Archive for agosto 2014
AGRICULTURA
- A Revolução Verde é um processo de modernização agrícola cujo o objetivo é aumentar a produção através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilizantes do solo e utilização de máquinas no campo. Tudo isso visa ao crescimento da produtividade.
- Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, com o discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos e acabar com a fome do mundo.
- Esse projeto acaba expandindo o mercado consumidor do Grupo Rockfeller. O processo de modernização no campo altera a estrutura agrária. Muitos não conseguem e acabam endividados, tendo que vender suas terras e assim contribuindo mais ainda para a concentração fundiária.
![](http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/4-198/os-tipos-de-agricultura-na-america-latina-1.jpg)
- O Estatuto da Terra foi criado durante o governo militar, visava uma melhor distribuição das terras e o seu desenvolvimento. Infelizmente isso não acontece devido a pressão política ruralista que enfraquece o próprio estatuto, provocando uma acentuada concentrada de terras.
- Sobre nossa estrutura fundiária, podemos afirmar que ela permanece concentrada, ou seja, muitas terras nas mãos de poucos, uma distribuição desigual. Um quadro que vem desde o Brasil Colônia com a criação das capitanias hereditárias e as sesmarias.Temos a implantação de lavouras de cana-de-açúcar classificada como plantation, ou seja, monocultura destinada a exportação e baseada na mão de obra escrava.
- Em 1850 é criada a Lei de Terras onde todas as terras devolutas tornaram-se propriedades do Estado. Para possuir terras era preciso participar de leilões e o pagamento era à vista, portanto dificultava mais ainda o acesso à terra, acentuando a estrutura fundiária.
- No governo militar, temos uma acentuada concentrada de terras devido a pressão ruralista que, de certa forma, destabilizar o Estatuto da Terra.
MULTICULTURALISMO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0GZ2feokDhLajE1TSiWb54bk2TQuYOxu-1EbRWntO030Tqq8Xk4ZF8BAfR8UaRAXVP98pGbwVwKoOaEzgFKe5-iviEgjwiMLYtH6eyjQoXOG6R1rehS4U5l8W6XstJU1_i2paEjODgXk/s200/multiculturalismo-~-WKT013.jpg)
- Sobre segregação podemos afirmar que o Apartheid foi o maior exemplo de segregação oficial. Segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente.
- Temos vários exemplos de segregação pelo mundo e também de pessoas que lutaram contra a segregação racial como Martin Luther King e Nelson Mandela.
- Com o fim da Guerra Fria, o mundo deixa de ser bipolar e com isso temos a retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre os povos.
- Na verdade acontecia que no período da guerra fria tais divergências estavam subordinadas a um conflito ideológico maior: capitalismo x socialismo. Então, com o fim dessa bipolaridade, as rivalidades que pareciam estar em coma, reacendem as diferenças e a onda de conflitos e terrorismo ganham espaço.
- O Brasil é formado por três grupos étnicos: índios que já habitavam, o branco (colonizador português) e do negro que foi trazido à força, portanto a sua vinda forçada não o classifica como imigrante. Mais tarde, temos a entrada de outros grupos como italianos, japoneses, alemães etc.
- Sobre a população indígena, observamos num determinado momento a queda da sua população, a ponto das autoridades criarem medidas no sentido de proteger, como a criação de reservas indígenas. A sua população hoje está em torno de 0.25%. A maioria está concentrada na Região Norte e Centro - Oeste. O total de etnias indígenas é muito baixo. Os grupos indígenas sofreram com o colonialismo cultural (etnocídio). Seu modo de vida foi e continua a ser alterado (hábitos, língua e crenças).