![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0GZ2feokDhLajE1TSiWb54bk2TQuYOxu-1EbRWntO030Tqq8Xk4ZF8BAfR8UaRAXVP98pGbwVwKoOaEzgFKe5-iviEgjwiMLYtH6eyjQoXOG6R1rehS4U5l8W6XstJU1_i2paEjODgXk/s200/multiculturalismo-~-WKT013.jpg)
- Sobre segregação podemos afirmar que o Apartheid foi o maior exemplo de segregação oficial. Segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente.
- Temos vários exemplos de segregação pelo mundo e também de pessoas que lutaram contra a segregação racial como Martin Luther King e Nelson Mandela.
- Com o fim da Guerra Fria, o mundo deixa de ser bipolar e com isso temos a retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre os povos.
- Na verdade acontecia que no período da guerra fria tais divergências estavam subordinadas a um conflito ideológico maior: capitalismo x socialismo. Então, com o fim dessa bipolaridade, as rivalidades que pareciam estar em coma, reacendem as diferenças e a onda de conflitos e terrorismo ganham espaço.
- O Brasil é formado por três grupos étnicos: índios que já habitavam, o branco (colonizador português) e do negro que foi trazido à força, portanto a sua vinda forçada não o classifica como imigrante. Mais tarde, temos a entrada de outros grupos como italianos, japoneses, alemães etc.
- Sobre a população indígena, observamos num determinado momento a queda da sua população, a ponto das autoridades criarem medidas no sentido de proteger, como a criação de reservas indígenas. A sua população hoje está em torno de 0.25%. A maioria está concentrada na Região Norte e Centro - Oeste. O total de etnias indígenas é muito baixo. Os grupos indígenas sofreram com o colonialismo cultural (etnocídio). Seu modo de vida foi e continua a ser alterado (hábitos, língua e crenças).
Nenhum comentário:
Postar um comentário