segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ATENÇÃO PRIMEIRO ANO


A sociologia no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, busca um maior conhecimento sobre a formação da sociedade brasileira. 
O surgimento da sociologia no Brasil procurou compreender os problemas sociais à partir da herança cultural.
A obra Casa Grande e senzala do autor Gilberto Freyre é considerado o marco inicial da sociologia no Brasil.

Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior, Celso Furtado são autores significativos nas pesquisas sobre a formação do nosso povo.

A consolidação do modelo econômico baseado na industrialização resulta numa concentração populacional nas áreas urbanas, tornando assim um verdadeiro laboratório para que os intelectuais venham a estudar os problemas que essa nova realidade social vem a gerar.

As ideias de Comte conquistam adeptos fora da França, inclusive no Brasil – os militares que lideraram a Primeira República inspiraram-se na doutrina positivista.

“O marxismo chegou na América Latina antes do que na Ásia e na África. Por volta de 1890 alguns autores já introduziram as ideias de Marx, numa tentativa de interpretar seus países. Ou seja, o marxismo na América Latina tem uma história de pelo menos 120 anos.

As diferenças sociais, a concentração de terras, a herança colonial, a desigualdade nas áreas urbanas, a dificuldade de mobilidade social que é comum da América Latina trouxe influência das teorias marxistas.
A disciplina de sociologia vai ser oferecida pela primeira vez ao curso de direito.

Durante a ditadura militar a Sociologia foi banida do ensino secundarista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário