Archive for abril 2013
Atenção - NONO ANO
- O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é formado pelos EUA, Canadá e México. A entrada do México ao NAFTA está relacionado a uma série de fatores:
- mão-de-obra barata e farta
- mercado consumidor
- matérias-primas
- fonte de energia
- e principalmente para impedir a entrada de mexicanos em solo estadunidense.
- Na América do Norte temos dois territórios pertencentes a países europeus: Groelândia que pertence a Dinamarca e Bermudas que pertence ao Reino Unido.
Obs.: O Alasca foi adquirido em 1867 da Rússia pelos EUA.
- Canadá e EUA fazem parte do G-7 - Grupo dos sete países mais ricos.
- Apresentam um alto IDH. Possuem um alto padrão de vida. Os EUA é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá.
- Nos EUA o idioma oficial é o inglês, já no Canadá temos dois idiomas, o francês e o inglês. O México tem como idioma oficial o espanhol.
- A maioria da população do Canadá é de origem europeia.
- Quanto a extensão territorial, o Canadá ocupa a segunda posição enquanto que os EUA a quarta posição. Lembrando que em terras contínuas o Brasil é maior que os EUA, porém, em razão do Alasca e o Arquipélago do Havaí somado a sua área, faz com esteja uma posição a frente.
- A população canadense na sua maioria localiza-se próxima a fronteira com os EUA.
- O Nordeste dos EUA apresenta uma grande concentração populacional e possui um vasto parque industrial. Essa população forma o maior mercado consumidor do mundo.
- Entre o México e os EUA temos a presença do Rio Grande. Essa região é marcada pelas tentativas ilegais da entrada de mexicanos em solo dos EUA. Também junto a fronteira temos a presença de empresas "maquiadoras".
- O México apresenta ao norte uma clima árido e semiárido, pois a Serra Madre Oriental e a Serra Madre Ocidental, impede que os ventos úmido chegue ao interior do território.
Espaço geográfico Rural
- Sobre a agricultura de plantation podemos observar que seu objetivo é exporta e obter lucro.
- Plantation: Grande propriedade (latifúndio), cultivo de um produto tropical voltado para exportação, no passado a mão-de-obra era escrava. Foi introduzida pelos portugueses na África, Ásia e América.
- São fatores responsáveis pela expansão da agroindústria no Brasil:
Programa do Governo -Proálcool;
Disparada do preço do petróleo no mercado mundial;
- A retirada das matas das encostas, proporciona a ação maior das águas das chuvas. A mata ameniza o impacto direto dos pingos de chuva. Parte dessa umidade fica retida pela mata e outra parte penetra no solo alimentando os lençóis freáticos. O risco de deslizamento de terra é bem menor. No casos dos rios, a retirada das matas ciliares, provoca o assoreamento destes. As águas das chuvas, retiram cascalhos, sedimentos que vão se depositar no fundo do rio (talvegue), provocando enchentes e até a morte dos rios.
- A desertificação ocorre no semiárido brasileiro e no centro oeste. No caso do semiárido brasileiro, observamos que as queimadas servem para a produção de carvão vegetal como fonte de energia da população carente. As queimadas acabam por destruir os organismos vivos do solo e com isso iniciando um processo de desertificação. No caso do centro oeste está relacionado a pecuária que avança cerrados a dentro. A retirada da mata nativa para dá lugar as pastagens e o confinamento do gado que através do pisoteamento provoca a compactação do solo que inibe o crescimento dos vegetais e daí a desertificação.
- A região sul do Brasil teve uma organização agrícola que difere do restante do país. Primeiramente temos a presença dos imigrantes europeus (italianos, alemães e eslavos) quer desenvolveram a policultura em minifúndios. Produziam para sua subsistência e o restante era comercializado. A mão de obra utilizada era a dos próprios colonos europeus e muitas vezes dos seus próprios familiares. Haviam grandes propriedades pecuaristas.
- A cana de açúcar foi de fato a primeira grande atividade econômica do Brasil colônia. A sua decadência ocorre quando os holandeses introduzem as mudas de cana de açúcar nas Antilhas e a concorrência leva a esse declínio seguindo das descobertas de minas de ouro, tanto que a capital do Brasil colônia que era Salvador, transfere-se para o Rio de Janeiro por está próximo as áreas produtoras e ao mesmo tempo para o escoamento do mesmo para a Metrópole.
- Os solos dos cerrados apresenta um alto índice de acidez e isso no passado prejudicava as atividades agrícolas. Hoje com as pesquisas realizadas foi possível fazer a correção utilizando o cal (sistema de calagem). A região hoje se tornou uma das áreas mais produtivas do país, ajudando a nossa balança comercial.
- A nossa estrutura agrária é caracterizada pela concentração de terras nas mãos de uma minoria. Essa herança vem desde a época do Brasil Colônia com as capitanias hereditárias e se perpetua até os dias de hoje. Essa estrutura fundiária concentrada tem gerado no campo, conflitos constantes onde muita gente inocente acaba sendo morta por pistoleiros a mando dos grandes latifundiários. Ser faz necessário uma Reforma Agrária. O governo militar ao fazer a reforma agrária acabou por beneficiar os grandes fazendeiros, pois os sistema de crédito acaba por endividar mais ainda o pequeno e médio proprietário que não tem como competir com os latifundiários e assim vendem suas terras aumentando mais ainda essa concentração.
- O café passa a ser o produto agrícola mais cultivado no século XVIII.
- Os trabalhadores rurais passam a ter direito as férias e décimo terceiro salário. Essa conquista deu-se no governo militar. Lembrando que tal conquista acaba por gerar os trabalhadores temporários, pois assim o custo acaba sendo menor para os fazendeiros.
As técnicas de produção tem ajudado para uma produção mais racional. No caso de terrenos acidentados (morros e montanhas) utiliza-se a curva de nível (em forma de degraus), pois assim o processo de erosão do solo é menor. Temos a consorciação de cultura onde temos dois produtos numa mesma área ao mesmo tempo ou em anos alternados. Exemplo: milho e feijão. O feijão fixa o nitrogênio no solo o que é excelente para o milho. Assim, uma cultura acaba por favorecer a outra.
Rotação de cultura - A área a ser plantada pode ser dividida em até três ou quatro partes e nelas podem ter diversos produtos, enquanto uma ou duas partes descansam . Pode ocorrer que uma das partes seja utilizada para criação de gado no intuito de aproveitar as fezes como estrume e assim adubar o solo. Dessa forma aproveita o máximo o solo e ao mesmo tempo evita um desgaste maior.
O Brasil tem uma grande vantagem em relação a agricultura: Possui grande extensão territorial, aspectos naturais vantajosos, variedade de solos, rica hidrografia e o crescimento de investimentos no campo.
A chamada agroindústria favorece o aprofundamento nas relações campo/cidade onde o interesse do campo está entrelaçado ao da cidade. Essas relações ocorrem em razão das cidades fornecerem mercadorias para o campo como tecnologias produzidas e vendidas pelas indústrias, emprestam capital e consomem as mercadorias.
A região da América Central por produzir frutas tropicais, foi por muita tempo chamada de forma pejorativa de República das Bananas, já que o principal produto de exportação se baseia nesse produto.
Primeiro Ano - Fiquem ligados.
Problemas Ambientais causados pela exploração dos
recursos minerais:
·
A exploração mineral é necessária a devastação da vegetação local,
comprometendo muitas vezes a sobrevivência da fauna que é parte do seu
ecossistema.
·
Outro problema são os resíduos, materiais, ou seja, aquilo que não
tem valor econômico e muitas vezes são depositados em qualquer lugar, sem
nenhum estudo prévio, podendo contaminar lagos, rios e ainda provocar
assoreamento.
- Petróleo e Carvão Minera
são minerais formados a partir da acumulação de sedimentos provenientes do
desgastes das rochas, de organismos vegetais ou animais ou de lavas vulcânicas
solidificadas.
- Os agente externos como água, vento, gelo e a ação do homem
(antrópica) atuam diretamente sobre o relevo. Muitas rochas acabam sofrendo a
ação do vento (erosão eólica) e com isso a natureza encarrega-se de criar fabulosas
esculturas.
- As forças endógenas provocam profundas mudanças. Os terremotos são
gerados por essas forças incontroláveis. Provocam ajustes na crosta terrestre e
afeta muitas vezes as cidades.
- O período de verão no Estado do Rio Janeiro é marcado por chuvas.
Grande parte do relevo do Estado é bem acidentada e suas encostas ocupadas. A
retirada da mata nativa é grande. A preservação do solo fica comprometida em
função da intensidade de fluxo hídrico e com isso temos catástrofes a todo
instante sendo noticiadas pelos jornais e TVs. Tudo isso poderia ser evitado
caso o homem contribuísse para o não desmatamento.
- Sobre a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr
Ross podemos citar:
ü
Considera planaltos, planícies e depressões como formas de relevo
que se destacam regionalmente;
ü
Dentre as classificações de relevo que abrange o território brasileiro,
a de Jurandyr Ross foi a terceira a ser
apresentada;
ü
Na classificação de Ross, o território do estado de Rondônia apresenta
depressões, planícies e planaltos;
ü
Na classificação de Ross, as depressões altimetricamente acima das
planícies.
- Sobre a teoria das Placas Tectônicas, todas as terras estiveram
unidas em um só continente denominada Pangéia, que veio a separar ao longo do
tempo. A descoberta de rochas e fósseis comuns a diferentes continentes ajudou
a consolidar a teoria, a dorsal mesoatlântica e o advento dos equipamentos de
sondagem remoto, ganhou mais força.
Atenção Primeiro Ano - ISR
- Assoreamento: processos geomorfológicos que ocorrem naturalmente em áreas tropicais de chuvas intensas e topografia íngreme. São mais comuns quando associados a uma urbanização densa e irregular. Em cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, esses processos são freqüentes e envolvem perdas de vidas humanas e de habitações.
- O solo fértil denominado massapê, é encontrado na porção oriental da região Nordeste e originado a partir da decomposição do calcário e do gnaisse. Possui uma tonalidade cinza escuro. É propício ao cultivo de cana-de-açúcar e cacau. Assinale a alternativa que indica o tipo de solo e a região de ocorrência.
- A dorsal oceânica ou dorsal atlântica é resultado do movimento divergente das placas tectônicas.
- TSUNAMI (do japonês, onda de porto) é uma onda (ou uma série delas) que ocorre após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água em razão dos movimentos sísmicos na crosta oceânica.
- O Brasil é constituído é de 64% e bacias sedimentares onde encontramos petróleo, gás natural, carvão mineral e ja nos escudos cristalinos (36%) encontramos os minerais metálicos (ouro, ferro, manganês, bauxita, cromo).
- São classificadas como rochas metamórficas: mármore que formou-se a partir do calcário e a ardósia da argila.
- Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado de São Paulo. O café adaptou-se muito bem nesse tipo de solo conhecido como terra roxa.
- Muitos países sofrem com as catástrofes naturais que acabam abalando a humanidade. Terremotos, Tsnumanis e Vulcanismo ocorrem em áreas onde temos atritos entre placas tectônicas. Em algumas regiões do mundo como por exemplo o Brasil, observamos a qual total ausência desses fenômenos pelo fato do nosso país está situado no centro da Placa Sul-Americana, distante de dorsais oceânicas e das bordas das placas tectônicas.
- Os dobramentos que encontramos na costa oeste da América do Sul denominada Cordilheira dos Andes, formada pelo encontro da Placa de Nazca e da Placa Sul-Americana, deu-se durante o período Terciário da Era Cenozóica.
- Os nossos arquipélagos: Fernando de Noronha, Trindade e Martin Vaz e os rochedos São Pedro e São Paulo são classificadas de ilhas oceânicas. Essas ilhas não tem nenhuma relação com o relevo continental. Sua formação deu-se por vulcanismo submarino.