Archive for dezembro 2016

Atenção Terceiro Ano

A terceira guerra árabe-israelense ficou também conhecida como Guerra dos Seis Dias, pois foi o tempo que durou os conflitos, com rápida vitória israelense e a ampliação considerável de suas fronteiras, se comparadas com o que foi estipulado pela ONU em 1947. 
A terceira guerra árabe-israelense ficou também conhecida como Guerra dos Seis Dias, pois foi o tempo que durou os conflitos, com rápida vitória israelense e a ampliação considerável de suas fronteiras, se comparadas com o que foi estipulado pela ONU em 1947.
Para a criação do Estado de Israel, levou-se em conta a necessidade apontada por setores judeus da criação de um Estado para unificá-los, garantindo a existência desses judeus no território palestino, mesmo constituindo uma população menor que a que anteriormente habitava a região.
O sionismo foi um movimento político criado inicialmente por Theodor Herzl, no final do século XIX, cujo objetivo era criar um Estado judeu. Inicialmente Herzl não obteve muito apoio, mas, ao longo das décadas, o movimento fortaleceu-se, culminando na formação do Estado de Israel, em 1948.
Sob administração inglesa, milhares de judeus dirigiram-se à Palestina, passando a habitar a região, situação que auxiliou na pressão para a criação do Estado de Israel algumas décadas depois.

BRICS é o nome de um conjunto econômico de países considerados "emergentes", formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.
A Rússia apesar de dificuldades econômicas é respeitada e temida por muitos países em razão do seu poderio militar.
A perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comum.
A China é um grande parceiro comercial dó continente africano para sustentar seu próprio crescimento econômico ao longo das últimas décadas.

No continente africano observamos uma série de conflitos, como o conflito na região de Darfur que é de natureza étnico-cultural. O Sudão do Sul nasceu em 2011 como um dos países mais pobres do mundo, com a maior taxa de mortalidade materna, com a maioria das crianças fora da escola e com um índice de analfabetismo que chega em 84% entre as mulheres.

A maior parte dos campos petrolíferos concentra-se no Sudão do Sul próximo a fronteira. Já as refinaria no Sudão do Norte, e os oleodutos atravessam o norte para o petróleo ser exportado através do Mar Vermelho. Estes fatores têm levado a instabilidade na região, e analistas temem a retomada da guerra civil.

Além da divisão regional brasileira composta por cinco regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Temos a outra divisão que é baseada principalmente na questão socioeconômica denominada de regiões geoeconômicas: Amazônica, Nordeste e Centro-Sul.
Na divisão regional proposta pelos geógrafos, observamos que a região Amazônica chega a pegar parte do Maranhão e uma parte do norte do centro-oeste. Já a região Nordeste pega parte do norte de Minas Gerais.
  




quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Posted by Francisco Geo

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -