Archive for novembro 2019

Atenção 1001/1002 e 2001


Atenção Primeiro Ano

Os dados sobre a pobreza e a indigência segundo a cor ilustram os argumentos dos estudos de Florestan Fernandes sobre a não integração dos negros no mercado de trabalho cem anos após a abolição da escravidão.

Em relação ao processo de formação social no Brasil, o sociólogo Florestan Fernandes escreveu: “Lembremo-nos de que da vinda da Família Real, em 1808, da abertura dos portos e da Independência, à Abolição em 1888, à Proclamação da República e à “revolução liberal”, em 1930, decorrem 122 anos, um processo de longa duração, que atesta claramente como as coisas se passaram. Esse quadro sugere, desde logo, a resposta à pergunta: a quem beneficia a mudança social?” Fonte: FERNANDES, F. As Mudanças Sociais no Brasil. In IANNI, Octavio (org) Florestan Fernandes: coleção grandes cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1986, p. 155-156. De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o tema, em relação à indagação feita pelo autor, é correto afirmar que a mudança social beneficiou Os grupos sociais que dispunham de capacidade econômica e poder político para absorver os efeitos construtivos das alterações ocorridas na estrutura social.

Para Florestan Fernandes, o racismo mascarado desempenhou importante papel na manutenção das desigualdades na sociedade brasileira.
A recepção de Max Weber (1818-1883) foi decisiva, para o desenvolvimento da sociologia brasileira, pois trouxe nova luz à discussão sociológica, dando início às chamadas correntes críticas ou dialéticas.

O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. [...] Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida, operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
CUNHA, Euclides. Os Sertões: campanha de Canudos. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. Adaptado.

Sobre a obra da qual foi extraído o fragmento em evidência, muito conhecida pela análise histórica que faz sobre a Guerra de Canudos (1897), mas que realiza um grande exame sobre a terra e o homem do Nordeste, através de uma ótica permeada pelo positivismo, é correto afirmar que construiu um perfil psicológico do brasileiro baseado na força dos sertanejos.

Tais intelectuais foram particularmente importantes pelas contribuições que deram à compreensão da sociedade brasileira, sendo até hoje reconhecidos na formação do pensamento brasileiro. São eles Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior.

Autor brasileiro que entendia a construção do Brasil como a fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais decorrentes da formação colonial, em que os negros e mestiços teriam papel fundamental na formação da identidade cultural do povo. Essa referência identifica Gilberto Freyre.

São dois dos principais cientistas sociais influenciados pelas teorias de Weber no Brasil. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre foram responsáveis por interpretações originais sobre a formação e o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Os Sertões é considerado um marco na história das ciências sociais no Brasil.


Atenção Segundo Ano


Democracia Representativa é o ato de um grupo de pessoas serem eleitos, por meio de um regime de votação onde os cidadãos escolhe a melhor pessoa de acordo com as suas necessidades para governar alguma instância política.


Democracia Semidireta - Nesse tipo de democracia o povo participa diretamente, propondo, aprovando ou autorizando a elaboração de uma lei ou a tomada de uma decisão relevante pelo Estado. A atuação do povo não é exclusiva, pois age em conjunto com os representantes eleitos, que vão discutir, elaborar ou aprovar a lei.

O voto livre a todos os cidadãos é denominado de Voto Universal.
Essa realidade se concretizou após o fim da ditadura militar, com o advento da Nova República, a democracia representativa marca o sistema político do Brasil contemporâneo.
Max Weber elaborou um conjunto de conceitos teóricos que têm a realidade do Estado como seu centro de referência. De acordo com esse autor, o Estado é caracterizado pelo uso legítimo da força ou violência física.

A Democracia como regime de governo nunca teve tanto alcance como valor global como nos dias atuais, o que se pode perceber pelas pressões internacionais para a implantação e manutenção de regimes democráticos nos diferentes países do mundo. A defesa das instituições políticas, do Estado, da liberdade de expressão, da liberdade política, da tolerância religiosa e principalmente os direitos dos cidadãos ao voto são questões centrais para a democracia. Sobre a democracia no Brasil, é correto afirmar que estamos vivendo o maior período de experiência democrática brasileira desde o processo de redemocratização na década de 1980. As eleições e o sufrágio universal são duas características importantes desse processo.
O Estado brasileiro, no início do século XX, era oligárquico e patrimonial, tendo uma economia agrícola mercantil com base em uma sociedade de classes mal saída do escravismo. Hoje, é um Estado democrático, entre burocrático e gerencial, presidido por uma economia capitalista globalizada e uma sociedade pós-industrial.








domingo, 24 de novembro de 2019
Posted by Francisco Geo

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -