Archive for agosto 2014

AGRICULTURA


  • A Revolução Verde é um processo de modernização agrícola cujo o objetivo é aumentar a produção através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilizantes do solo e utilização de máquinas no campo. Tudo isso visa ao crescimento da produtividade. 
  •  Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, com o discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos e acabar com a fome do mundo.
  • Esse projeto acaba expandindo o mercado consumidor do Grupo Rockfeller. O processo de modernização no campo altera a estrutura agrária. Muitos não conseguem e acabam endividados, tendo que vender suas terras e assim contribuindo mais ainda para a concentração fundiária.
  • O Estatuto da Terra foi criado durante o governo militar, visava uma melhor distribuição das terras e o seu desenvolvimento. Infelizmente isso não acontece devido a pressão política ruralista que enfraquece o próprio estatuto, provocando uma acentuada concentrada de terras.
  • Sobre nossa estrutura fundiária, podemos afirmar que ela permanece concentrada, ou seja, muitas terras nas mãos de poucos, uma distribuição desigual. Um quadro que vem desde o Brasil Colônia com a criação das capitanias hereditárias e as sesmarias.Temos a implantação de lavouras de cana-de-açúcar classificada como plantation, ou seja, monocultura destinada a exportação e baseada na mão de obra escrava.
  • Em 1850 é criada a Lei de Terras onde todas as terras devolutas tornaram-se propriedades do Estado. Para possuir terras era preciso participar de leilões e o pagamento era à vista, portanto dificultava mais ainda o acesso à terra, acentuando a estrutura fundiária.
  •  No governo militar, temos uma acentuada concentrada de terras devido a pressão ruralista que, de certa forma, destabilizar o Estatuto da Terra.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Posted by Francisco Geo

MULTICULTURALISMO

Infelizmente, em pleno século XXI observamos cenas constantes de racismo. Parece ser um grande desafio saber respeitar e aceitar os diferentes grupos com sua cultura, religião, tradições, sexualidade e muitos outros. Nos noticiários, tornam-se comum, cenas absurdas de racismo. Notamos uma tendência a desvalorizar tais culturas, inferiorizando, segregando, resultando num emaranhado encharcado de prepotência por aqueles que não conseguem perceber, que acima de tudo, somos todos iguais como seres humanos independentes da cor da pele, tipo de olhos, língua e tradições. Estamos acima de tudo isso! Mesmo com todo avanço tecnológico, a humanidade retrocede em suas atitudes. 

  • Sobre segregação podemos afirmar que o Apartheid foi o maior exemplo de segregação oficial. Segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. 


  • Temos vários exemplos de segregação pelo mundo e também de pessoas que lutaram contra a segregação racial como Martin Luther King e Nelson Mandela.
  • Com o fim da Guerra Fria, o mundo deixa de ser bipolar e com isso temos a retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre os povos. 
  • Na verdade acontecia que no período da guerra fria tais divergências estavam subordinadas a um conflito ideológico maior: capitalismo x socialismo. Então, com o fim dessa bipolaridade, as rivalidades que pareciam estar em coma, reacendem as diferenças e a onda de conflitos e terrorismo ganham espaço. 

- O Brasil é formado por três grupos étnicos: índios que já habitavam, o branco (colonizador português) e do negro que foi trazido à força, portanto a sua vinda forçada não o classifica como imigrante. Mais tarde, temos a entrada de outros grupos como italianos, japoneses, alemães etc. 
- Sobre a população indígena, observamos num determinado momento a queda da sua população, a ponto das autoridades criarem medidas no sentido de proteger, como a criação de reservas indígenas. A sua população hoje está em torno de 0.25%. A maioria está concentrada na Região Norte e Centro - Oeste. O total de etnias indígenas é muito baixo. Os grupos indígenas sofreram com o colonialismo cultural (etnocídio). Seu modo de vida foi e continua a ser alterado (hábitos, língua e crenças). 
                
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Posted by Francisco Geo

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -