Archive for setembro 2014

Terceiro Ano

  • Os Estados Unidos e União Soviética após a segunda guerra mundial se encontravam em boas condições econômicas, militares e tecnológicas.


Essas duas nações ficaram conhecidas como superpotências.

Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes:

                      Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista.

  • Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.

  • Com o fim da guerra fria, surgiram blocos econômicos regionais, novos centros de poder.
  • Aumenta as tensões entre interesses políticos econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvido do Sul.

  • Observamos que uma nova ordem mundial surge com o fim do mundo bipolar. A partir da década de 1990, essa nova ordem vai substituir a antiga ordem mundial.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Posted by Francisco Geo

População - Terceiro Ano

O Brasil está entre os países mais populosos do mundo. Em termos de população absoluta o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial. Mas ao observar o tamanho do território em relação à população, podemos afirmar que o Brasil é um país subpovoado.

As migrações, muitas vezes ocorrem em razão de desastres ambientais, perseguições religiosas e políticas, conflitos, guerras, a procura de empregos, qualidade de vida e estudo.

O Brasil nos últimos anos vem recebendo muitos imigrantes do continente africano, da América Central. Tudo se deve ao crescimento econômico conquistado na última década.

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado devido à política governamental que passou a estabelecer um maior acesso a tratamento médico, o que evita mortes precoces, Os serviços de educação e saúde também muito contribuíram. A taxa de fecundidade vem se apresentando em queda.

A Teoria Malthusiana criada por Thomas Malthus (1776-1839) relaciona o crescimento populacional com a fome. Na sua visão ele afirma que a população irá crescer em progressão geométrica PG e o crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética PA.

Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, a população atingiu elevados índices, sendo classificada como segundo período de “Explosão Demográfica”. Tudo isso, trouxe de volta a teoria proposta por Thomas Malthus, os chamado neomalthusianos que defende a ideia de que os problemas ambientais globais são resultados do crescimento populacional acelerado. Se não houver controle, os recursos naturais se esgotarão em um tempo muito curto.
A teoria Reformista ou Marxista se opõe aos neomalthusianos.

  

Posted by Francisco Geo

Quem sou eu

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)(Licenciatura), Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Curso de extensão em O&M pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em gestão ambiental pela Ferlagos, Professor da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular, professor de curso preparatório militar, cursos pré-vestibular.

Artigos populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Geografia para todos -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -