A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas.
No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:
(A) extensão territorial
(B) miscigenação racial
(C) assimilação cultural
(D) dispersão populacional
Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais
Objetivo: Explicar a situação linguística na sociedade brasileira na atualidade com base nas heranças da colonização portuguesa na América.
Comentário da questão:
Como em outras regiões colonizadas pelos europeus, entre os séculos XVI e XVIII, aspectos étnico-culturais variados da formação da sociedade brasileira tembém decorrem de particularidades dessa experiência histórica. A realidade sociolinguística, por exemplo, evidencia, em suas principais características, muitas das marcas das heranças da colonização portuguesa. Isso se manifesta no fato de o português ser a língua oficial e, especialmente, no desaparecimento de grande parte das línguas faladas pela numerosa população de ameríndios dos tempos coloniais. Por meio da catequese e de outras práticas de assimilação e de controle, as populações ameríndias foram aculturadas, ocasionando a expressiva redução, como indicado no texto, do número de línguas indígenas faladas no Brasil de hoje.
Questão - 6
A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica.
O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de:
(A) sistema universitário desenvolvido
(B) mercado consumidor urbano expressivo
(C) rede de transporte propícia à exportação
(D) topografia plana favorável à mecanização
Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Organização socioespacial da agropecuária e as novas interações urbano-rurais
Objetivo: Discriminar fator locacional relacionado a determinada organização do espaço agrário norte-americano.
Comentário da questão:
No capitalismo, a localização de uma determinada atividade econômica é essencial para a viabilidade do processo de reprodução ampliada do capital. No caso da agricultura empresarial norte-americana, essa afirmativa é particularmente verdadeira e, por isso, a especialização espacial sempre foi um de seus atributos mais marcantes, ainda que hoje essa característica não seja mais tão acentuada quanto o foi no passado. O Dairy Belt, ou cinturão dos laticínios, está localizado no nordeste dos Estados Unidos. Considerando-se o caráter perecível desse tipo de produto e os altos custos de transporte e estocagem resultantes dessa condição, o fator locacional mais importante para essa atividade é a proximidade do mercado consumidor. Como o nordeste estadunidense reúne a maior concentração de aglomerações urbanas do país, inclusive duas megalópoles – uma de Boston a Washington e outra de Chicago a Pittsburg –, é compreensível o grande número de fazendeiros dedicados à pecuária leiteira nessa porção do país, como demonstra o mapa.
Questão - 7
Ocupadas pelos britânicos a partir da década de 1830, ainda hoje, como mostra a reportagem, as ilhas mencionadas são alvo de disputas entre Reino Unido e Argentina.
A polêmica sobre o controle dessas ilhas é acentuada, na atualidade, pela seguinte característica da sociedade local:
(A) persistência das rivalidades entre as etnias latinas e europeias
(B) isolamento da economia em contexto de globalização capitalista
(C) vigência de costumes em oposição aos ideais pan-americanistas
(D) valorização do nacionalismo por meio da defesa da identidade cultural
Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura
Subitem do programa: Nação, nacionalismo, globalização, soberania, Estado
Item do programa 2: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa 2: Estado, território e fronteira nas políticas nacionais
Objetivo: Descrever característica da sociedade local relacionada à disputa entre Reino Unido e Argentina pelo controle das Ilhas Malvinas (Falkland Islands).
Comentário da questão:
A presença britânica nas Ilhas Malvinas remonta às disputas territorias do período das lutas de emancipação das colônias ibero-americanas. Naquele momento, década de 1830, a região seria estratégica para os interesses comerciais ingleses. Na década de 1980, e também na atualidade, esse caráter estratégico das Malvinas, que são passagem para a Antárdida e possibilitam acesso a riquezas minerais, garante, em parte, a continuidade das disputas anglo-argentinas. Na época da guerra, entre abril e junho de 1982, o governo argentino mobilizou a população por meio de denúncias contra a interferência imperialista inglesa nas ilhas. A derrota da Argentina acentuou a crise política naquele país e garantiu a posse das Falkland pelo Reino Unido. Na atualidade, a valorização do nacionalismo ainda alimenta as rivalidades. O governo do Reino Unido, para justificar a posse, enfatiza os laços de identidade cultural manifestos no cotidiano da sociedade local, mencionados no texto: presença da Igreja Anglicana e status da língua inglesa como língua oficial.
Questão - 8
Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo.
A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
(A) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
(B) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
(C) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
(D) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos
Objetivo: Identificar característica do atual modelo produtivo capitalista.
Comentário da questão:
O conceito de modelo produtivo no capitalismo foi elaborado para ajudar a compreensão das particularidades desse modo de produção em cada momento de sua história. O capitalismo é um sistema econômico baseado na expansão contínua da produção e do consumo, necessária para que o sistema não entre em crise. O modelo toyotista ou pós-fordista é a mais recente forma de organização do capitalismo para tentar viabilizar a meta do crescimento econômico ilimitado. A letra da canção “3ª do plural” remete à lógica da aceleração do consumo, dirigida pelos agentes do capitalismo. Isso é perceptível nos versos “Corrida pra vender cigarro”; “Corrida pra vender os carros”; “Eles querem te vender, eles querem te comprar”. Particularmente revelador dessa estratégia do capitalismo toyotista é a denominada “obsolescência programada”: trata-se da prática fortemente disseminada de reduzir o tempo médio de vida útil dos produtos para forçar a sua renovação o mais rapidamente possível, por meio da aquisição de um modelo novo. Isso pode ser alcançado tanto por fatores objetivos – por exemplo, a redução da durabilidade material –, quanto por fatores subjetivos – por exemplo, a alteração dedesign. Configura-se assim a suprema síntese da estratégia de acelerar o ciclo de renovação dos produtos pelos consumidores para viabilizar níveis crescentes de produção.
Questão - 9
Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em 1979-1980, a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos índices econômicos apresentados na tabela a seguir.
As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” foram caracterizadas por:
(A) redução das taxas de inflação e crescimento do PIB
(B) incremento da dívida externa e retração das importações
(C) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação
(D) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa
Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Dependência e desenvolvimento econômico
Objetivo: Discriminar características do desenvolvimento econômico brasileiro no período do “Milagre Econômico” (1968-1973).
Comentário da questão:
Entre os aspectos da conjuntura de crise que afetou o governo de João Goulart (1961-1964), destacou-se a escalada inflacionária e o quadro recessivo da economia. Os dirigentes que assumiram o poder executivo federal em abril de 1964 priorizaram, entre outras ações, a reversão dessa situação econômica. Ampliaram-se os investimentos estatais, facilitou-se a entrada de capitais estrangeiros e instauraram-se mecanismos de estabilização do valor da moeda nacional. A partir de 1968, como indicado na tabela, um dos resultados mais expressivos dessas medidas manifestou-se nos elevados índices do PIB e também na contenção da inflação na casa dos 20% ao ano. O governo divulgava esse quadro de crescimento em suas propagandas como um milagre econômico, escamoteando, em parte, as medidas derivadas desse tipo de orientação: a elevação da dívida externa, a facilitação dos mecanismos de crédito e o controle dos salários.
Questão - 10
O nível de concentração de renda em uma sociedade capitalista relaciona-se com as doutrinas econômicas que fundamentam as ações do Estado. Observe, no gráfico abaixo, a variação da participação da população que constitui o 1% mais rico na renda total nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 a 2009 foram, respectivamente:
(A) liberalismo – estatismo
(B) estruturalismo – classicismo
(C) fisiocratismo – institucionalismo
(D) keynesianismo – neoliberalismo
Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Estado, planejamento e regulação da economia
Objetivo: Discriminar doutrinas orientadoras da política econômica norte-americana no século XX.
Comentário da questão:
Nos últimos oitenta anos, tem-se assistido ao embate entre duas grandes doutrinas da teoria econômica: a dos liberais ou neoclássicos, que advogam um grau reduzido de intervenção do Estado sobre a vida econômica e social, e a dos keynesianos (com todas as correntes dele derivadas), que defendem o Estado regulador, inclusive no campo da proteção social ao trabalhador. A leitura do gráfico permite associar o nível de concentração de renda ao predomínio de cada uma dessas doutrinas na orientação das políticas públicas norte-americanas. No período de 1930 a 1980, verifica-se a melhoria da distribuição da riqueza no país, momento que coincide com as políticas de linha keynesiana do New Deal, de Roosevelt, a partir de 1933. Já a fase de reversão dessa tendência é iniciada em 1980, com a ascensão de Ronald Reagan à presidência, dando início a sequência de políticas de linha neoliberal que predominaram nas últimas décadas, cuja única exceção foi o governo democrata de Bill Clinton.
Questão - 11
Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão indicadas em:
(A) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação
(B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical
(C) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve
(D) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural
Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa: Relações trabalhistas e mercado de trabalho no mundo globalizado, informalidade, marginalidade social e formação profissional na contemporaneidade
Objetivo: Identificar características da legislação social implementada durante o Governo Vargas (1930-1945).
Comentário da questão:
Entre as muitas transformações realizadas durante o governo de Getúlio Vargas, destaca-se a criação do Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio. Esse órgão foi o responsável, entre outras atribuições, pela maior presença do poder de Estado nos conflitos entre capital e trabalho. Institui-se, então, paulatinamente, entre 1931 e 1945, um conjunto de leis reguladoras dos direitos e deveres dos trabalhadores urbanos, empregados no comércio e na indústria: delimitação da jornada de trabalho, férias remuneradas, previsão de assistência médica para acidentes, regulamentação do trabalho feminino e infantil. Em pararelo, o governo controlava os sindicatos, no sentido de que apenas os que fossem reconhecidos pelo MTIC poderiam usufruir dos benefícios trabalhistas. A carteira de trabalho, como registrado no seu texto de abertura, no momento de sua criação, representou símbolo maior de ações do governo assentadas na perspectiva de beneficiar o trabalhador de áreas urbanas, restringindo contudo a autonomia dos sindicatos.