Archive for novembro 2018

Exercícios - Primeiro Ano

Primeiro Ano

Questão – 1
Analise as informações sobre o processo de industrialização mundial e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os tecnopolos concentram indústrias de alta tecnologia associados a pesquisas de inovação técnica, garantindo formação de pesquisadores. Exemplo: o tecnopolo do Vale do Silício, no litoral atlântico dos Estados Unidos.
( ) As incubadoras de empresas, surgidas nas universidades americanas no início do século XXI, desenvolvem-se em espaço virtual e oferecem suporte técnico a grandes empresas. Exemplo: os parques científicos do Brasil.
( ) A tendência recente é de muitas indústrias abandonarem áreas tradicionais e de aglomeração. Exemplo: as indústrias de alta tecnologia, em expansão nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, buscam localização em subúrbios afastados ou em cidades interioranas.
( ) O advento de empresas multinacionais promoveu a instalação de indústrias de grande porte em países com fraca industrialização, inserindo-os na economia internacional, mas causando comprometimentos e subordinação.
Exemplo: Brasil e México, que sofreram urbanização desordenada e degradação ambiental.
( ) A reforma industrial chinesa passou pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados, cuja produção se destina ao mercado externo. Exemplo: a orla litorânea concentra a maior parte das ZEEs chinesas e registra a maior renda per capita.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F– V – V – F.                  d) F – V – V – F – F.
b) V – V – V – F – F.                 e) V – F – V – V – V.
c) F – F – V – V – V.

Questão – 2
“O poder imenso dos Estados Unidos é, antes de tudo, multidimensional […]. Isto significa que a influência global norte-americana estende-se por todos os setores da vida das nações, nas suas relações internacionais e internas.”
(Magnoli, D. Geografa para o Ensino Médio, 2012. p.513).
Sobre a economia norte-americana, suas relações e influências no mercado global, podemos afirmar que:
I. o Canadá é, atualmente, um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, que absorvem a maior parte das exportações canadenses.
II. o mercado consumidor norte-americano funciona como um dos principais dínamos da economia global e contribui, decisivamente, para expansão da indústria asiática.
III. atualmente, o Japão fgura como o maior investidor no mercado financeiro norte-americano, utilizando os títulos do Tesouro dos Estados Unidos como principal veículo de aplicação de suas vastas reservas monetárias.
IV. a criação do Acordo de Livre-Comércio das Américas (NAFTA) e os consequentes investimentos feitos pelos Estados Unidos no México revelam que o principal objetivo do bloco é facilitar a circulação de riquezas e de pessoas entre os dois países.
V. as significativas remessas de lucro, por parte das empresas norte-americanas no exterior, para suas sedes, não vêm garantindo o equilíbrio nas contas externas dos Estados Unidos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I, III e IV.                        d) II, III e IV.
b) II, III e V.                        e) I, II e V.
c) II, IV e V.

Questão – 3
Com a finalidade de gerar excedentes e se tornarem altamente competitivos no mercado internacional, os Estados Unidos desenvolveram uma agricultura comercial bastante especializada, que se utiliza de técnicas modernas e está bastante integrada à indústria e ao comércio daquele país, denominada de:
a) Belts ou Cinturões agrícolas
b) Agricultura de jardinagem
c) Kibutz
d) Kolkhozes
e) Plantation

Questão – 4
Entre os estados dos Estados Unidos, dois estão separados do território continental, são eles:
a) Michigan e Idaho.
b) Jamaica e Ilhas Galápagos.
c) Alasca e Ilhas do Havaí.
d) Bahamas e Ohio.
e) Califórnia e Flórida.

Questão – 5
"É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall – 5.VI.1947).
O plano Marshall constituiu:
a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.
b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.
c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.
d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.
e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias

Questão – 6
Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é INCORRETO afirmar:
a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas ou “belts”.
b) Apresenta um elevado grau de mecanização.
c) Detém o maior índice de produtividade do planeta.
d) Caracteriza-se pela agroindústria.
e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.

Questão – 7
Cresce a proporção de latinos nos EUA Já se sabe que a população latina está mudando a face dos Estados Unidos, e os números confirmam: a cada 30 segundos nasce no país uma pessoa dessa origem. Os latinos são 14,2% da população, 40,5 milhões de pessoas. De acordo com os dados do censo americano, os latinos representam o segmento mais jovem.
PILAR MARRERO. Adaptado de http://politicainternacional-jorge.blogspot.com
O texto faz referência ao aumento da proporção de hispânicos na população estadunidense.
Além da imigração elevada, esse aumento é consequência direta do seguinte aspecto demográfico característico desse grupo:
a) estrutura etária associada a altas taxas de natalidade
b) taxa de emigração marcada por percentual elevado de idosos
c) população economicamente ativa concentrada nas áreas rurais
d) altas taxas de mortalidade masculina gerada por condições precárias de trabalho

Questão – 8
A Conferência de Bretton Woods (1944), realizada no ocaso da Segunda Guerra Mundial, é considerada um marco na história do Direito Internacional no século XX porque
a) estabeleceu as bases do sistema econômico e financeiro internacional, por meio da criação do Banco Mundial – BIRD, do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio – GATT.
b) inaugurou uma nova etapa na cooperação política internacional ao extinguir a Liga das Nações e transferir a Corte Internacional de Justiça para a estrutura da então recém-criada Organização das Nações Unidas – ONU.
c) criou o sistema internacional de proteção aos direitos humanos, a partir da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
d) criou o Tribunal de Nuremberg, corte ad hoc responsável pelo julgamento dos principais comandantes nazistas e seus colaboradores diretos pelos crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Questão – 9
"O Progresso Americano"


A tela de John Gast simboliza a difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do século XIX.
Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias:
a) Doutrina Monroe
b) Política do Big Stick
c) Política da Boa Vizinhança
d) Doutrina do Destino Manifesto

Questão – 10
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afrmações a seguir, referentes à urbanização e à formação das cidades.
( ) As cidades de Nova Iorque, Tóquio e Londres são chamadas de cidades globais, pois influenciam a economia mundial e possuem os principais centros financeiros do globo.
( ) A área metropolitana de São Paulo é formada pela conurbação do município de São Paulo com Santo André, São Caetano do Sul e Diadema, entre outros.
( ) Na região nordeste dos Estados Unidos, localizam-se as cidades de Boston, Los Angeles, São Francisco e Washington, que constituem a primeira megalópole mundial.
( ) As megacidades são aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, tais como o Rio de Janeiro, a Cidade do México, Cairo, Calcutá e Tóquio.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – V – V – F.                 d) F – F – V – V.
b) V – V – F – V.                 e) F – V – F – F.
c) V – F – V – F.

Questão – 11
Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se diz a seguir sobre o papel dos Estados Unidos da América na geopolítica e na geoeconomia internacionais.

( ) Continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta.
( ) Têm no seu mais recente presidente eleito, Donald Trump, um reconhecido conservador no que tange às ações de política externa em relação a países como Irã, Venezuela e Coreia do Norte.
( ) Fortaleceram importante posição de liderança ambiental global ao assumir compromissos na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, em especial durante o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima.
( ) Com a crise econômica sentida nos último anos, o país tem desenvolvido uma política de desmilitarização e redução dos custos com armamentos, fato que já resultou numa diminuição das tensões internacionais com países inimigos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

a) F, V, F, V.
b) V, F, V, F.
c) F, V, F, F.
d) V, F, V, V.

Questão – 12
A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.
a) Mercosul
b) Apec
c) União Europeia
d) Nafta
e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Questão – 13
Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
a) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.
b) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.
c) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.
d) A maioria da população canadense é de origem europeia.
e) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México.

a) F V V V F
b) F F V V V
c) F V F F V
d) V F F F V

Questão – 14
Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.
a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.
d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.
e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.

Questão – 15
“… Os produtos finais têm alto valor unitário, o que reduz a importância dos custos de transporte. Por outro lado, mão-de-obra científica e técnicos altamente qualificados, e intensos investimentos de capital constituem as exigências cruciais para o sucesso desses empreendimentos. Assim, centros empresariais de alta tecnologia disseminaram-se por uma grande variedade de novas localizações, distantes das regiões industriais tradicionais. A eletrônica, a informática, a biotecnologia, a bélica – exemplificam novas localizações.” Essa concentração de indústrias de ponta pode ser encontrada:
a) no Vale do Silício (Califórnia – EUA)
b) no Vale do Hoang-hô. (China)
c) no ABC paulista.
d) no litoral Atlântico do México.
e) na região metropolitana de Paris.

Questão – 16


Os Estados Unidos resolviam a política de distribuição de terras que nortearia a ocupação humana do Oeste Americano com a criação de uma lei. Segundo essa lei, qualquer chefe familiar, maior de 21 anos, e que nunca tivesse lutado contra os EUA em algum conflito teria o direito de ocupar um quarto de milha quadrada (cerca de 402 m²) de terras devolutas desocupadas. Dessa forma, um modelo baseado na pequena propriedade, policultora e de mão de obra familiar, resolveu a questão agrária norte-americana.
Essa lei é conhecida como:
a) Destino Manifesto
b) Política do Big Stik
c) Doutrina Monroe
d) Homestead Act

Questão – 17
Um ex-líder do grupo Ku-Klux-Klan foi preso anteontem acusado de ter matado, há quarenta anos, três jovens no estado americano do Mississipi. O crime ficou famoso graças ao filme "Mississipi em Chamas", do diretor Alan Parker. Edgar Rey Killen, setenta e nove anos, foi apresentado ontem à Justiça e se declarou inocente. O caso foi reaberto em 1999.
"Folha de São Paulo", 08/01/2005 .
A Ku-Klux-Klan surgiu ao final da Guerra de Secessão, como uma sociedade secreta. Aponte a alternativa que apresenta o tipo de atuação desenvolvida por essa sociedade secreta:
a) Promoviam a intolerância contra os negros e contra os brancos que com eles simpatizavam.
b) Lutavam para garantir a integração dos negros como homens livres, com direitos defendidos por lei.
c) Nascida na cidade de Nashville, no sul dos Estados Unidos, foi extinta em 1915 tendo desaparecido definitivamente.
d) A atuação dessa sociedade demonstra que a Guerra de Secessão sepultou qualquer tipo de intolerância nos Estados Unidos.
e) A atuação dessa sociedade ficou sempre restrita ao sul dos Estados Unidos e limitada a ação contra os negros.

Questão – 18
"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado."
(ENTREVISTA DE NATHAN BEDFORD FORREST ao JORNAL DE CINCINNATI, Ohio, 1868.)
A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo
a) assegurar os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de participação dos negros nas eleições.
b) impedir a formação de ligas entre nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos Estados Unidos.
c) unir os brancos para manter seus privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos garantidos pelo governo.
d) proteger os brancos das ameaças e massacres dos negros, que criavam empecilhos para o desenvolvimento econômico dos estados sulistas.
e) evitar confrontos com os nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas brancos.

Questão – 19
O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo atual, com uma economia dinâmica, alto nível cultural e grande desenvolvimento tecnológico. Porém, enfrenta alguns problemas internos, ligados ao baixo contingente populacional e à dificuldade de ocupação de um espaço natural anecúmeno. Uma das opções abaixo NÃO está de acordo com a distribuição da população canadense. Assinale-a:
a) A grande aglomeração populacional, na região sudeste, é explicada pelo poder econômico formado pelas Províncias de Quebec e Ontário, as mais industrializadas.
b) Por ser uma nova área industrial, as Províncias Atlânticas apresentam uma recente concentração populacional.
c) O grande Norte Canadense é uma região de vazio demográfico; embora apresente diversos recursos minerais, sua extração é dificultada pelo clima.
d) A distribuição da população pela linha de fronteira dos Estados Unidos é explicada pelo clima mais ameno.
e) A alta mecanização da agricultura desenvolvida nas pradarias libera mão-de-obra para outras atividades econômicas, como a indústria petroquímica.

Questão – 20
No pós Primeira Guerra Mundial, os EUA se tornaram uma potência mundial. A prosperidade estadunidense possibilitou ao país exportar produtos agrícolas e industrializados para toda a Europa, garantindo grandes lucros ao país. Entretanto, os EUA não exportaram apenas produtos agrícolas e industrializados à Europa e ao restante do planeta. A cultura norte-americana também passou a impregnar as outras nações. Principalmente por meio da literatura, do cinema e da música, os Estados Unidos souberam, como nenhum outro país, aproveitar-se da lacuna de poder aberta pela crise europeia do pós-guerra. Foram três décadas. Esse conceito é conhecido como:
a) “american way of life”
b) “american dream”
c) “doutrina Truman”
d) “homestead Act”

Questão – 21
A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:
a) a Guerra Franco-Prussiana.
b) a quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.
c) a Guerra Civil Americana.
d) a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
e) a Independência dos Estados Unidos.

Questão – 22
No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J. K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que “à medida que o tempo passava tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.” (Dias de boom e de desastre in J.M. Roberts (org), História do Século XX.).
A aparente prosperidade pode ser percebida nas seguintes características:
a) o aumento da produção automobilística, a expansão do mercado de trabalho e a falta de investimentos em tecnologia.
b) a destruição dos grandes estoques de mercadorias, o aumento dos preços agrícolas e o aumento dos salários.
c) a cultura de massa com a venda de milhões de discos, as dívidas de guerra dos EUA e o aumento do número de empregos.
d) a crise de superprodução, a especulação desenfreada nas bolsas de valores e a queda da renda dos trabalhadores.
Questão – 23
Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:
a) Pacto de Varsóvia
b) New Deal
c) Acordo de 1931
d) Projeto Manhattan
e) Plano Marshall

Questão – 24
"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo 
candidato dos democratas."

O candidato vencedor foi:
a) John Kennedy
b) George Washington
c) Woodrow Wilson
d) Fraklin Roosevelt
e) Harry Truman

Questão – 25
A crise de 1929 e dos anos subsequentes teve sua origem no grande aumento da produção industrial e agrícola, nos EUA, ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial, quando o mercado consumidor, principalmente o externo, conheceu ampliação significativa. O rápido crescimento da produção e das empresas valorizou as ações e estimulou a especulação, responsável pela "pequena crise" de 1920-21. Em outubro de 1929, a venda cresceu nas Bolsas de Valores, criando uma tendência de baixa no preço das ações, o que fez com que muitos investidores ou especuladores vendessem seus papéis. De 24 a 29 de outubro, a Bolsa de Nova York teve um prejuízo de US$ 40 bilhões. A redução da receita tributária que atingiu o Estado fez com que os empréstimos ao exterior fossem suspensos e as dívidas, cobradas; e que se criassem também altas tarifas sobre produtos importados, tornando a crise internacional.

 Os fatos apresentados permitem inferir que

a) as despesas e prejuízos decorrentes da 1ª Guerra Mundial levaram à crise de 1929, devido à falta de capital para investimentos.
b) o significativo incremento da produção industrial e agrícola norte-americana durante a 1ª Guerra Mundial consistiu num dos fatores originários da crise de 1929.
c) a queda dos índices nas Bolsas de Valores pode ser apontada como causa do aumento dos preços de ações nos EUA em outubro de 1929.
d) a crise de 1929 eclodiu nos EUA a partir da interrupção de empréstimos ao exterior e da criação de altas tarifas sobre produtos de origem importada.
e) a crise de 1929 gerou uma ampliação do mercado consumidor externo e, consequentemente, um crescimento industrial e agrícola nos EUA.

Questão – 26
Considerando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afirmar que:

a)  a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.
b)  a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária.
c)  a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país.
d)  os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.

Questão – 27
 Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:

a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.

Questão – 28
NÃO pode ser considerado(a) consequência da crise econômica de 1929:

a) a retração do comércio internacional e da produção industrial, bem como a queda do preço das matérias-primas.
b) o crescimento do desemprego na Alemanha, país cuja economia era baseada na exportação de produtos industrializados.
c) o crescimento econômico da União Soviética baseado na Nova Política Econômica (NEP).
d) a eleição de Franklin Delano Roosevelt para a presidência dos Estados Unidos, com um programa de recuperação econômica.
e) o crescimento eleitoral do Partido Nazista na Alemanha.

Questão – 29
Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.

a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.

Questão 30
Eleito presidente dos Estado Unidos em 1932, Franklin Delano Roosevelt iniciou seu mandato lançando um plano de contenção da crise. ____________________ previa uma saída rápida da crise, para isso estabeleceu:
* Estado controlando a economia;
* Controle dos preços pelo governo;
* Criação de postos de trabalho;
* Concessão de empréstimos;
* Aumento da oferta de emprego em obras financiadas pelo governo;
* Salário mínimo e limite da jornada de trabalho.
Esse plano é conhecido como:
a) New Deal
b) Plano Marshall
c) Doutrina Truman
d) Homestead Act

Questão – 31
As duas últimas décadas do século XX assistiram à desmontagem do "Estado do Bem Estar Social" (Welfare State), expressão que se refere:
a) a uma política econômica baseada na estatização da economia, tendo sido levada a cabo principalmente pelos governos socialdemocratas após a Segunda Guerra Mundial.
b) Ao Estado que garante a todos os cidadãos, como direito político: renda mínima, alimentação, saúde, habitação e educação.
c) à aplicação ortodoxa dos princípios liberais de auto regulação pelas leis do mercado, refutando a intervenção do Estado na economia.
d) à versão Ocidental da planificação econômica soviética, desenvolvida pelos sucessivos gabinetes trabalhistas britânicos no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
e) à política de boa vizinhança defendida pelos governos norte-americanos na América Central, conhecida também como "Aliança para o Progresso".

Questão – 32
Entre as lideranças políticas internacionais frequentemente associadas ao neoliberalismo dos anos 1980, podemos apontar:
a) Ronald Reagan e Winston Churchill
b) Vladimir Putin e Bashar Al-Assad
c) Juan Domingo Perón e Richard Nixon
d) Margaret Thatcher e Ronald Reagan

Questão – 33
A Era Reagan, nos anos de 1980 foi marcado pelo avanço das práticas neoliberais. No plano econômico os EUA assistiram o avanço de um país da Ásia conquistando mercados e ameaçando a hegemonia estadunidense.
O país que o texto refere-se:
a) URSS
b) China
c) Coreia do Sul
d) Japão

Questão – 34
O segundo mandato presidencial de Bill Clinton ficou marcado por turbulências de ordem pessoal e política cujo ponto culminante foi o enfrentamento de um processo de impeachment. O motivo principal de tais turbulências foi:
a) a suspeita de Clinton ter cometido homicídio em seu estado natal, Arkansas.
b) o escandaloso caso sexual entre Clinton e sua secretária Mônica Lewinsky.
c) a descoberta de que o então presidente era usuário de drogas.
d) o escandaloso caso de racismo cometido por Clinton contra um senador negro do Alabama.
e) a descoberta de que Clinton foi eleito com o dinheiro do crime organizado dos EUA.

Questão – 35
Nicholas Brady, ex-secretário do Tesouro norte-americano, elaborou na década de 80 o Plano Brady, que ajudou a resolver a crise da dívida da América Latina na década passada. A crise ameaçava o sistema bancário dos EUA, credor da dívida. Um dos países para o qual esse Plano foi mais efetivo tornou-se parceiro econômico dos EUA em uma organização importante dentro da nova ordem mundial.
Destaque o país e a referida organização:
a) Canadá – NAFTA
b) Rússia – OTAN
c) China – APEC
d) México – NAFTA
e) Japão – APEC

Questão – 36
Em função da crise japonesa, o Presidente Clinton intervém junto a ação de Ryutaro Hashimoto (1º ministro) para a reforma do sistema bancário e um plano para recuperar a economia local.
“O Japão é muito importante para o mundo, especialmente para os EUA, e os esforços que nós estamos fazendo para apoiar a recuperação da economia da Ásia são muito importantes para que o progresso econômico continue. Nós temos uma chance de virarmos a situação na Ásia antes que ela fique pior”. (Bill Clinton – em 18/06/98)
O interesse dos EUA em relação ao Japão se deve a diversos fatores, excetuando-se:
a) Dentro de uma economia globalizada, o problema existente em um país importante do sistema reflete nos demais.
b) Os EUA já apoiaram o Japão após a II Guerra, quando ocorreu o “Milagre” japonês.
c) A União europeia não se ressente com a crise asiática ou qualquer outra; vive sua organização isolada aos demais grupos econômicos mundiais.
d) O Brasil também sentiu os efeitos da crise asiática, bem como a Argentina além dos Estados Unidos que se interessam em ajudar o Japão para não cair.
e) Os efeitos de uma crise econômica em uma área comercialmente importante, são internacionais.

Questão – 37
A derrubada das torres gêmeas do World Trade Center em Nova York e o ataque ao Pentágono, em 2001, tiraram a vida de quase três mil pessoas e tornaram aquele dia inesquecível para a humanidade. A preocupação para se precaver contra o terrorismo alterou conceitos e mudou hábitos em várias partes do planeta. Muito além disso, territórios foram invadidos e milhares de civis e militares mortos em nome do que se convencionou ser a 'Guerra contra o Terror". (Jornal Diário do Nordeste - 11/09/2011) Desde a tragédia de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos aplicam um conjunto de procedimentos estratégicos visando aniquilar os regimes que, segundo os estadunidenses, representam ameaça bélica à supremacia dos Estados Unidos, conhecido como:
a) Plano Marshall
b) Doutrina Monroe
d) Doutrina Bush
d) New Deal

Questão – 38
Considerando o mapa dos EUA, assinale a alternativa que corresponde à melhor descrição para a área destacada no mapa.



a) Trata-se do Cinturão da Ferrugem americano, região dos EUA de economia baseada na indústria pesada e de manufatura, cujo nome é uma ironia referente à degradação da área e ao grande número de galpões industriais abandonados.
b) Refere-se à Cotton belt, especializada no cultivo do algodão, de ocorrência tradicional no sul, por ser uma região mais quente.
c) Trata-se do Vale do Silício, que abrange várias cidades do estado da Califórnia e sul de São Francisco, estendendo-se até os subúrbios de San José.
d) A região é notória pelo cultivo da laranja, mas também se destaca no turismo. Apresenta clima subtropical com temperaturas mais altas do que o padrão nacional. Possui uma sofisticada infraestrutura e um grande número de parques de diversões temáticos que atraem visitantes de todo o país e de outros lugares do mundo.
e) A indústria dessa região tem a peculiaridade de se destacar em setores de altíssima tecnologia, sobretudo, aeroespacial e de computação. Está muito próxima ao Canadá e tem, como destaque, a cidade de Seatle.

Questão – 39
"(...) Há neste momento nos Estados Unidos cerca de 14 milhões de desempregados, e, como muitos deles têm família, 20 a 30 milhões de homens e mulheres vivem de esmolas, privadas ou públicas (...). O espetáculo de uma grande nação de que um quarto se encontra reduzido à impotência produz emoções bem mais fortes do que uma estatística em preto e branco. Desde que põe pé neste país, o estrangeiro compreende de repente que em nenhum momento a Europa imaginou a dolorosa intensidade da depressão dos Estados Unidos." 
(MAUROIS, André, ESTALEIROS AMERICANOS. 1933)
A recuperação econômica dos EUA, após a Crise de 1929, ocorreu através do NEW DEAL (1933-1938).Todas as alternativas apresentam instrumentos de ação do NEW DEAL, EXCETO:

a) A administração de Reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
b) A Lei Anti-Truste, que proibia o controle de 60% do mercado por uma empresa ou associação de empresas.
c) A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
d) A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
e) A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção.

Questão – 40
Estados Unidos e Canadá são países de língua inglesa que passaram pelo processo de colonização de povoamento. Essa parte do continente Americano é chamada de:

a) América Latina
b) América Central
c) América do Sul
d) América Anglo-Saxônica















terça-feira, 20 de novembro de 2018
Posted by Francisco Geo

Constituição

Resumo da Constituição de 1988


A Constituição Federal de 1988, que também é conhecida em território nacional como a Constituição Cidadã nada mais é do que a 7º Constituição aplicada no país desde a sua Independência.
Ela foi desenvolvida por 558 diferentes constituintes dentro do período de 20 meses, ou seja, por quase dois anos completos. Em 05 de outubro do ano de 1988, ela foi promulgada em todo o território nacional, com 9 títulos em que se aplicam 245 diferentes artigos.
A Constituição de 1988 é também considerada como a melhor e mais complexa desde a redemocratização do país, afinal, é a mais efetiva no que diz respeito à garantia dos direitos humanos, sociais e de trabalho para a população brasileira.
Os principais temas tratados pela Constituição
Como já dito anteriormente, a Constituição de 1988 foi dividida em 9 diferentes títulos.
O primeiro deles corresponde aos princípios fundamentais; o segundo título, sobre as garantias e os direitos fundamentais. O título três já se refere à própria organização do estado; e o quarto, à organização dos poderes. O 5º título é nomeado de “Defesa do Estado e das Instituições”, o 6º é voltado para a definição de regras para tributação e orçamento.
Por fim, o 7º título é aquele que conta com as principais informações sobre a ordem econômica e financeira, o 8º sobre a ordem social e a último e nono título, conta com as disposições gerais da Constituição.
De uma forma geral, devemos destacar que essa nova carta trouxe uma série de melhorias e conquistas para a nação e principalmente para a população no que diz respeito aos seus direitos como cidadãos.
O motivo para o desenvolvimento da Constituição
No final da década de 80, quando a Constituição Brasileira de 1988 foi fundada, instaurava-se no país uma grande preocupação com os direitos dos cidadãos brasileiros. Essa com certeza foi uma resposta a um período marcante para grande maioria da população, em que por mais de vinte anos, a população brasileira sofreu nas mãos de uma ditadura militar após um golpe de estado que teve sua duração prolongada.
Durante os anos da ditadura, todas as classes da população brasileira foram extremamente afetadas, deixando de lado muitas de suas garantias, como por exemplo, os direitos sociais. Além de uma série de proibições e restrições que se estabeleceram durante essa fase, existe ainda a confirmação de uma série de casos de perseguição política, tortura e muitos outros. Motivo pelo qual foi criada também a Comissão da Verdade, com o intuito de condenar e julgar os responsáveis por tais feitos durante a ditadura.
Dessa forma, devemos destacar que a Constituição de 1988 veio à tona com o intuito de garantir o maior número possível de garantias para a população, sendo este um verdadeiro espelho de um período pós-ditatorial.
Suas principais características
Quando comparada com outras constituições devemos destacar que a de 1988 reúne uma série de avanços e melhorias para o país e principalmente no que diz respeito aos direitos da população como um todo. Sendo assim, ela representa um verdadeiro marco para o país e sua redemocratização.
Entre as modificações que foram mais significativas para a população podemos reunir alguns destaques, começando pelas mudanças no direito de voto: agora, os analfabetos também poderiam votar nas eleições, assim como os jovens de 16 a 18 anos podem escolher entre votar ou não, sendo esta ação de caráter facultativa (à escolha do cidadão).
A partir dessa constituição, muda-se também o período de mandado dos presidentes da República, que anteriormente à 1988, era de 05 anos. Desse ano para cá, os presidentes têm mandatos de quatro anos.
Além disso, as eleições passam a ser realizadas em dois turnos para os candidatos de maior importância e relevância social tanto para a República como também para cada um dos estados na nação. Sendo assim, as eleições são realizadas em dois turnos para os cargos de governadores, presidentes e prefeitos em caso de cidades com população votante superior à 200 mil.
Outra mudança bem significativa é em relação aos direitos trabalhistas, que pela primeira vez são aplicados com eficácia não só para os trabalhadores rurais e urbanos como também para os domésticos.
Entre os direitos de trabalho podemos começar com a liberdade dos sindicatos, que inclusive, passavam a ter o poder de organização de greves. A jornada de trabalho máxima também é diminuída de 48 para 44 horas semanais.
Além disso, instaurou-se nessa época o direito ao seguro desemprego, ao décimo terceiro salário como um adicional no final do ano, o abono de férias e um dos maiores direitos de todos para os trabalhadores: as férias remuneradas e ainda com um acréscimo de um terço do salário do trabalhador brasileiro.
Para as mulheres que se tornam mães durante um emprego, há a licença maternidade de 120 dias, em que a mulher fica afastada durante esse período, recebendo normalmente o seu salário para cuidar da criança em seus primeiros meses. O pai, por sua vez, tem a licença paternidade de 05 dias.

https://www.resumoescolar.com.br/historia-do-brasil/resumo-da-constituicao-de-1988/

Posted by Francisco Geo

EXERCÍCIOS - SEGUNDO ANO

Resultado de imagem para BANDEIRA DO ACRE

Questão – 1
A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
a) Norte
b) Sul
c) Nordeste
d) Centro-Oeste
e) Sudeste

Questão – 2
No que concerne à geografia humana da Amazônia, assinale a afirmação verdadeira.

 a) Até o fim do século XX, a Amazônia concentrava uma população que tinha relações econômicas e culturais muito ligadas aos rios, mas, com o aumento da concentração de pessoas em cidades construídas ao longo de rodovias, esta territorialidade se transformou.

 b) Uma das práticas de ação sobre a Amazônia é aquela conduzida por empresas ligadas à extração de riquezas oriundas da biodiversidade, que, ao contrário das estratégias convencionais de mercado, não prejudicam a cultura e o conhecimento das populações tradicionais.

 c) Na Amazônia, as relações territoriais comandadas pelo avanço nos meios de comunicação e transporte já não mais submetem a circulação, o comércio e os fluxos de pessoas aos ritmos impostos pelas enchentes e vazantes dos grandes rios.

 d) A Amazônia sente fortes impactos com o avanço do agronegócio e da exploração mineral, que substitui a floresta por pasto ou por sítios de exploração de commodities, especialmente na borda meridional da região, estendendo-se da parte oriental do Pará até a ocidental, em Rondônia.

Questão – 3
O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.


Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobreMudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.

Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

 a) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária.

 b) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta.

 c) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.

 d) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência.

 e) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.

Questão – 4
Asa branca



Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação



Que braseiro, que fornalha

Nem um pé de plantação

Por falta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão



Até mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Então eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

[...]

GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br. Acesso em: 29 set. 2011 (fragmento).

 O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por

a) índices pluviométricos baixos.
b) alta taxa de evapotranspiração.
c) temperatura de clima temperado.
d) vegetação predominantemente epífita.
e) migração das aves no período reprodutivo.

Questão – 5
Na organização do território paraibano, a partir da distribuição populacional, especificamente nas re­giões localizadas entre o Litoral e o Sertão (o Agreste e o Brejo), observa-se o predomínio de uma intensa densidade demográfica correspon­dente a 100 e a 300 hab/km2 respectivamente. Nesse contexto, sobre o Agreste e o Brejo parai­bano, pode-se afirmar:
I.   A origem da ocupação territorial está fundamentada na divisão da propriedade privada da terra em minifúndios, onde impera a agricultura familiar responsável por um índice significativo de emprego no campo.
II.   O avanço do capital na pecuária passa a ditar uma nova organização territorial: as áreas de lavouras passam a ser plantadas com palma ou capim para alimentar o gado, o que prejudica o trabalhador rural, que fica sem terra e torna-se migrante.
III.   A distribuição territorial da população mantém-se alta em função dos projetos agropecuários implantados pelo poder público e destinados exclusivamente à expansão pastoril em minifúndios, visando fazer cumprir a função social da terra.
Está(ão) correta(s) apenas
a) I
b) II e III
c) II
d) I e III
e) I e II

Questão – 6
O maior parcelamento das propriedades, a presença de culturas diversificadas em áreas de brejos constituem características no Nordeste, notadamente:
a) no Meio-Norte.
b) no Agreste.
c) na Zona da Mata.
d) no Sertão
e) no Recôncavo.

Questão – 7
Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais sub-regiões do Nordeste brasileiro:

a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão Maranhense.
c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte.
d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido.
e) Litoral, Meio Norte, Noroeste e Oeste.

Questão – 8
Leia o texto a seguir:
O fenômeno das secas só recebeu a atenção do poder central quando os “coronéis” sertanejos do algodão e do gado completaram sua ascensão econômica. Durante a grande seca de 1877-79, que dizimou cerca de 500 mil nordestinos, entre os quais a metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza, D. Pedro II chegou a afirmar que “empenharia até as joias da Coroa, mas não permitiria que os sertanejos passassem fome”. O imperador não vendeu as joias, mas iniciou em 1881 a construção do primeiro grande açude no Nordeste, em Quixadá, no Ceará.
As secas passaram a ter significado político na época da consolidação da oligarquia algodoeira [...]. A “política hidráulica” que tomava corpo, focalizada na construção de barragens, açudes, poços e estradas, constituiu um veículo de transferência de recursos públicos para o patrimônio privado da elite sertaneja.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino MédioSão Paulo: Atual, 2008.p.327-328.
Diante das considerações expostas pelo texto, assinale a alternativa correta:
a) O problema da seca do Nordeste limita-se à não funcionalidade do açude de Quixadá, no Ceará.
b) Ao afirmar que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, o autor quis dizer que a esperança do governo era o empreendedorismo dos pequenos agricultores regionais para resolver o problema da seca.
c) Com a leitura do texto, percebemos que o problema da seca continuou no Nordeste em razão de D. Pedro II não ter empenhado as joias da Coroa, conforme havia prometido.
d) O autor do texto revela que o problema da seca do Nordeste é histórico e está relacionado a eventos políticos e interesses econômicos oligárquicos.

Questão – 9
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Nordeste semiárido brasileiro:
"Existem na América do Sul três grandes áreas semiáridas - a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco."
(Aziz Nacib Ab Saber, "Ciência Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.)
a) O semiárido nordestino caracteriza-se por baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações ao longo dos anos.
b) Um dos fatores marcantes da região é a inexistência de rios perenes e caudalosos. Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigação na área.
c) Apesar de predominantemente seco, no semiárido, encontram-se algumas áreas de mata úmida, alimentadas por chuvas orográficas. Essas áreas são conhecidas, regionalmente, como "brejos".
d) Ao contrário do que se imagina, o Nordeste seco não é o "império" das chapadas. Em 85% do seu território predominam depressões interplanálticas, situadas entre maciços antigos e chapadas localizadas.

Questão – 10
A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre outros fatores por:

a) apresentar uma estrutura agrária exclusivamente de latifúndios dedicados à lavoura de cana-de-açúcar.
b) dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial.
c) aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação.
d) englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina.
e) fornecer mão de obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata.

Questão – 11
Entre os municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, desenvolve-se o mais importante polo da agricultura irrigada do Nordeste, possível devido à presença do rio São Francisco. Essa região faz parte do chamado Polígono das Secas, e a agricultura ali só se tornou viável graças ao sistema de irrigação.
Nessa área são cultivados legumes e frutas, e parte dessa produção de frutas é exportada para a Europa.
(http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/Contecsi2004/BrasilEmFoco/port/divpol/nordeste/ba/agirriga/apresent.htm Acesso em: 20.08.2011. Adaptado)
Assinale a alternativa correta sobre o rio São Francisco.
a) Característica do rio: intermitente; Localização da nascente: Bahia; Atravessa a região de clima: tropical; Estados percorridos: Bahia, Acre, Pernambuco, Sergipe e Rondônia
b) Característica do rio: intermitente; Localização da nascente: Minas Gerais; Atravessa a região de clima: semiárido; Estados percorridos: Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará e Roraima
c) Característica do rio: Perene; Localização da nascente: Pará; Atravessa a região de clima: semiárido; Estados percorridos: Pará, Maranhão, Piauí, Acre e Paraíba
d) Característica do rio: Perene; Localização da nascente: Bahia; Atravessa a região de clima: Tropical; Estados percorridos: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Paraíba
e) Característica do rio: perene; Localização da nascente: Minas Gerais; Atravessa a região de clima: semiárido; Estados percorridos: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas
Questão – 12
O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:

a) cana-de-açúcar
b) algodão
c) amendoim
d) cacau
e) sisal
Questão – 13
A GEOPOLÍTICA DO ESTADO
Na Amazônia brasileira, o Estado favoreceu a economia urbana para fins geopolíticos. O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos ou de produção inexpressiva no Brasil, o Estado teve claro objetivo geopolítico, implantando uma economia industrial em meio a uma região dominada ainda por uma economia mercantil em área pouco povoada e com um passado de disputas.
Fonte: BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 44. Adaptado.
Essa área criada pelo Estado, no final da década de 1960, pertence ao seguinte empreendimento regional:
a) Projeto Calha Norte.
b) Zona Franca de Manaus.
c) Rodovia Transamazônica.
d) Programa Grande Carajás.

Questão – 14
Leia o texto a seguir:
O fenômeno das secas só recebeu a atenção do poder central quando os “coronéis” sertanejos do algodão e do gado completaram sua ascensão econômica. Durante a grande seca de 1877-79, que dizimou cerca de 500 mil nordestinos, entre os quais a metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza, D. Pedro II chegou a afirmar que “empenharia até as joias da Coroa, mas não permitiria que os sertanejos passassem fome”. O imperador não vendeu as joias, mas iniciou em 1881 a construção do primeiro grande açude no Nordeste, em Quixadá, no Ceará.
As secas passaram a ter significado político na época da consolidação da oligarquia algodoeira [...]. A “política hidráulica” que tomava corpo, focalizada na construção de barragens, açudes, poços e estradas, constituiu um veículo de transferência de recursos públicos para o patrimônio privado da elite sertaneja.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino MédioSão Paulo: Atual, 2008.p.327-328.
Diante das considerações expostas pelo texto, assinale a alternativa correta:
a) O problema da seca do Nordeste limita-se à não funcionalidade do açude de Quixadá, no Ceará.
b) Ao afirmar que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, o autor quis dizer que a esperança do governo era o empreendedorismo dos pequenos agricultores regionais para resolver o problema da seca.
c) Com a leitura do texto, percebemos que o problema da seca continuou no Nordeste em razão de D. Pedro II não ter empenhado as joias da Coroa, conforme havia prometido.
d) O autor do texto revela que o problema da seca do Nordeste é histórico e está relacionado a eventos políticos e interesses econômicos oligárquicos.

Questão – 15




a) Destaque e identifique as quatro subregiões nordestinas.
b) Identifique pelo menos três Estados Nordestinos. 
c) Localize as três metrópoles que polarizam a produção industrial nordestina.

Questão – 16
Considere os seguintes textos:

I. "As estradas que levam aos portos de Mossoró Areia Branca e Macau estão cheias de retirantes, que vão se arrastando, fugindo do calvário da sua miséria, havendo, entre esses, muitas vítimas que caem inanimadas por não suportarem as fadigas e a duração da viagem."
(Jornal "A República", Rio Grande do Norte, setembro de 1903.)

II. "Metade dos municípios do Nordeste - 51,7% - está em situação emergencial por causa da seca. São 8,7 milhões de pessoas nessas áreas em estado crítico, segundo relatório da Secretaria Nacional da Defesa Civil."
(Jornal "Folha de São Paulo", novembro de 1992.)

A leitura dos dois textos e seus conhecimentos sobre a realidade nordestina permitem afirmar que
a) o agravamento da seca no Nordeste é cíclico e as pesquisas federais revelam que o problema limita-se à irregularidade das chuvas e vem sendo reduzido ano a ano.
b) no início do século os problemas relacionados à seca eram muito mais graves, pois não havia ainda a ajuda governamental e a concentração das terras era muito grande.
c) a perpetuação do problema da falta de água no Nordeste tem a dupla finalidade de preservar o clientelismo e mascarar um grande problema da Região que é a má distribuição das terras.
d) o número crescente de áreas irrigadas tem permitido hoje evitar o êxodo forçado do sertanejo, como acontecia com maior frequência no início do século.
e) atualmente o problema das secas é enfrentado com muito mais seriedade que no início do século, sendo prova disto a distribuição de "cestas básicas" e a perfuração de poços nas zonas mais afetadas.
Questão – 17
Sob o aspecto natural, o Nordeste é a mais diversificada dentre regiões brasileiras. Os quadros agrários têm muitas de suas características subordinadas aos solos, às condições climáticas e ao relevo. Por tais razões, pode-se corretamente afirmar que:

a) nos sertões, a variação de solos é muito pequena em função de relevos aplainados, onde se estabelece um sistema de pecuária semi-intensivo
b) as serras úmidas em rochas exclusivamente sedimentares têm uma ocupação agrícola muito variada
c) o litoral úmido é domínio da Mata Atlântica e da monocultura canavieira
d) a área cacaueira, situada nos agrestes nordestinos, tem apresentado notável crescimento de produtividade agrícola

Questão – 18
No Nordeste brasileiro, formações rochosas típicas do clima semiárido, com presença de morros residuais onde houve colaboração da erosão eólia, recebem o nome de:

a) Peneplanos
b) Mares de morros.
c) Inselbergs.
d) Tabuleiros.
e) Trapps.

Questão – 19
O agreste alterna, de maneira geral, dois tipos de vegetação:

a) Cerrado e cocais.
b) Floresta equatorial e cerrado.
c) Floresta tropical e mangues.
d) Floresta tropical e caatinga.
e) Floresta equatorial e cocais.

Questão – 20
Observe a figura ao lado, cujas setas indicam movimentos migratórios ocorridos no Brasil. As direções das flechas indicam um movimento migratório ocorrido por fenômenos específicos de um momento histórico da ocupação do território brasileiro. A dinâmica migratória representada ocorreu:



a) em virtude do ciclo da borracha na Amazônia, que atraiu grandes contingentes populacionais das outras regiões brasileiras em direção ao Norte.
b) entre os anos 30 e 50 do século XX, em virtude da integração do Mercado interno e do desenvolvimento regional brasileiro.
c) nos anos 60 do século XX, em virtude da criação de Brasília e do êxodo rural, provocado pela revolução verde no Nordeste e Sul do Brasil.
d) em função da atração exercida pelos grandes projetos de mineração e industrialização, a exemplo de Carajás e da Zona Franca de Manaus.
e) após a década de 80 do século XX, em função da incorporação de novas fronteiras agrícolas e pecuárias nas regiões Centro-oeste e Norte do Brasil.

Questão – 21
Analise o mapa abaixo.




 Na década de 1960, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que redefiniu a Amazônia Brasileira. Além dessa redefinição territorial, ocorreu a renomeação da região (área hachurada no mapa acima), que passou a se chamar
a) Amazônia Internacional.
b) Região Norte.
c) Pacto Amazônico.
d) Amazônia Legal.
e) Floresta Amazônica.

Questão – 22
A anexação do Acre ao território brasileiro foi oficializada com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Entre as personalidades a seguir, assinale a alternativa que indica o principal articulador da anexação do Acre ao território brasileiro.

a) Dom João VI
b) Barão do Rio Branco
c) Dom Pedro I
d) Senador Guiomard
e) Regente Feijó

Questão – 23
Geografia da Região Nordeste do Brasil: Analisando as relações cidade e campo no Nordeste Brasileiro é correto afirmar que:

a) a liberação de mão-de-obra no campo em função da mecanização agrícola é uma das características do espaço rural.
b) o espaço rural vem se tornando cada vez mais independente do espaço urbano.
c) as elevadas taxas de produtividade agrícola, por meio da modernização do setor, explicam o aumento do êxodo rural.
d) a pecuária na região do sertão é hoje praticada de forma intensiva com elevados índices de produtividade, liberando mão-de-obra do campo para as cidades.
e) a migração campo cidade provoca intensa urbanização produzindo periferias urbanas deficientes em infraestrutura e serviços urbanos.

Questão – 24
Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:
I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira;
II. Do ponto de vista sócio econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos;
III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;
IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.
São itens incorretos:
A) I, II e IV;
B) Apenas o item IV;
C) Apenas II e III;
D) II, III e IV;
E) I, II e III.

Questão –  25
“Os fatores de conservação transformaram o semiárido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antonio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).
Com base no trecho acima, é possível concluir que:
a) a grande evasão das populações do Nordeste em direção à região Sudeste resultaram no “boom” da borracha ocorrido na década de 1970;
b) as secas nordestinas não podem ser historicamente explicadas, já que decorrem de fenômenos estritamente geográficos;
c) a “indústria da seca” no Nordeste beneficiou diretamente as grandes capitais da região, estimulando sua industrialização em inícios do século XX;
d) as secas do Nordeste, resultando na multiplicação de fortes correntes migratórias, transformaram o homem nordestino em sinônimo exclusivo de flagelado;
e) a grande mobilidade dos nordestinos, mais que uma decorrência das secas, foi fruto de um sistema de dominação baseada na propriedade da terra que marginalizava homens livres e pobres.

Questão – 26
Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.
Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que:
a) o chamado “Polígono das Secas”, abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca.
b) grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do sertão e se direcionavam ao agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio.
c) o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial.
d) a ocorrência de campos para flagelados explica-se pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene — Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
e) a explicação do fenômeno de migração para as cidades como decorrente da pobreza no sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências.

Questão – 27
Sobre a população nordestina, julgue os itens a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.

( ) A região Nordeste é etnicamente homogênea, assinalando uma identidade única entre os seus habitantes.
( ) A sub-região da Zona da Mata é aquela que apresenta o menor número de habitantes.
( ) Em razão do elevado grau de industrialização, a maior parte da população brasileira encontra-se, atualmente, na região Nordeste.
( ) Apesar de apresentar um elevado índice populacional, algumas regiões do Nordeste apresentam verdadeiros “vazios demográficos”.
a) F F F V
b) F V F V
c) F F V V
d) V V F F

Questão – 28
Sobre a região Norte do Brasil, é correto afirmar que:

a) possui altíssima densidade demográfica, isto é, grandes vazios populacionais, principalmente no estado do Amazonas.
b) sob fomento de políticas públicas, vários projetos agropecuários, de mineração e industriais foram desenvolvidos, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
c) possui a maior floresta tropical xerófila do mundo, que vem sendo devastada a cada ano e também se estende por estados da região nordeste e por outros países da América do Sul.
d) devido à apropriação ilegal, terras devolutas, posseiros e grileiros, a região apresenta inúmeros conflitos por terra, especialmente no norte de Mato Grosso.
e) sua diversidade cultural é resultado da colonização efetuada por japoneses, italianos e negros, no final do período colonial, além de portugueses e dos povos indígenas.

Questão – 29
A principal característica socioeconômica que difere o Complexo Regional da Amazônia das demais regiões geoeconômicas brasileiras é:
a) a grande concentração de atividades no setor primário, com destaque para o extrativismo.
b) o intensivo adensamento demográfico na segunda metade do século XX.
c) a presença da Zona Franca de Manaus, um importante polo industrial.
d) a existência de áreas comerciais de integração com os países ao norte.
e) a maior ocupação militar em razão da necessidade de preservação ambiental.

Questão – 30
Vegetação típica do sertão nordestino:

a) cana de açúcar.
b) mangues.
c) caatinga.
d) cacau.
e) floresta equatorial.

Questão – 31
O planalto da Borborema interfere:

a) na hidrografia da região Sul.
b) na hidrografia da Sudeste.
c) na vegetação do Pantanal.
d) na vegetação da região Centro-Oeste.
e) no clima do Nordeste.

Questão – 32
Analisando a organização espacial da Região Nordeste do Brasil, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) A maior concentração econômica ocorre na Zona da Mata e nas Metrópoles Regionais - Salvador, Recife e Fortaleza.
b) Polos industriais especializados estão sendo criados, como o caso de Camaçari, com a indústria petroquímica.
c) A modernização da agropecuária está restrita à Zona da Mata.
d) Sua ocupação espacial foi realizada através de um povoamento que se processou do litoral para o interior.
e) A criação da SUDENE teve como objetivo atenuar as disparidades inter-regionais entre o Nordeste e o Sudeste, fazendo surgir o planejamento regional para o Nordeste.

Questão – 33
O  desempenho econômico do Nordeste, nos últimos anos, tem contribuído para reduzir disparidades características dessa região frente às mais desenvolvidas do País.
Esse desempenho positivo da economia nordestina pode ser atribuído a todos os seguintes fatores, EXCETO

a) Aumento do fluxo de migrantes para outras regiões, que refletiu na elevação da renda média da população remanescente empregada nos setores primários.
b) Diversificação das exportações agrícolas, favorecida pela introdução de novas culturas e pela adoção de práticas de plantio mais modernas nas áreas de agricultura comercial.
c) Expansão do turismo, graças aos investimentos particulares, nacionais e estrangeiros, beneficiados pela iniciativa pública de implantação de infraestrutura específica.
d) Investimentos industriais recentes, bem como a consolidação de iniciativas de décadas anteriores, que suscitaram o crescimento do setor secundário da região.

Questão – 34
Leia o texto a seguir:
O fenômeno das secas só recebeu a atenção do poder central quando os “coronéis” sertanejos do algodão e do gado completaram sua ascensão econômica. Durante a grande seca de 1877-79, que dizimou cerca de 500 mil nordestinos, entre os quais a metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza, D. Pedro II chegou a afirmar que “empenharia até as joias da Coroa, mas não permitiria que os sertanejos passassem fome”. O imperador não vendeu as joias, mas iniciou em 1881 a construção do primeiro grande açude no Nordeste, em Quixadá, no Ceará.
As secas passaram a ter significado político na época da consolidação da oligarquia algodoeira [...]. A “política hidráulica” que tomava corpo, focalizada na construção de barragens, açudes, poços e estradas, constituiu um veículo de transferência de recursos públicos para o patrimônio privado da elite sertaneja.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.327-328.
Diante das considerações expostas pelo texto, assinale a alternativa correta:
a) O problema da seca do Nordeste limita-se à não funcionalidade do açude de Quixadá, no Ceará.
b) Ao afirmar que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, o autor quis dizer que a esperança do governo era o empreendedorismo dos pequenos agricultores regionais para resolver o problema da seca.
c) Com a leitura do texto, percebemos que o problema da seca continuou no Nordeste em razão de D. Pedro II não ter empenhado as joias da Coroa, conforme havia prometido.
d) O autor do texto revela que o problema da seca do Nordeste é histórico e está relacionado a eventos políticos e interesses econômicos oligárquicos.

Questão – 35
A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como…
a) Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização. b) A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original. c) O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade. d) A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.
e) Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.
Questão – 36
O Meio-Norte ou Nordeste Ocidental é uma região:
a) onde os "brejos" ocupam as encostas das chapadas e se transformam em áreas de agricultura de subsistência.
b) de transição entre a Amazônia e o Nordeste, com economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional de algodão e arroz.
c) de relevo suave, verdadeira extensão da Planície Amazônica, que tem na pecuária leiteira e de corte a sua principal atividade.
d) de clima tropical úmido, onde se concentram atividades ligadas às "plantations" de cacau.
e) de grandes latifúndios, com ocorrências de elevadas densidades demográficas, devido à necessidade de numerosa mão-de-obra.

Questão – 37


Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.

Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que:
a) o chamado “Polígono das Secas”, abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca.
b) grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do sertão e se direcionavam ao agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio.
c) o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial.
d) a ocorrência de campos para flagelados explica-se pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene — Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
e) a explicação do fenômeno de migração para as cidades como decorrente da pobreza no sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências.

Questão – 38
A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.

Questão – 39

Considerando-se o mapa e os conhecimentos das estratégias geopolíticas para um melhor controle da Amazônia brasileira, é correto afirmar que o
a) Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) tem por finalidade a integração das forças armadas, visando à defesa da região.
b) Estado brasileiro, através dos projetos Calha Norte e Sipam/Sivam, tem total controle das vastidões da Região Amazônica.
c) Projeto Calha Norte teve origem no governo militar, na década de 70 do século passado, e visava, inicialmente, povoar as fronteiras do norte do país.
d) Projeto Jari, localizado nos limites dos estados de Roraima e do Amazonas, é um gigantesco empreendimento de assentamento agrícola que reforça a soberania amazônica.
e) Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) é uma rede de coleta e de processamento de informações sobre meio ambiente, meteorologia, vigilância aérea e de superfície, e terras indígenas, dentre outros, que são enviadas aos órgãos governamentais atuantes na região.

Questão – 40
Durante o período de inverno, a Massa de Ar Frio do Polar Atlântico (mPa) chega até a região Norte do Brasil. Assinale a alternativa que contém corretamente a denominação local desse
fenômeno:
a) Estiagem.
b) Geada.
c) Granizo.
d) Friagem.
e) “El Niño”.





















segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Posted by Francisco Geo

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -