todas possuem profunda interdependência.
O Processo de produção passa por várias etapas. Inicia-se com a extração
da matéria-prima (setor primário), passa pela transformação até chegar ao
produto final.
Observamos agora as formas de organização de produção:
- Sistema de produção familiar – trabalho familiar
·
- A população vivia no campo – produção familiar atendia as necessidades da família. Esse sistema é denominado de subsistência.
- Século X – o feudalismo – ocorre transformações na forma de produzir e
viver:
- aperfeiçoamento das ferramentas
- generalização do uso do ferro
- uso de novas técnicas
- melhorias das técnicas
- surgimento de novos produtos
Obs.: o produto colocado a venda torna-se mercadoria.
- Os artesãos organizam-se em associações – corporações de ofício:
·
sistema de
produção artesanal
- oficinas
- contratação de aprendizes
- Os artesãos são donos das ferramentas e das matérias-primas.
- A produção é voltada para o burgo.
Grandes Navegações – sistema de produção
mercantil-doméstico.
- Mestres-artesãos já não tinham tanta liberdade. Dependiam da burguesia (parte) do comércio que já estava bastante internacionalizado.
- Ocorre um aumento do tamanho dos mercados consumidores
e há uma busca constante de mercadorias diversificadas. Essas situações apresentadas,
tornam os artesãos cada vez mais dependentes
do comerciantes.
Os comerciantes controlam as matérias-primas. Temos a
formação de Ligas (associações de comerciantes). A que dominava o comércio do
norte europeu era a Hanseática.
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Meados do Século XVIII
CARACTERÍSTICAS:
- produção têxtil
- teve como base o ferro
- carvão mineral
- algodão
- surge uma classe operária
·
Péssimas
condições de trabalho e moradia
·
Ausência de
legislação trabalhista, longas jornadas de trabalho.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – Século XIX
CARACTERÍSTICAS
- Novos combustíveis (eletricidade, petróleo)
- Uso do aço
- Criação de motores a explosão
- Construção ferroviária
- No final do século XIX, foi inventado o sistema de produção em linha.
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano
Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. O estadunindense
Henry Ford aperfeiçoou um sistema, criando uma linha de produção de automóveis:
sistema de esteira, operário especializado em uma função, produção em massa, no
final o carro sai todo pronto.
No mesmo período mais ou menos o engenheiro
Frederick Winslow Taylor criou o que chamamos de Organização Científica do Trabalho que mais tarde ficou conhecido
como Taylorismo.
Criou métodos que controlavam os movimentos dos operários e
das máquinas, procurando aumentar o seu rendimento pelo aumento da velocidade
da linha produção e pela eliminação de movimentos inúteis.
TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Início na década de 1970, tendo por base a alta tecnologia, a tecnologia
de ponta (HIGH-TECH). As atividades tornam-se mais criativas, exigem elevada
qualificação da mão-de-obra e têm horário flexível. E uma revolução
técnico-científica, tendo a flexibilidade do toyotismo. As características do
toyotismo foram desenvolvidas pelos engenheiros da Toyota, indústria
automobilística japonesa, cujo método foi abolir a função de trabalhadores
profissionais especializados para torná-los especialistas multifuncionais,
lidando com as emergências locais anonimamente.
- alta tecnologia
- uso da informática, radio e televisão
- substituição da mão-de-obra por trabalho robóticos
- Toyotismo
O que é Just in Time?
É um modelo de gestão adotado pelo Japão faz sucesso em todo o mundo.
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo
assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o
melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da
posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores
com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
Em linhas gerais, a indústria sueca é caracterizada endogenamente
altíssimo grau de informatização e automação e exogenamente pela forte presença
dos sindicatos trabalhistas e mão-de-obra altamente qualificada. No caso das
fábricas da Volvo, é ainda marcada por um alto grau de experimentalismo, sem o
qual talvez não fosse possível ter introduzido tantas mudanças.
Volvismo
Surgiu como resultado de várias inovações conjuntamente postas em
prática, com a particularidade da participação constante dos trabalhadores.
As exigências do mercado competitivo forjaram melhorias, mas o que fez a
diferença no caso da Volvo foi claramente características particulares da
sociedade sueca.
Além dos sindicatos fortes, o alto
grau de automação das fábricas no país faz com que desde há tempos os jovens
rejeitem serem vistos como “acessórios das máquinas”, como no taylorismo o
seriam.
Isso gerou mudanças estruturais: nessa linha, o operário tem um papel
completamente diferente daquele que tem no fordismo, e ainda mais importante
que no toyotismo: aqui é ele quem dita o ritmo das máquinas, conhece todas as
etapas da produção, é constantemente reciclado e participa, através do
sindicatos, de decisões no processo de montagem da planta da fábrica (o que o
compromete ainda mais com o sucesso de novos projetos).
Essa nova forma de organização da produção promove algumas consequências
como crescente terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição
e elevados níveis de concentração de capitais com formação de conglomerados.
Algumas situações que observamos hoje no quadro mundial em razão dessas
profundas mudanças nas relações de trabalho é uma maior flexibilização do
mercado de trabalho que obriga a PEA a ter maior nível de especialização e
exigências dos melhores empregos no Setor Terciário.
A liberação da mão de obra da indústria nos países emergentes acabou somando-se
a do campo, graças a mecanização do campo. Isso já ocorre ao contrário nos
países desenvolvidos. Observamos uma migração da População Ativa para o setor terciário,
que hoje emprega a maior parte da população adulta.
Sobre a industrialização do Brasil podemos afirmar que o Estado promoveu
o processo de industrialização, criando as primeiras indústrias de base: CSN,
Vale do Rio Doce, FNM e Conselho Nacional do Petróleo.
Não devemos esquecer que a Primeira Grande Guerra Mundial trouxe pra o
Brasil uma importante consequência econômica como o desenvolvimento de um surto
de substituição de importações. Isso resulta no surgimento das primeiras indústrias
de bens de consumo não-duráveis.
JK abre as portas ao capital estrangeiro e aqui chegam as multinacionais.
As indústrias automobilísticas ganham espaço e com isso o rodoviarismo ganha
espaço a partir do Plano de Metas (50 anos em 5).
Vamos agora entender um pouco de termos econômicos e jurídicos que
explicam a forma desses processos de monopolização.
- TRUSTES:
Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para
constituir uma única organização. Os trustes podem ser:
- Horizontal: constituído por empresas que trabalham com o mesmo ramo de
produtos. Por exemplo, empresas de laticínios, Kaiser e Ambev.
- Vertical: formado por empresa que cuidam de todo processo de produção:
desde a matéria-prima até o produto acabado. Por exemplo, uma empresa que
controla desde a plantação de cana-de-açúcar até a produção industrial de
açúcar e álcool, Souza Cruz.
- HOLDINGS:
É o estágio mais avançado do capitalismo. Numa holding, uma empresa,
criada para administrar outras, possui maior número das ações. As grandes
corporações usam essa forma de administração.
- CARTÉIS:
Formado por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm
acordos para dominar o mercado desses produtos, como, por exemplo,
fabricas de veículos, empresas de tabacos, de exploração de petróleo, etc.
NOTA
A Revolução Industrial ocorreu na Europa em razão de uma mão de obra
abundante que foi proporcionado pelo processo de urbanização, seguido pela
forte ampliação dos mercados consumidores internos, em razão da crescente massa
operária assalariada. Temos o acúmulo de capital que deu-se pelo longo processo
de exploração das suas colônias. Matérias-primas a vontade em razão das
colônias ou ex-colônias. O investimento em novas tecnologias o que possibilitou
a invenção de máquinas e equipamentos.
As indústrias europeias no primeiro momento vão se localizar próximo as
jazidas de carvão e de ferrovias.
Mais tarde com a invenção da energia elétrica e a melhoria na rede de transportes,
a localização das indústrias ficou mais livre.