Archive for dezembro 2013
Leia o texto abaixo sobre Setor Terciário
- O chamado setor terciário da economia corresponde ao comércio e aos serviços, como transporte, educação, saúde, comunicação e sistema financeiro. É o setor que emprega mais mão-de-obra no mundo inteiro.
- Com a informatização e o desenvolvimento de novas tecnologias, esse é o setor que tem apresentado crescimento mais acentuado nos últimos anos. Boa parte da mão-de-obra expulsa do setor secundário, como conseqüência da mecanização da indústria, migra para o setor terciário.
- É nesse setor que melhor se podem observar os efeitos da revolução técnico-científica na qualificação da mão de obra. O domínio do conhecimento passou a ser essencial numa era em grenagem e, em vez de tarefas mecânicas, pode exercer um trabalho mais criativo. O grande desafio dos novos tempos é justamente democratizar o acesso ao conhecimento, de modo a reduzir a massa de indivíduos que dele permanecem excluídos.
Fonte:
O espaço geográfico/ Igor Moreira/ Editora Ática
1 - Caracterize o Setor Terciário.
2 - A Revolução Industrial contribui para o Setor Terciário. Justifique a afirmativa.
3 - Cite no mínimo duas características do comércio mundial.
4 - Apresente algumas consequências do crescimento do setor terciário nos dias atuais.
5 – No que diz respeito ao mercado mundial de serviços, o Brasil não aparece na lista dos 20 maiores participantes deste mercado. Explique.
6 – Elabore um pequeno texto explicativo de no mínimo de dez linhas sobre o Terceiro Setor.
7– Estabeleça um paralelo do setor terciário em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Tigres Asiáticos
- Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização.
- Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.
- O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente para o mercado exterior.
- Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan utilizaram métodos diferentes para o desenvolvimento econômico, no entanto, essas nações apresentaram aspectos comuns, como forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia), financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e qualificação profissional.
- Além disso, esses países (exceto Coreia do Sul) adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.
- Diferentemente dos outros Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que se caracteriza por redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star. Somente na década de 1980 começaram a entrar transnacionais na Coreia do Sul, entretanto estas são associadas a empresas coreanas.
- O início da transformação radical dessas economias ocorreu, a partir da instalação de filiais de indústrias norte-americanas e, principalmente, japonesas, que tiveram vantagens na nova localização.
- A adoção de valores japoneses, como a obediência, a disciplina, o trabalho e a cultura, possibilitou maior dedicação dos trabalhadores às suas atividades.
- A mão-de-obra barata, abundante, qualificada e disciplinada, se comparada com a européia e a norte-americana, tornou a produção mais barata e competitiva no mercado internacional.
- O Estado encarregou-se de promover e garantir as condições para a instalação de indústrias, subsidiando as exportações, o que dificultou a concorrência de produtos estrangeiros.
- Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas;
Posted by Francisco Geo